Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Valor — São Paulo


O deputado federal Guilherme Boulos (Psol), derrotado no segundo turno da disputa à Prefeitura de São Paulo, disse em nota que indiciamento de Pablo Marçal (PRTB) pela Polícia Federal (PF) é “só o primeiro passo” no combate às notícias falsas disseminadas pelo influenciador na corrida eleitoral paulistana. Em comunicado à imprensa, Boulos também cobrou punições a Ricardo Nunes (MDB), prefeito reeleito, e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que apoiou a reeleição de Nunes.

A PF indiciou Marçal nesta sexta-feira (8) pelo crime de uso de documento falsificados ao publicar, na antevéspera do primeiro turno, um laudo falso que associava o deputado ao consumo de drogas. O influenciador, também candidato a prefeito, terminou a eleição em terceiro lugar.

“O indiciamento de Pablo Marçal pela PF é só um primeiro passo no combate às fake news abjetas que contaminaram a disputa eleitoral deste ano na cidade de São Paulo”, afirmou Boulos em nota divulgada à imprensa.

Também nesta sexta-feira, o influenciador prestou depoimento na Superintendência da PF em São Paulo e negou envolvimento na fabricação e na publicação do documento falso, mas não se manifestou à imprensa a respeito do indiciamento.

Após a divulgação do laudo falso na noite de 4 de outubro pelas redes sociais de Marçal, a campanha do deputado federal entrou com medidas nas Justiças Eleitoral e Criminal contra o influenciador – incluindo a prisão do candidato do PRTB, que não foi concedida. As perícias das duas instituições determinaram a falsidade da assinatura do médico, que morreu em 2022, no documento.

A despeito da divulgação do documento, Boulos aceitou participar de uma sabatina com Marçal, antes do segundo turno. O laudo não foi abordado na transmissão. Nunes também foi convidado pelo influenciador, mas não aceitou o convite.

Boulos também disse esperar que a Justiça atue com "firmeza" contra o Nunes que, segundo o deputado, fez uso "criminoso" da máquina pública na campanha, e contra Tarcísio de Freitas por crime eleitoral. No dia da votação do segundo turno, o governador reiterou a jornalistas informações, ainda sem investigação, de que o Primeiro Comando da Capital (PCC) estaria orientando o voto no candidato do Psol. Após as reações às declarações, Tarcísio afirmou que apenas reproduziu informações já veiculadas por órgãos de imprensa.

A respeito da conduta de Nunes, a campanha de Boulos entrou na Justiça Eleitoral pelo menos três vezes apontando uso ilegal da estrutura da prefeitura na campanha. A defesa do prefeito rebate as acusações. Contra o governador do Estado, Boulos entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com uma queixa-crime no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*Estagiária sob supervisão de Fernanda Godoy

Influenciador Pablo Marçal, candidato derrotado a prefeito, entrevista Guilherme Boulos, postulante do Psol — Foto: Reprodução/YouTube - Pablo Marçal
Influenciador Pablo Marçal, candidato derrotado a prefeito, entrevista Guilherme Boulos, postulante do Psol — Foto: Reprodução/YouTube - Pablo Marçal
Mais recente Próxima STF forma maioria para manter pena de Collor em condenação na Lava-Jato

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Foi o primeiro corte de juros após oito reuniões consecutivas de manutenção das taxas

Na terça-feira governo chinês reafirmou planos de novos estímulos fiscais

Dólar abre sessão em alta e juros futuros avançam, mesmo com anúncio de leilão do BC; Ibovespa cai

Decisão foi tomada pelos ministros da 2ª Turma da Corte

STJ: Nova determinação para cobrança de tributo vale apenas para fatos posteriores

Motivo se deu por conta do aumento de capital

Dasa obtém extensão de prazo para aumentar número de ações negociadas em mercado

Autoridades ucranianas e especialistas em aviação levantaram suspeita de que a queda pode ter sido, provavelmente, causada por fogo antiaéreo russo

Rússia minimiza especulações sobre acidente da Azerbaijan Airlines

Hamas e Israel trocaram acusações na quarta-feira por não finalizarem um acordo de cessar-fogo

Queda na demanda chinesa, concorrência com pedras de laboratório e legado da pandemia deixaram o maior produtor mundial de diamantes por receita com inventário avaliado em cerca de US$ 2 bi

FT: De Beers acumula maior estoque de diamantes desde a crise financeira de 2008

Nova alta do dólar contra o real, também se reflete na curva de juros local

A escalada das tensões entre Rússia e Ucrânia e os conflitos no Oriente Médio aumentam as preocupações com interrupções ao fornecimento de petróleo

A gigante da tecnologia recentemente adicionou o Copilot ao seu serviço de assinatura para consumidores

Microsoft integra assistente de IA a clientes mesmo quando não solicitado na Ásia