O Brasil ficou um passo mais próximo da concorrida disputa ao Oscar. O longa "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, está entre os pré-selecionados na maior premiação do cinema mundial. A shortlist foi divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood nesta terça-feira (17.12), exatamente um mês antes do anúncio dos indicados finais.
O longa, protagonizado por Fernanda Torres, está entre os pré-selecionados a Melhor Filme Estrangeiro. O último longa brasileiro a figurar na shortlist da categoria foi "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", dirigido por Cao Hamburger, em 2008.
A lista trata-se de um primeiro corte entre os filmes que se inscreveram, com os que estão aptos a uma possível indicação. Ao lado de "Ainda Estou Aqui", outros 14 filmes seguem na disputa, entre eles, o francês Emilia Pérez e o italiano Vermiglio (veja a lista completa abaixo). O longa brasileiro é o único da América Latina na lista.
Além das obras internacionais, foram divulgados os pré-selecionados nas categorias Curta e Longa Documentais, Maquiagem e Penteado, Trilha Sonora Original, Canção Original, Curta-Metragem de Animação, Curta-metragem live-action, som e efeitos visuais.
O anúncio da lista final será no dia 17 de janeiro, às 10h30 pelo horário de Brasília. Já a cerimônia de premiação será realizada no dia 2 de março, domingo de Carnaval no Brasil, e será apresentada por Conan O’Brien.
Com base no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, "Ainda Estou Aqui" remonta a história da mãe do escritor, Eunice Paiva, interpretada por Fernanda, que passou uma vida batalhando para trazer justiça ao caso do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (vivido por Selton Mello), torturado até a morte em 1971 e dado como desaparecido durante o governo militar.
Os 15 filmes pré-selecionados ao Oscar 2025:
Ainda Estou Aqui (Brasil)
Linguagem Universal (Canadá)
Waves (República Tcheca)
A Garota com a Agulha (Dinamarca)
Emilia Pérez (França)
The Seed of the Sacred Fig (Alemanha)
Touch (Islândia)
Kneecap (Irlanda)
Vermiglio (Itália)
Flow (Letônia)
Armand (Noruega)
From Ground Zero (Palestina)
Dahomey (Senegal)
Como Ganhar Milhões Antes que a Vovó Morra (Tailândia)
Santosh (Reino Unido)
Globo de Ouro
Fernanda Torres e "Ainda Estou Aqui" foram indicados ao Globo de Ouro 2025. A artista concorre na categoria de Melhor Atriz em Drama, enquanto o longa está indicado como Melhor Filme de Língua Não Inglesa.
Há 25 anos (1999), Fernanda Montenegro concorreu na mesma categoria com o filme Central do Brasil (1998). Agora, sua filha enfrenta nomes como Angelina Jolie, por Maria, Nicole Kidman, por Babygirl, Tilda Swinton, por O Quarto Ao Lado e Kate Winslet, por Lee.
Entre os concorrentes do filme de Walter Salles estão o também aclamado Emilia Pérez, Vermiglio, The Girl with the Needle, The Feed of The Sacred Fig e All We Imagine as Light.