Onde e como é a doceria de Cesar Yukio, campeão do MasterChef Confeitaria
Leia a entrevista exclusiva com o cozinheiro que venceu o reality para profissionais levado ao ar na Band
Dono de uma loja de doces em Pinheiros, Cesar Yukio é o vencedor do primeiro MasterChef Confeitaria, encerrado na última quinta (19). A Hanami Confeitaria foi montada quatro anos atrás em uma charmosa casinha no Tatuapé, bairro onde nasceu o chef de 35 anos. Em março de 2024, a loja foi transferida para Pinheiros.
Entre as curiosidades sobre o cozinheiro, está seu próprio nome. Filho do casal Marcia Fujie Araguth Tanakai e Osmar Akira Tanakai, ele se chama Cesar Araguth Tanakai.
“Adotei o nome artístico de Cesar Yukio. Primeiro, porque não tinha nome em japonês – e todos meus amigos tinham – e meus pais me deixaram escolher um. Outro motivo foi por numerologia. E o último deles, porque é mais fácil das pessoas lembrarem!”, diz rindo.
Formado em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, ele concluiu o último semestre da graduação no Institut Paul Bocuse, em Lyon. Antes dessa passagem pela França, teve oportunidade de fazer rápidos estágios no D.O.M. e no extinto La Brasserie, de Erick Jacquin.
Participou ainda de especializações na Lenôtre (Paris), na Mausi Sebess (Buenos Aires), no IFSE (Italian Food Style Education, Turim) e na JCA (Japan Culinary Academy, Tóquio), além de uma pós-graduação na administração de eventos, no Senac.
Ele também revela, com espírito de empresário, o que deve fazer com o prêmio 300 000 reais recebido do programa, além de 50 000 reais em compras na Camicado, um conjunto de panelas Royal Prestige e uma cozinha Eclipse Collection da Brastemp.
Leia a entrevista exclusiva a seguir.
Qual a importância da confeitaria na sua vida?
A confeitaria para mim é tudo. Desde o meu primeiro curso, aos 12 anos, de trufas e pão de mel, não me imagino fazendo outra coisa a não ser doces. Fiz a faculdade de gastronomia sabendo que queria confeitaria, mas quis ter uma visão abrangente de tudo primeiro.
O significa ganhar o MasterChef Confeitaria?
Para mim, significa a validação de uma escolha que fiz a 18 anos atrás quando escolhi essa área de cozinha para ser minha profissão para o resto da vida. Mais do que qualquer prêmio, esse troféu mostra que os anos de estudo, dedicação e trabalho duro valeram a pena.
Qual foi o momento mais difícil da competição?
O início. Logo a primeira prova foi a mais difícil porque eu cheguei na cozinha sem conhecer meus concorrentes, não estava 100% confiante no meu trabalho, não tinha nenhuma receita pensada e não imaginava o programa como um jogo. E nas últimas provas, o cansaço físico e mental estava tomando conta de mim e tive que tirar forças de lugares que nem sabia que existiam para conseguir continuar.
Por que transferiu a confeitaria para Pinheiros?
O fator principal foi o público. 80% das minhas vendas na loja do Tatuapé eram delivery, principalmente para as zonas Sul e Oeste. O segundo ponto, foi o valor do aluguel no bairro, que vem aumentando ano a ano, e. na renovação contratual, o valor que pagaria de aluguel no Tatuapé era praticamente o mesmo desse valor aqui de Pinheiros.
Qual o doce de maior saída?
O carro chefe ainda continua sendo o choux cream. Logo em seguida vem os entremets. Antes mesmo do MasterChef, as pessoas começaram a se interessar mais sobre entremets e sobre como os doces conseguem se diferenciar dos outros em formatos, texturas e sabores diferentes. Os entremets mais vendidos são “o” yuzu, esfera de maracujá e matchanko.
Quais doces que fez no programa podem ser encontrados na Hanami?
Por enquanto, não tem nenhum. Como a exibição do programa foi também em dezembro, que é um mês de alto fluxo de encomendas de Natal, preferi não mexer no cardápio. A partir da nossa reabertura em janeiro, após as férias coletivas de 25 de dezembro a 6 de janeiro, teremos boa parte dos doces que apresentei no reality disponíveis na loja. Inicialmente, terei mil-folhas de hojicha com figo e caramelo de missô, picolé smore’s, entremet de arroz-doce com curry e manga e bombons com sabores japoneses.
Como criou a parte salgada?
Me baseei nos kissaten do Japão. São os cafés mais tradicionais, onde sempre costumam servir sanduíches junto de doces e cafés. Uma próxima moda que eu acredito, são os pães japoneses. Começamos a fazer os pães como um teste aqui na loja, e a saída tem sido muito boa. Tanto é que uma ideia pra investir o prêmio do MasterChef é abrir uma outra filial focada somente em padaria.
Hanami Confeitaria.
Rua Mourato Coelho, 505, Pinheiros, Metrô Fradique Coutinho, tel. 2675-9300 (30 lugares).
8h/19h (fecha dom.). Acesso para deficientes. Aberto em 2020.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android