Águas cristalinas, florestas preservadas e cenário digno de filme. A descrição pode até parecer o destino dos sonhos de qualquer viajante, né? Mas foi ali, no Vale de Zharu, uma Reserva Natural Nacional de Jiuzhaigou, na China, que uma nova espécie de cobra foi descoberta.
O clima alpino, com montanhas de altitudes elevadas, não é propícia à existência de uma diversidade de cobras na região. Entretanto durante uma pesquisa herpetológica no local, cientistas coletaram algumas amostra de Gloydius lateralis, um gênero de víboras venenosas endêmicas da Ásia. Após algumas análises, descobriram que se tratava de uma espécie ainda a ser descrita.
Apesar do carpápio moderado - pequenos mamíferos, como camundongos - os humanos podem ter problemas se cruzarem o caminho do animal. Com cerca de 45 cm, olhos grandes e coloração que varia entre o verde e o marrom escuro, seu veneno, apesar de não ser letal, é capaz de provocar algum grau de deficiência física em suas vítimas.
“O único habitat conhecido da nova espécie é o vale de Zharu, e agora está em desenvolvimento turístico. Portanto ainda são necessários sinais de alerta para lembrar os visitantes de tomar cuidado. Tanto esta, quanto outra espécies de víboras da região, são frequentemente encontradas em grama ou arbustos”, afirmam os pesquisadores ao ZooKeys, plataforma no qual o estudo foi publicado.
Para se ter uma ideia, a Gloydius lateralis é um gênero da família Crotalinae, colocando-as ao lado de serpentes como a temida cascavel e a cabeça de cobre.