Tendência hit dos anos 2010, com musas como Chloé Sevigny e Alexa Chung, o indie sleaze está de volta. O termo criado por Mandy Lee, que referencia a moda e o lifestyle vivido pelas celebridades nos anos 2010, inspirado pelo estilo do indie e do rock 'n' roll dos anos 1990 e 1980, resultando em um estilo ousado e um tanto quanto "despreocupado". Além da relação com as sonoridades citadas anteriormente, a música eletrônica daquela época também foi uma grande disseminadora da estética, seguida por nomes como o irreverente duo LMFAO, e registrada por fotógrafos daquela cena noturna, como Cobrasnake.
Neste ano, o estilo retornou de uma vez por todas, mas atualizado. Agora, totalmente influenciado pela cena eletrônica e pop, como disseminado pela cantora Charli XCX e o disco "brat", que se tornou um fenômeno cultural, e incentivou a irreverência e estética do que é ser uma party girl em 2024, mas utilizando de símbolos originais da estética que conquistaram uma geração. Abaixo, confira 8 peças para incorporar a tendência indie sleaze — na temporada de festas!
Hot pants
A hot pant, uma das peças-ícone dessa tendência, surge agora em versão repaginada e mais polida. Ao invés das opções de lycra ou denim destroyed, o modelo da vez é de sarja branca, e fica ainda mais clean e atual se combinado a itens lisos e paleta de cores sóbrias.
Calçado creeper
Calçado popular dos anos 2010 entre os jovens alternativos, o creeper, com suas grossas solas de borracha, está de volta. Para uma releitura à altura, misture o sapato de plataforma com perfume rocker a vestido de paetê com cara de noite.
Jaqueta navy + calça skinny
Com origem na Inglaterra, o indie sleaze é muito influenciado por anglicanismos. Jaqueta navy com perfume militar e calça skinny de couro resgatam o estilo de Kate Moss, uma das musas originais desta tendência.
Camisa de manga longa listrada
Um ícone do Festival de Glastonbury, reduto indie sleaze dos anos 2010, a camisa de manga longa listrada é na verdade um clássico da moda. Para deixá-la coma cara da tendência, aposte em hot pant, polaina e bota na altura do tornozelo.
Peças com tachinhas e rebites
Tachinhas e rebites em acessórios ou roupas fazem alusão à parcela mais “indie” da tendência. Decorando cintos ou pulseiras largas chamativas, marcaram uma época. Para uma releitura atual, misture com uma cartela com cores neutras, como cinza, preto e branco.
Colete de alfaiataria
O colete de alfaiataria, item que está em alta no momento, também flerta como indie sleaze, especialmente em versão cropped e combinado a baby tee e calça justa.
Bermuda capri
A bermuda capri traz um perfume do fim dos anos 2000 para o look. Combinada à meia-calça de renda e ankle boot, ela atinge o mix entre romântico e rocker que a tendência pede.
Maxióculos
Maxióculos são um acessório importante para as musas indie sleaze, seja para esconder as olheiras da noitada anterior, ou apenas para adicionar um toque de estilo. Combine à calça metalizada, em um clima recém-saído da festa, para mergulhar de cabeça na tendência.
Foto: Mylena Saza
Styling: Zazá Pecego
Assistente De Foto: Pedro Saad
Produção Executiva: Déia Lansky
Produção De Moda: Hannah Rodrigues
Beleza: Sasa Ferreira
Assistente De Beleza: Kelendria William
Tratamento De Imagem: Victor Wagner
Agradecimento: Loft011