Wellness
Arquitetura wellness: conheça a tendência que está levando o conceito de bem-estar para a decoração da sua casa
O mercado de autocuidado estende a sua influência para o lar e molda da decoração à disposição dos cômodos com o intuito de transformar os espaços em refúgios
1 min de leituraIsolados entre quatro paredes durante a pandemia, fomos obrigados a relembrar que o ambiente que chamamos de lar é também uma extensão de quem somos. Ansiando por uma maior conexão com nós mesmos e como mundo à nossa volta, a nova tendência do morar olha para a natureza para criar espaços de bem-estar que vão além da funcionalidade e trazem paz e relaxamento.
“Este momento incerto nos faz procurar conforto na ancestralidade. Estamos vendo a valorização da beleza do imperfeito, do que vem da terra. O feito à mão, as plantas, a luz natural, texturas que estimulam a simbiose com a casa, cores nas paletas naturais e formas orgânicas, que são únicas e nos remetem a um design afetivo”, explica o arquiteto Nildo José, que constituiu o seu espaço na Casa Cor deste ano trazendo essas referências. No caminho para fazer da morada um refúgio, surge a necessidade de cômodos destinados ao autoconhecimento.
“As pessoas têm buscado por áreas de rituais, seja para uma prática religiosa, para ficar em silêncio, ler um livro ou até para um spa”, completa. Esse sentimento também se reflete na decoração, que passa a priorizar itens de autocuidado. Em uma parceria que une o universo de wellness e décor, a ceramista Danielle Raiola e a especialista em desenvolvimento humano Ana Raia criaram a quatro mãos peças de cerâmica a partir desse conceito. Jarra e bacia para escalda-pés, incensário e copo de chá estão entre os objetos da coleção EssenciAR, que lançada em novembro e vendida no Instagram @danielleraiola_arti.
Produtos que unem decoração e autocuidado: