O peixe-leão, espécie nativa do Indo-Pacífico, já pode ser encontrado em oito estados brasileiros. As informações são da Universidade Estadual Paulista (Unesp). De acordo com pesquisadores da instituição, desde março de 2022, o peixe já foi visto no Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.
Para os estudiosos, a presença crescente do peixe-leão na costa brasileira é preocupante. Isso porque ele compete com espécies nativas por alimento e habitat, ameaçando a biodiversidade local.
Características do peixe-leão
Com cerca de 47 centímetros, corpo listrado de branco, vermelho, laranja e marrom, o peixe-leão possui espinhos venenosos não fatais, que ele usa como defesa.
Não se sabe exatamente como o animal chegou ao oceano Atlântico, mas acredita-se que peixes de aquário tenham sido liberados no mar, na década de 1990, na Flórida, Estados Unidos, o que tem feito com que o animal se espalhe pela costa de todo continente desde então, visto que seus predadores são encontrados no Indo-Pacífico.
No Brasil, desde 2020, já foram encontrados cerca de 300 indivíduos de peixe-leão, embora, segundo os pesquisadores, não seja possível determinar o tamanho exato da população na costa brasileira. Por aqui, caso um peixe-leão seja capturado é necessário contatar o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e autoridades locais.