news
Black Is King: desvendando o figurino de Beyoncé no álbum visual
Assinado pela stylist Zerina Akers, figurino reúne marcas como Lozama Leombho, Marine Serre, Erdem, Alon Livne White e o shoemaker brasileiro Alexandre Birman
4 min de leituraHá quatro anos Beyoncé impactava a indústria fonográfica - e milhões de fãs - com um álbum visual que ficou para a história: o Lemonade. Agora, a cantora volta com mais um projeto estrondoso: o Black Is King, um filme inspirado por The Gift, soundtrack de O Rei Leão.
Com estreia no último dia 31 de julho no Disney+, a produção funcionaria como um adendo à Live Action, lançada há um ano, mas devido aos acontecimentos recentes que trouxe à luz os devastadores efeitos do racismo nos EUA, a ideia se ampliou.
"Servirá a um propósito maior", disse Beyoncé ao fazer um texto sobre o projeto em seu Instagram. "Black Is King é um trabalho de amor. É o meu projeto de paixão que filmei, pesquisei e editei dia e noite durante o ano passado. Eu dei tudo de mim e agora é seu... Os eventos de 2020 tornaram a visão e a mensagem do filme ainda mais relevantes, à medida que pessoas de todo o mundo embarcam em uma jornada histórica", explicou.
"Todos estamos atrás de segurança e luz. Muitos de nós queremos mudanças. Acredito que quando nós, pessoas negras, contamos nossas histórias, podemos mudar o eixo do mundo e contar a história real da nossa riqueza geracional e de alma. Com este álbum visual, eu queria apresentar elementos da história negra e da tradição africana, como uma reviravolta moderna e uma mensagem universal, o que significa realmente encontrar sua identidade e construir um legado", disse.
Além do enredo ("um tributo às jornadas das famílias pretas ao longo do tempo"), a produção é uma vitrine fascinante dos designers de moda mais deslumbrantes do mundo.
Filmado e produzido ao longo de um ano em várias paisagens, o álbum visual tem partipação de nomes poderosos, incluindo os artistas africanos Tiwa Savage, Wizkid, Shatta Wale, Burna Boy, Mr Eazi, Tekno, Yemi Alade, Busiswa e Salatiel; potências musicais como Childish Gambino, Kendrick Lamar e Pharrell; membros da família, incluindo Jay-Z, Blue Ivy Carter, Tina Knowles-Lawson e a colega de banda de Destiny's Child, Kelly Rowland; e mulheres inspiradoras, como Lupita Nyong'o e Naomi Campbell.
O figurino foi criado em parceria com Zerina Akers - a curadora e fundadora da plataforma Black Owned Everything - e traz de peças identificáveis instantaneamente de marcas conhecidas, como Burberry e Valentino, até o requintado trabalho de artesãos africanos, como a artista de búzios costa-marfinense Lafalaise Dion. Veja mais a seguir:
Burberry
Beyoncé foi a primeira estrela a usar a Burberry de Riccardo Tisci durante sua turnê mundial On the Run II no verão de 2018, então é natural que os amigos colaborem em outro visual personalizado para seu último marco na carreira.
Marine Serre
Tente assistir Bey e sua trupe de dançarinos em roupas com a estampa de lua icônica de Marine Serre sem ficar hipnotizada. Impossível!
Erdem
A coleção outono-inverno 2019 de Erdem Moralıoğlu, inspirada na vida incomum da princesa Donna Orietta Doria-Pamphilj-Landi, faz uma aparição durante uma cena de festa no jardim.
Molly Goddard
É claro que o tule de Molly Goddard tinha que aparecer (Rihanna também é fã de seus vestidos dramáticos). O vestido Daria, rosa choque, da estilista londrina, com silhueta volumosa e bainha de tule de 100m, aparece na música "Water", estrelada por Salatiel e Pharell.
Valentino
Se você é fã de Beyoncé, esse visual de lantejoulas com estampa de leopardo usado nas fotos promocionais do Black Is King estará enraizado em sua psique agora. Os óculos de sol são da Valentino Haute Couture. Uma palavra: deslumbrante.
Lafalaise Dion
Os belos búzios de Lafalaise Dion vêm com uma lição de espiritualidade africana. Das costas curvadas, que simbolizam a criança que cresce em uma mulher grávida, às origens misteriosas e poderosas da concha, leia a explicação da marca sobre o acessório, depois de assistir aos dançarinos usando as peças com efeitos impressionantes em Black Is King .
Michaela Stark
"Estou muito grata por ter minha roupa incluída em um filme tão poderoso com uma mensagem tão importante", disse a designer e artista de lingerie londrina Michaela Stark.
Mugler
O lendário designer francês Thierry Mugler vestiu Beyoncé (assim como David Bowie e Lady Gaga) com suas peças esculturais em diversas ocasiões, então obviamente a rainha do pop teve que mostrar seu domínio sobre os principais costureiros do mundo e encomendar algo especial para Black Is King.
Area
Os designers da Area, Beckett Fogg e Piotrek Panszczyk, criaram o look repleto de cristais com franjas para a produção de Queen B.
Mary Katrantzou
A cantora usou peças da coleção outono / inverno 2019 de Mary Katrantzou, que celebrou os elementos terra, ar, fogo e água.
Alexandre Birman
Teve etiqueta brasileira no filme também! Beyoncé usou dois modelos do showmaker Alexandre Birman: o "Wavee Pump Stellar Noturno" (na foto acima), feito especialmente para as VIPs de Los Angeles; e a Clarita na cor Natural Leopard.
Loza Maléombho
Loza Maléombho, estilista nascida no Brasil, mas que se mudou para os Estados Unidos e hoje mora na Costa do Marfim, é responsável pelo look com estampa gráfica em P&B com detalhes em dourado que a cantora veste em um momento do álbum.
Alon Livné
O impressionante vestido branco de Alon Livné teve um impacto imediato quando o trailer de Black Is King saiu. Bey acentua sua silhueta escultural com um chapéu de Laurel DeWitt.
O designer israelense foi responsável por três looks no filme, incluindo um conjunto de organza inspirado na escultura Vitória de Samotrácia, exposta hoje no Museu do Louvre.