Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Valor — São Paulo

O ex-deputado Daniel Silveira voltou a ser preso, nesta terça-feira (24), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele havia obtido liberdade condicional - por já ter cumprido mais de um terço da pena - há apenas quatro dias.

Silveira voltou à prisão por desrespeitar condições estabelecidos para a liberdade condicional. Consta na decisão de Moraes que "logo no primeiro dia" ele não cumpriu o horário de recolhimento. O ex-deputado deveria permanecer em casa no período noturno, entre às 22h e 6h, mas na noite de sábado para domingo retornou somente às 2h10 - mais de quatro horas do horário limite.

O ex-deputado foi preso pela Polícia Federal em Petrópolis (RJ) e, segundo informações da GloboNews, será levado para Bangu 8, na zona oeste do Rio.

A defesa do ex-deputado federal Daniel Silveira informou ter recorrido, na tarde desta terça-feira (24), da decisão de Moraes . Em nota distribuída à imprensa, os advogados afirmam que Silveira não descumpriu nenhuma medida e apenas foi, às pressas, na noite de sábado (21) para domingo (22), até a emergência de um hospital na região serrana do Rio, “com crise renal aguda e urinando sangue”.

Ele esteve no hospital entre 22h59 e 0h34. Moraes afirma na decisão, no entanto, que além de o ex-deputado ter chegado em casa bem depois do horário informado, não houve autorização judicial para a saída nem qualquer demonstração de urgência que justificasse a violação da regra.

Silveira foi preso em fevereiro de 2023 e condenado pelo STF a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaças ao Estado democrático de direito e incitação à violência contra ministros da Corte.

No dia 20, o ministro Alexandre de Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e concedeu liberdade condicional porque Silveira já havia cumprido um terço da pena. O ex-deputado ainda tem 5 anos e 9 meses para cumprir.

Na decisão de soltura, Moraes havia afirmado que em caso de descumprimento das regras, ele retornaria ao regime fechado. Havia uma série de critérios. Além do período de recolhimento - noturno, sábados, domingos e feriados -, Silveira também teria que usar tornozeleira eletrônica.

Ele ficou proibido de mudar de residência sem prévia autorização do STF e não poderia usar redes sociais ou grupos de aplicativos de mensagens, como Facebook, Youtube, Instagram, LinkedIn, X, TikTok ou WhatsApp.

Daniel Silveira também foi proibido de ter qualquer tipo de contato com os indiciados na investigação que apura tentativa de golpe de Estado em 2022, como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o general Walter Braga Netto.

Mais recente Próxima Em pronunciamento de Natal, Lula diz que Brasil tem economia forte e defende harmonia entre poderes

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Foi o primeiro corte de juros após oito reuniões consecutivas de manutenção das taxas

Na terça-feira governo chinês reafirmou planos de novos estímulos fiscais

Dólar abre sessão em alta e juros futuros avançam, mesmo com anúncio de leilão do BC; Ibovespa cai

Decisão foi tomada pelos ministros da 2ª Turma da Corte

STJ: Nova determinação para cobrança de tributo vale apenas para fatos posteriores

Motivo se deu por conta do aumento de capital

Dasa obtém extensão de prazo para aumentar número de ações negociadas em mercado

Autoridades ucranianas e especialistas em aviação levantaram suspeita de que a queda pode ter sido, provavelmente, causada por fogo antiaéreo russo

Rússia minimiza especulações sobre acidente da Azerbaijan Airlines

Hamas e Israel trocaram acusações na quarta-feira por não finalizarem um acordo de cessar-fogo

Queda na demanda chinesa, concorrência com pedras de laboratório e legado da pandemia deixaram o maior produtor mundial de diamantes por receita com inventário avaliado em cerca de US$ 2 bi

FT: De Beers acumula maior estoque de diamantes desde a crise financeira de 2008

Nova alta do dólar contra o real, também se reflete na curva de juros local

A escalada das tensões entre Rússia e Ucrânia e os conflitos no Oriente Médio aumentam as preocupações com interrupções ao fornecimento de petróleo

A gigante da tecnologia recentemente adicionou o Copilot ao seu serviço de assinatura para consumidores

Microsoft integra assistente de IA a clientes mesmo quando não solicitado na Ásia