A preocupação com a saúde e o bem-estar faz parte do cotidiano de todo pai ou mãe de pet, e uma boa nutrição é uma das principais formas de prevenir doenças. Embora as rações já sejam ricas do ponto de vista nutricional, é possível garantir um melhor aproveitamento das vitaminas e minerais por meio da suplementação alimentar.
Segundo o médico-veterinário, fundador e diretor-presidente da Organnact, Antônio Roberto Bacila, quando se promove uma boa alimentação e suplementação, podemos prevenir muitos problemas que podem acometer os pets. “As patologias animais já aconteciam há 50 anos, mas hoje já podem ser diagnosticadas e tratadas. Queremos garantir uma alimentação que assegure a saúde de seu organismo”, afirma.
Para saber mais sobre como são produzidos os suplementos da Organnact, acesse: https://www.organnact.com.br/blog/mundo-equino/confira-o-passo-a-passo-da-producao-dos-suplementos-organnact/.
Suplementação: nutrindo amor todos os dias
Uma das formas de garantir que os nutrientes da alimentação dos nossos filhos peludos sejam absorvidos da melhor maneira possível pelo organismo deles, é investindo em suplementos ricos em prebióticos e probióticos. Assim, cães e gatos podem aproveitar ao máximo a alimentação fornecida, seja ela caseira ou industrializada.
Como explica o Dr. Bacila, o intestino naturalmente possui diversas bactérias que auxiliam na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes. Os prebióticos e probióticos evitam o desequilíbrio dessa flora intestinal. “Quando [o desequilíbrio] acontece, bactérias ruins danificam a mucosa da região. Uma vez prejudicada, a absorção de nutrientes passa a não ser efetiva. A suplementação estimula a produção de bactérias benéficas e também o sistema imunológico. Isso transforma os animais em animais mais saudáveis”, explica Dr. Bacila.
O Compplet Mix, suplemento produzido pela Organnact, não só agrada ao paladar dos pets, como é fácil de administrar, podendo ser encontrado em forma de pó e tablets. Além disso, também garante que cada refeição dos pets seja a mais completa e rica possível, com minerais e aminoácidos. Isso porque o composto conta com um pool de vitaminas, minerais, aminoácidos e prebióticos.
Uma história de amor e resiliência
A Organnact, mais do que os produtos que cria, é também uma demonstração de amor pelos nossos filhos peludos. Amor este que foi construído ao longo de anos. “Meu pai era médico numa cidade do interior aqui no Paraná, em Palmeira. Em cidades pequenas, o médico é sempre chamado para atender em fazendas, sítios e comunidades rurais. Sempre que isso acontecia, eu pulava no jipe dele para ir junto. Eu adorava ir nas fazendas. Sabia que enquanto ele cuidava das pessoas, eu ia estar com os animais. Era a minha paixão”, conta o Dr. Bacila, emocionado.
O veterinário tem uma longa trajetória de muita persistência para jogar luz sobre a importância da suplementação na saúde dos pets. “Até meus 42 anos eu trabalhei com veterinária, dando assistência às fazendas da região. Em 1992, decidi criar ovelhas. Nós tínhamos um número grande de ovelhas e com o manejo dos animais, percebemos que as ovelhas perdiam muitos resíduos de alimento nas fezes”, diz.
Para resolver o problema, o veterinário procurou ajuda de seu tio, Metry Bacila, um renomado cientista, médico e pesquisador. Ele sugeriu que o sobrinho utilizasse leveduras ao alimentá-las. Ao fornecer o ingrediente aos animais, percebeu a redução dos resíduos nas fezes. “Me reuni com meus filhos e irmão e criamos um laboratório para fabricar produtos com leveduras para vacas, cavalos, ovelhas, cães, gatos e suínos”, explica.
Nascia, então, a Organnact, pioneira na criação de produtos de suplementação e probióticos para animais.
Um caminho intenso e nada fácil
Nascido em 1993, o laboratório da Organnact ganhou forma ao lado de seu primeiro produto: o “Ativador Orgânico”, atual Bovisacc, feito para animais de produção. Para a época, o trabalho com suplementação e probióticos era bastante inovador. “As pessoas até podiam consumir esses ativos, mas não era algo que se falava. Imagina para os animais! Foram 5 anos de muita luta para trazer o conceito de equilíbrio de flora intestinal para o campo e para os pets”, conta Dr. Bacila.
No laboratório, de 400 m², havia apenas um misturador e dois funcionários. Com o produto pronto, o veterinário abastecia seu carro e saía em busca de compradores: “Comi muita poeira para abrir os portões das propriedades e tentar vender. Saía para visitar clínicas veterinárias, tomei muito chá de cadeira”, lembra ele.
Durante cinco anos o Dr. Bacila tentou abrir caminhos no mercado para inserir o conceito dos probióticos e prebióticos. Nesse período, a família liquidou propriedades e patrimônio para manter o negócio. No final de março de 2001, uma ligação mudou o rumo da empresa: a encomenda mensal de 15 toneladas dos produtos Organnact. “Minhas pernas tremeram, fiquei vermelho, me faltou ar”, conta, sorrindo.
Organnact entra com tudo no mercado
O pedido, que salvou a marca, abriu as portas para que a Organnact entrasse nos pet shops, em feiras e em congressos. O portfólio ia se ampliando a cada dia. Em 2004, já tinham uma boa rede de distribuidores e muitos veterinários parceiros. A fábrica ficou pequena demais para o sonho – e a demanda – que crescia. “No mês de julho, ampliamos o espaço. Compramos o terreno em que estamos até hoje e, em outubro, começamos a construir nossa fábrica, 4 vezes maior do que a que estávamos. Tudo com recursos próprios”, ressalta.
No dia 22 de dezembro daquele ano, um incêndio destruiu tudo o que havia no antigo espaço. “Eu olhava aquilo tudo e pensava: ‘será que é o recado de que isso não é para mim’?”, conta o médico-veterinário.
No dia seguinte, diante da destruição, Dr. Bacila encontrou os filhos colocando o pouco que havia sobrado em cima de uma caminhonete, dizendo: “Pai, nós vamos para a fábrica nova. Vamos ligar a luz e o telefone e vamos começar de novo”. E assim foi. “Naquele dia percebi que nosso maior patrimônio não eram nossos produtos, eram as pessoas que estavam conosco”, conta Dr. Bacila.
Com a força que precisavam para continuar, 40 dias depois do acidente, o primeiro produto da linha pet já estava pronto. “Hoje, a Organnact, digo com orgulho e humildade, é uma referência, é uma paixão”, conclui.
Laços de carinho pelos pets
A marca, em primeiro lugar, busca vida longa e saúde para os pets. “Nós trabalhamos com fórmulas muito seguras. Em 30 anos de desenvolvimento, nenhum de nossos suplementos, até hoje, causou algum dano para o animal. Isso porque nós temos um amor enorme por eles”, afirma Dr. Bacila. “Queremos a presença deles pelo maior tempo possível. Nossa maior preocupação é levar para os pais e mães de pets suplementos que possam assegurar qualidade de vida”, continua.
O segredo? A simpatia que a Organnact leva para cada um de seus produtos. “Nós trabalhamos com simplicidade, alegria e humildade. E isso é mostrado por todos nós, para todas as pessoas”, finaliza Dr. Bacila.