Bolsas e índices

Por Valor, Valor — São Paulo


O mercado de ações no Japão foi marcado pelo bom desempenho do setor automotivo nesta quarta-feira (25), em uma sessão em que o pequeno investidor deve ter feito preço nos ativos, em meio à ausência do investidor institucional por conta das festividades de Natal. O índice acionário Nikkei 225 encerrou o pregão em alta de 0,24%, aos 39.130,43 pontos.

No saldo do dia, as ações da Nissan foram as que mais apreciaram durante a sessão, subindo 8,7%, possivelmente com ajuda das notícias sobre sua fusão com a Honda. Do setor, as ações da Toyota também subiram 4,6%, enquanto as ações da Kawasaki tiveram valorização de 4,3%. A avaliação de analistas é que neste período do ano, com a ausência de investidores globais devido às festividades de Natal, os locais e pequenos investidores são os únicos a ficarem mais ativos nas negociações, gerando alguns movimentos mais bruscos em determinados setores.

Além do setor automotivo, as ações do SoftBank apreciaram 1,27% e foi a maior fonte de apoio ao índice Nikkei. Já as ações da Uniqlo tiveram alta de 0,26%.

No pano de fundo macro, a Oanda lembra, em nota, que os indicadores de inflação japoneses têm subido, com o índice de preços de serviços corporativos (CSPI) do país subindo 3,0% em novembro, acelerando dos 2,9% de outubro. “O aumento do CSPI apoia o argumento de que os salários estão aumentando e as empresas estão transferindo custos mais elevados para os consumidores”, diz o analista Kenny Fischer. “Este aumento da inflação impulsionada pela procura é exatamente o que o Banco do Japão (BoJ) pretende ver antes de aumentar as taxas de juro.”

Na China, os mercados ficaram abertos apenas na parte continental, com o índice Shanghai Composite ficando quase estável, ao exibir depreciação de 0,01%, aos 3.393,35 pontos. Entre as ações de destaque estavam as da empresa de conectores automotivos Dongguan Dingtong Precision Metal, subindo 20%, e as ações da fabricante de semicondutores Hygon Information Technology, que registraram alta de 11%.

Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor

Ibovespa bolsa índice — Foto: Getty Images
Ibovespa bolsa índice — Foto: Getty Images
Mais recente Próxima EWZ, fundo de índice da bolsa brasileira, sobe em Nova York
Mais do Valor Investe

O resultado de hoje veio abaixo do esperado por analistas consultados pelo 'The Wall Street Journal'

Pedidos de seguro-desemprego caem nos EUA e são menos do que o esperado

Investidores aguardam dados da dívida pública e indicadores de emprego nos Estados Unidos.

Ibovespa abre próximo da estabilidade com dados de contas públicas no radar

Acompanhe ao vivo a movimentação da moeda norte-americana

Dólar sobe ou desce nesta quinta-feira pós-Natal?

Cade aprova parceria entre Amil e Dasa; Caixa Seguridade contrata bancos para oferta

Amil (AMIL3); Dasa (DASA3); Caixa Seguridade (CXSE3): veja os destaques das empresas

Cesta Básica: tudo que você precisa saber para começar o dia bem informado

Dia tem contas públicas e leilão de dólar no Brasil e dados de emprego nos EUA

Em Tóquio, a Nissan Motor subiu 6,6% e a Toyota Motor ganhou 6,0%, após as empresas anunciarem negociações oficiais para se fundir

Bolsas da Ásia fecham em alta, de olho em estímulos na China

Pessimismo em relação ao desempenho da economia contamina as análises e perspectivas para o futuro

Críticas e sentimentos negativos no mercado financeiro

Preste atenção! Tudo à sua volta disputa sua mente

Econometria e a economia da atenção

Segundo levantamento da Smartbrain, os endinheirados tiveram uma postura majoritariamente conservadora em 2024. A alocação deles em renda fixa saiu de 39% em janeiro para quase 46% em novembro

Em quais ações e fundos os ricos investiram em 2024? E o que vem para 2025?

A Natura mostrou para os investidores que uma empresa com boa governança e listada no Novo Mercado melhora a percepção de risco do público sobre as suas ações

Estreia da Natura na bolsa mudou o rumo do mercado há 20 anos, antes de ESG ser moda