O azeite de dendê, também conhecido como óleo de palma ou óleo de dendê, é um tipo de óleo vegetal com origem no continente africano. É obtido a partir da árvore popularmente conhecida como dendezeiro, uma palmeira cujo nome científico é Elaeis guineensis, rica em betacarotenos, um precursor da vitamina A, e em vitamina E. Econômico e versátil, o óleo de palma é amplamente utilizado na fabricação de produtos cosméticos e de higiene, como sabonetes e pastas de dente, além de produtos alimentares, como chocolates, sorvetes e outros alimentos. Além disso, está presente em várias receitas das culinárias africanas e brasileiras.
No Brasil, o reconhecimento do dendê na culinária está principalmente no Recôncavo da Bahia, onde se situa a cidade do São Salvador. Contudo, na região amazônica encontra-se uma rica culinária de dendê, como o vatapá e o caruru feitos no Pará. Nesta região do pais, o dendê vê seu sagrado enterrado sob as palmeiras de dendê e a ganância do agronegócio. No Nordeste, em Pernambuco, há um tradicional vatapá cuja base é o amendoim e, certamente, dendê, como também nos pequenos acarajés do Recife -- vendidos nas ruas da cidade.
O dendê marca muitas receitas sagradas como o acarajé, o efó, o abará, o feijão-de-azeite, o amalá, entre tantas outras. E nesse mesmo universo diverso e amplo de heranças culinárias africanas e afrodiaspóricas, onde estão as receitas de comida salgadas, vê-se também a presença do doce, os doces de dendê.
Segundo Raul Lody, antropólogo da alimentação e estudioso dos comeres africanos: "São, também, outros doces angolanos: máhime huambo_ feito de farinha de milho, leite e açúcar. Quifutila_ feito de jindungo (amendoim), farinha de mandioca, açúcar e canela. Bananas assadas_ feito com banana, manteiga, canela e mel". Une-se o dendê africano ao açúcar para mostrar novos gostos, especialmente para nós que somos assumidamente bons comedores de dendê.
Assim, com base em estudos científicos, prática culinária, vários testes e, claro, muita criatividade e audácia, criei a receita de brigadeiro de dendê durante o período de pandemia. O resultado foi um sucesso por onde passa. Agora, trago mais uma novidade doce com destaque ao dendê na lista de ingredientes que o compõe. Uma receita pra te ajudar a incorporar o dendê ao seu dia a dia, que vai intrigar seu imaginário e agradar muito o paladar.
O brownie de dendê, além de ser prático e cheio de sabor, se destaca por sua cor amarelada. Além disso, tem como característica um leve sabor adocicado, aroma intenso e uma consistência densa. Vale a pena provar!
Brownie de dendê
Para receita você precisar de:
Ingredientes
* 150 gramas de azeite de dendê
* 1e 1/4 de xícara de chá de açúcar
• 3 ovos grandes
* 5 colheres de sopa de suco de limão siciliano
* 3 colheres de sopa de raspas de limão siciliano • 1e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
Modo de preparo
* Em uma batedeira em velocidade alta, gradualmente vá adicionando o açúcar e dendê.
* Acrescente os ovos um por um, o suco e as raspas de limão.
* Desligue a batedeira, coloque a farinha gradualmente e misture até incorporar e formar uma massa consistente.
* Transfira a massa para uma forma untada também com dendê, enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 12 a 15 minutos.
* Corte em quadradinhos e sirva. Bom apetite.
Nas religiões de matrizes africanas o dendê é reconhecido como Ouro líquido Sagrado. Vale a pena buscar mais informações sobre seu poder e tradições no uso.
Quer participar do canal da Vogue Brasil no WhatsApp?
Basta clicar neste link para participar do canal e receber as novidades em primeira mão. Assim que você entrar, o template comum de conversa do WhatsApp aparece na sua tela. A partir daí, é só esperar as notícias chegarem!