João Fernandes, no ar em Amor Perfeito como Justino, é tutor de um golden retriever, o Tails — nome em homenagem ao personagem de Sonic —, de 3 anos. Em entrevista ao Vida de Bicho, o ator contou que seu amor por animais cresceu ao conhecer a namorada, Ketelyn Menezes.
Ketelyn já era tutora de Tails quando o namoro começou. “Ele era neném. A gente costuma dizer que ele estava procurando por um pai, e eu apareci para aprender por ele.”
João conheceu Ketelyn em fevereiro de 2021, e afirma que ela mudou sua visão de mundo.
“Uma estudante de medicina veterinária que acredita que os animais são os seres mais importantes do universo. Aprendi tanto sobre amor que é difícil botar em palavras. O amor é puro, a cada encontro com o Tails, a gente se conectava de uma maneira mais especial.”
Antes de Tails, o ator não havia sido tutor de nenhum outro pet, principalmente pelo fato de ter morado em apartamentos pequenos. Hoje, ele afirma que não se vê mais morando em apartamento, “porque a vida sem cachorro é muito sem graça”.
“Bicho ainda é muito negligenciado”
O artista pontua que a relação com Tails fez com que ele enxergasse a falta de responsabilidade social com relação aos animais. Pensando nisso, João e Ketelyn sonham em abrir um pet shop com clínica veterinária.
“Eles [bichos] precisam de cuidados. Assim, espero que possamos ajudar, mesmo que pouco, a lidar com a vida desses amores. Até mesmo espiritualmente, a importância dos animais é negligenciada socialmente. Eles são seres de luz e de amor, apenas.”
Para ele, a melhor parte de ter pets é o amor incondicional. “A razão da vida do Tails somos nós. A festa que ele faz quando chegamos em casa não tem igual! E a parte mais difícil é a educação, não tem jeito. A luta é árdua, mas é gostosa, tem que ter amor!”
João é pai de Nicolas, de 3 anos, e, para ele, é essencial que uma criança cresça com um animal. “Precisamos educar uma geração que respeite e valorize os animais. E a melhor forma para isso é convivendo e ensinando desde pequeno. Nicolas ama!”
Hoje, o ator diz que ele e Ketelyn pretendem ter mais pets: um huskey, um galgo e um vira-lata. O casal “aguarda apenas a condição financeira para poder criar tantos filhos”.
Ao ser questionado sobre qual bicho gostaria de ser, João afirmou que seria um leão. “Sempre tive uma ligação com esse animal, meu irmão e minha mãe são do signo de Leão, então sempre vivi entre os leões! Me sinto em casa.”