A terça-feira (14) é de agenda mais vazia no Brasil, com destaque para a projeção da safra de 2025. Nos Estados Unidos, por outro lado, o dia é marcado por um “teste de fogo”. Por lá, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) pode trazer pistas de a quantas anda a inflação, especialmente após dados do mercado de trabalho mostrarem um aquecimento na semana passada.
O Escritório de Estatísticas do Departamento do Trabalho (BLS, na sigla em inglês) dos EUA divulga às 10h30 de Brasília, o índice de preços ao produtor de dezembro de 2024. O indicador antecede o índice de preços ao consumidor (CPI), que será divulgado amanhã (15) e pode trazer indicações se a inflação já voltou a ser uma preocupação mais latente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) ou não.
É importante lembrar que a expectativa do mercado é de que um novo governo de Donald Trump seja mais “inflacionário” devido a medidas como o combate à imigração (que diminui a mão de obra disponível) e a taxação de produtos importados.
O próprio Fed já deixou afirmou que o novo governo de Trump "entrou na conta" da autoridade monetária na hora de traçar seus próximos passos. Em entrevista coletiva após o anúncio de um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros feito em dezembro, Jerome Powell, presidente da autarquia, afirmou que "a incerteza política pode encorajar alguns dirigentes a considerar que o Fed deva agir mais lentamente". Na ata da reunião, o Fed deu a entender que o ciclo de cortes estava perto do fim. A autoridade monetária afirmou, no entanto, que para isso acontecer será necessário que a inflação continue a diminuir de forma sustentável.
E as pressões inflacionárias por lá não param por aí. Na semana passada, o relatório de emprego “payroll” mostrou que as vagas criadas nos EUA vieram bem acima do esperado, o que mostra que o mercado de trabalho está aquecido. Como bem se sabe, dados de emprego fortes também podem vir acompanhados de mais inflação.
Por aqui, o dia é mais vazio de indicadores. O mercado monitora o prognóstico da safra de 2025, que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística às 9h. Além disso, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anuncia, às 10h, o desempenho da indústria automobilística (veículos e máquinas agrícolas e rodoviárias) em dezembro e consolidado de 2024.