pele
As tendências de K-beauty que você deve experimentar em 2021
Diga adeus as rotinas de 10 passos e abra caminho para fórmulas baseadas na ciência, com uma abordagem minimalista com os cuidados com a pele. Neste ano, K-beauty é sobre ingredientes limpos, à base de plantas - de cenoura e cogumelo a centella asiática - com foco em anti-inflamatórios
5 min de leituraMuco de caracol. Veneno de abelha. Glass skin. Essas são apenas algumas das tendências de beleza que surgiram na Coreia do Sul nos últimos cinco anos. Quer você tenha se deliciado com um pouco de leite de burro (bom para rejuvenescer a pele, rico em proteínas e ácidos graxos) ou tenha ficado na safe zone com uma máscara facial semanal, K-beauty está, novamente, por toda parte agora. Na verdade, a Allied Market Research diz que em 2026, o mercado de beleza coreano valerá cerca de £ 15 bilhões, enquanto de acordo com Jenni Middleton, diretora de beleza da WGSN, “durante a pandemia de COVID-19, os consumidores olharam mais para a K-beauty à procura de produtos inovadores para adicionar às suas rotinas de beleza durante o lockdown”.
Como a maioria dos fenômenos culturais, K-beauty está em constante mudança – o que era grande no ano passado pode não ser tão popular este ano. Como Middleton observa, estamos vendo a rotina tradicional de 10 etapas dar lugar a uma abordagem mais minimalista, à medida que os consumidores conscientes reagem contra as fast-fashions e a produção excessiva de lixo. E mais: embalagens lúdicas, com efeitos de mudança de cor ou substâncias gelatinosas, estão sendo deixadas de lado em favor de fórmulas baseadas na ciência.
Para saber mais sobre as maiores tendências de K-beauty em 2021, falamos com alguns dos principais especialistas do setor de skincare. Confira:
Charlotte Cho, fundadora do Soko Glam
1. Ingredientes de Hanbang
“Os ingredientes do Hanbang são ingredientes tradicionais à base de ervas usados na medicina e, há muito tempo são a base da vida coreana. Por exemplo, raiz de ginseng, houttuynia cordata, lótus sagrado e rehmannia possuem propriedades antienvelhecimento, antiinflamatórias e regenerativas”.
2. Camadas de ácido
“K-beauty tem incorporado mais ácido em seus produtos, mas com uma abordagem suave que se concentra em atingir o equilíbrio: muito pode irritar e agravar sua condição de pele, muito pouco não produzirá resultados, então produtos com uma quantidade ideal são essenciais. Use o equilíbrio certo de AHAs e BHAs (ácidos derivados de plantas e animais) para esfoliar suavemente as células mortas da pele e alisar a textura da pele”.
3. Cenoura
“O óleo de semente de cenoura é um herói desconhecido no momento, embora tenha sido usado em K-beauty por mais de 10 anos. Ele contém vitamina A e é um ótimo antioxidante. É antienvelhecimento, antifúngico, antibacteriano e antiinflamatório - por isso é ideal para quem quer iluminar a pele”.
4. Retinol suave
“A abordagem ‘primeiro a pele’ da K-beauty continuará até 2021, especialmente considerando que o autocuidado e os cuidados o corpo são tão importantes agora. Não há como negar as poderosas propriedades antienvelhecimento do retinol, mas a abordagem K-beauty usa uma porcentagem menor, para que a pele permaneça mais saudável e menos irritada. O retinol é altamente eficaz sem causar danos desnecessários”.
Coco Park, fundador da The Beauty Wolf e coautor em Korean Beauty Secrets (Simon & Schuster, 2015)
5. Centella asiatica
“2021 é menos sobre o que é tendência e mais sobre o que é testado e comprovado, com foco em acalmar a pele. Centella asiatica [uma erva cultivada na Ásia, conhecida por ser antiinflamatória] - ou cica - é enorme agora. Com todo mundo lidando com o estresse prolongado da pandemia e o temido "maskne", acalmar a pele irritada e raivosa parece estar no primeiro plano das mentes das pessoas. Cica é o ingrediente que todos querem adicionar à sua rotina”.
