De salto alto, com biqueira fechada e tiras que se ajustam ao calcanhar e tornozelo. Com estas coordenadas, entre as propostas festivas mais interessantes, surgiu uma microtendência que promete mirar alto para os eventos nos próximos meses.
É o que temos visto nas tendências outono-inverno 2024-2025 e em coleções como Saint Laurent, com sapatos de cetim escuro arrematados no peito do pé com uma joia. Numa proposta pensada mais para o dia a dia, Bottega Veneta inclui um sapato em pele crua com tiras justas no calcanhar. O salto arquitetônico é mais baixo e não reto, mas desliza para a parte interna da sola do pé.
Independentemente da altura do salto, o sapato em si é bastante conhecido já que nos remete ao guarda-roupa de Lady Di. Especificamente, os sapatos que ela usou nos anos 90, naquela reviravolta de 180 graus que deu ao seu estilo ao se divorciar do então príncipe Charles.
Além dos sapatos com decote amendoado e dos bicolores Chanel, a princesa Diana adicionou aos seus elegantes looks um sapato sensual e sofisticado, que deixava o salto visível e ajustava-se ao calcanhar e tornozelo por meio de diversas tiras. Com estes sapatos ela compareceu, por exemplo, à Serpentine Gallery em 1995 com o famoso vestido frente única de Catherine Walker.
Nas lojas as opções que encontramos para estes sapatos tipo slingback podem ser muito variadas. A Zara inclui alguns estiletes disponíveis em preto e bordô, com ponta fina, perfeitos para construir looks de escritório. Dolce & Gabbana opta por salto baixo em couro envernizado, enquanto Amina Muaddi dá um toque especial ao design com bico bastante quadrado e salto largo, para quem não quer abrir mão do conforto.
Esta matéria foi publicada originalmente no site da Vogue Espanha com o título: Están de vuelta los zapatos de fiesta de los 90 que ya llevó Lady Di
Mais em Globo Condé Nast
Canal da Vogue
Quer saber as principais novidades sobre moda, beleza, cultura e lifestyle? Siga o novo canal da Vogue no WhatsApp e receba tudo em primeira mão!