Comportamento

Por Redação Vida de Bicho


Um cachorro chamado Harvey deixou a internet em risos depois que um vídeo dele tentando combater a onda de calor da melhor maneira possível viralizou nas redes sociais na semana passada. No vídeo, compartilhado no TikTok por sua cuidadora temporária sob o nome de usuário Tesswittmann, Harvey pode ser visto deitado no meio da varanda, lambendo um cubo de gelo de vez em quando para tentar manter a temperatura do seu corpo fresca.

Cachorro com calor lambe cubo de gelo — Foto: Reprodução/TikTok @tesswittmann
Cachorro com calor lambe cubo de gelo — Foto: Reprodução/TikTok @tesswittmann

O hilário clipe, que foi compartilhado milhares de vezes na plataforma, vem com uma legenda que diz: "Aqueles dias quentes de verão". O vídeo rapidamente ganhou popularidade nas redes sociais, atraindo espectadores de todo o TikTok. Até agora, recebeu mais de 1,1 milhão de visualizações e 105 mil curtidas.

Ao contrário dos humanos, os cães não podem suar através da pele, como explica a instituição de caridade animal Blue Cross. Em vez disso, eles dependem da respiração ofegante e da liberação de calor através das almofadas das patas e do nariz para regular a temperatura do corpo e se manterem frescos. Devido ao seu pelo, em um dia quente de verão, é fácil para eles sofrerem um golpe de calor.

Os sinais de um golpe de calor em cães incluem colapso, respiração ofegante excessiva e salivação. Se você suspeitar que seu animal de estimação está sofrendo da condição, a Blue Cross sugere movê-lo para um local fresco, preferencialmente com uma corrente de ar, molhar seu pelo com água fresca - não gelada - e entrar em contato imediatamente com o veterinário.

"Uma vez que um cachorro mostra sinais de um golpe de calor, o dano muitas vezes já foi feito, por isso é tão importante preveni-lo", afirma o site da instituição de caridade animal.

É importante lembrar que, assim como os humanos, os animais também sofrem com as altas temperaturas. Portanto, é fundamental garantir que eles tenham acesso a água fresca e sombra durante o dia e evitar passeios em horários muito quentes. Além disso, é recomendado que se evite deixá-los em carros estacionados sob o sol por períodos prolongados.

Cuidar dos nossos animais de estimação é uma responsabilidade importante e devemos sempre estar atentos ao seu bem-estar, especialmente durante os dias mais quentes do ano.

Mais recente Próxima Cachorro esfregando o rosto: o que pode ser?
Mais do Vida de Bicho

No vídeo, que bombou no Tiktok, o cachorro Harvey aparece deitado na varanda lambendo um cubo de gelo para tentar manter a temperatura do seu corpo fresca.

[TESTE] Cachorro lambendo cubo de gelo em vídeo hilário viraliza na internet

No vídeo, que bombou no Tiktok, o cachorro Harvey aparece deitado na varanda lambendo um cubo de gelo para tentar manter a temperatura do seu corpo fresca.

Cachorro lambendo cubo de gelo em vídeo hilário viraliza na internet

Saiba identificar se o seu pet é feliz!

Como saber se cães e gatos são felizes? Elencamos os principais sinais

Quando frequente e associado a outros sinais, o comportamento pode denunciar um distúrbio físico ou psicológico no bicho

Cachorro esfregando o rosto: o que pode ser?

Problemas nas articulações podem afetar a qualidade de vida de cães e gatos; saiba como evitá-los

Artrite x artrose nos pets: entenda as diferenças entre as doenças

As espécies listadas aqui entram em estado de torpor para economizar energia durante o inverno

Muito além dos ursos: conheça 10 animais que também hibernam

O alimento cru traz riscos para a saúde canina, mas é possível ofertá-lo de outras formas. Confira!

Cachorro pode comer pé de galinha? Veterinários alertam para os riscos

Conheça alguns bichos que possuem marcas únicas na pele, usadas para identificar os indivíduos

Impressões digitais: 11 animais que possuem padrões exclusivos na pele

Além da fisionomia, a personalidade dos animais também pode ser semelhante a do responsável; entenda o motivo!

Por que os pets são parecidos com os seus tutores? Desvendamos o mistério!

Diferentemente do que muitos pensam, é possível, sim, ensinar cães adultos a fazer as necessidades no local correto

Saiba como ensinar um cachorro mais velho a fazer xixi no lugar certo