A manhã desta sexta-feira (27.09) começou com a Loewe, sempre uma das apresentações mais aguardadas da semana. Quem marcou presença por lá foi Sasha Meneghel que dividiu com a Vogue seus preparativos para o show. A grife, comandada por Jonathan Anderson desembarcou no Brasil em maio, com sua primeira loja na América do Sul, localizada no Shopping Iguatemi, em São Paulo.
"Eu sempre gostei muito da Loewe. Eu acho que o Jonathan [Anderson], tem um olhar muito fresh para as peças clássicas, principalmente", conta sobre a grife. "Além da brincadeira com cores e matérias-primas diferentes, eu acho incrível o tempo que eles depositam em cada peça, sabe? Você vê que de fato tem um pensamento por trás daquele design."
Conquistar um assento em um dos desfiles mais disputados da temporada é algo que Sasha, em sua primeira semana de moda, não imaginava tanto assim. "A primeira semana de moda que eu fui, eu lembro que eu não tinha nada planejado, eu já estava pela Europa e eu quis vir pra Paris nessa mesma época que eu tinha uns amigos juntos aqui, mas eu não tinha planejado de ir em nenhum desfile. Eu lembro que quando eu cheguei aqui que meio que os convites começaram a aparecer, e foi assim que eu comecei a conhecer o que é uma semana de moda em Paris. Foi super divertido!"
Desde então, a vida de Sasha, formada em moda na Parsons, em Nova York, uma das mais renomadas do mundo, mudou com a criação da Mondepars, sua marca de roupas que foi lançada em maio deste ano. Com isso, suas viagens ganharam um novo significado e, também, uma forma de estudo como empreendedora. "Quando falamos de uma viagem especificamente para moda, para assistir desfiles, pra mim é uma grande oportunidade de aprender, de estudar. Eu adoro, além de ver os desfiles, eu adoro ir pros re-sees, em que a gente pode se aproximar da roupa, olhar as costuras internas, entender o caimento na mão."
"Principalmente agora que eu estou abrindo uma loja, meu primeiro pop-up, que vai ser no JK Iguatemi, eu estou olhando muito para isso, percebendo muito nas arquiteturas das lojas, olhando para os tapetes, para os provadores, as estantes, como é que eles exibem essas roupas", acrescenta.
No entanto, nem tudo são flores durante as luxuosas semanas de moda. Afinal, o que muitos não imaginam são os perrengues por trás da programação caótica entre desfiles. E quem sabe disso bem é a própria Sasha. "O meu pior momento no fashion week foi quando eu não cheguei em um desfile a tempo por causa do trânsito, porque nessa época de Paris fica tudo muito parado, e as ruas são bem pequenas. Então, eu acabei perdendo um desfile e não consegui chegar a tempo por conta do trânsito", conta, e acrescenta que esse trânsito é, justamente, o que mais odeia durante as semanas.
No entanto, sua experiência nas viagens já a tornaram uma sobrevivente da moda, com isso, boas dicas de itens indispensáveis não faltam. "Um bom hidratante facial, corporal, meu cabelo fica sempre muito ressecado em viagem, então eu sempre procuro estar com algum protetor, principalmente um óleo finalizador [para o cabelo], é muito importante."