Elisa Lee, fundadora da Dot Dot Skin
6. Beleza limpa
“Mais marcas estão desenvolvendo produtos sem aditivos químicos, ingredientes artificiais e fragrâncias. Os produtos serão ainda mais suaves com ingredientes vegetais eficazes e muitas marcas também estão se tornando veganas. Os consumidores estão mais conscientes do que colocam na pele”.
Sarah Oh, fundadora da Oh My Gloss!
7. Pré, pró e pós-bióticos
“Este ano, as marcas e produtos de bem-estar interno e externo ganharão mais popularidade. Por exemplo, marcas que se concentram em pré, pró e pós-biótica; cuidados com a pele amigáveis ao microbioma; e suplementos consumíveis, que beneficiam a pele e o intestino.
“K-beauty mudará mais para uma abordagem holística, unindo cuidados com a pele e saúde interna. Eu tomo suplementos de probióticos para minhas crises de eczema e adoro usar produtos da K-beauty com ingredientes fermentados. Eu uso regularmente os produtos da 107 - com vinagre envelhecido [que promove uma boa saúde intestinal]. O vinagre deles tem um gosto delicioso com mel!”
Jude Chao, fundador de Fifty Shades of Snail e autor de Skin Care for Your Soul (Mango, 2021)
8. Minimalismo flexível
“Alguns anos atrás, estávamos saturados com a 'rotina coreana de cuidados com a pele em 10 passos'. A ‘dieta de cuidados com a pele’ [usando menos produtos e etapas] que se seguiu foi um retrocesso contra isso, mas era muito restritiva para aqueles que queriam mais resultados do que poderiam ser obtidos apenas com o básico.
“O minimalismo flexível é um foco em linhas de produtos limpas e simples, que torna mais fácil personalizar sua rotina. Haverá também um impulso para listas de ingredientes reduzidas. Ingredientes concisos são atraentes por causa de sua simplicidade e alta concentração dos componentes”.
Alicia Yoon, fundadora da Peach & Lily
9. Indulgências em casa
“Skincare tem um elemento funcional - tem que funcionar e entregar resultados - mas espero que os produtos que proporcionam momentos meditativos, relaxantes e de spa decolem no mercado. Eles podem transportá-lo mentalmente e emocionalmente para outro espaço”.
Sarah Lee e Christine Chang, cofundadoras da Glow Recipe
10. Hifenado e cuidados com a pele híbridos
“Começamos a ver o ‘skipcare’ como uma tendência da K-beauty, onde o foco está em uma rotina reduzida, simples e minimalista. Veremos produtos multitarefas mais eficientes e eficazes e produtos versáteis - o que gostamos de chamar de ‘hifenados’ ou cuidados com a pele ‘híbridos’”.
11. Desintoxicação da pele e fortalecimento da barreira cutânea
“A crença de que 'a pele é um reflexo do seu estado mental' vem da Coreia e minha mãe enfatizou esse mantra a minha vida toda. Veremos mais ingredientes que funcionam como um reforço para a barreira cutânea, que aumentam a imunidade, como cogumelos, além de ervas desintoxicantes, incluindo artemísia e gengibre. As ceramidas [que formam uma camada protetora para ajudar a prevenir a perda de umidade e danos visíveis à pele] também farão um retorno”.
12. Um impulso nos cuidados com o corpo
“Na Coréia, muitos rituais de cuidado corporal originam-se da cultura de balneários, onde os tratamentos com leite são aplicados no rosto e no corpo e os banhos são embebidos com ingredientes benéficos para a pele, como chá verde e probióticos. Durante um ano difícil, o autocuidado pessoal assumiu uma nova importância para muitos, então esperamos ver a definição do termo incluindo toda a pele, da cabeça aos pés”.