A empresa de análise de blockchain Chainalysis adquiriu a solução de detecção de fraudes baseada em inteligência artificial (IA) Alterya. A ferramenta comprada tem como clientes algumas grandes empresas do setor de criptomoedas, como as exchanges Binance e Coinbase.
Na nota sobre o anúncio, as empresas afirmam que mecanismos de IA generativa tornaram os golpes financeiros mais escaláveis e de menor custo, pois os criminosos podem produzir um conteúdo falso mais difícil de discernir da realidade. Além disso, essas fraudes podem ser disseminadas pelas redes sociais.
“Com esta aquisição, a Chainalysis agora pode fornecer proteção proativa contra fraudes em tempo real para pagamentos e detecção aprimorada de fraudes durante [o processo de conheça seu cliente] KYC para exchanges, blockchains e provedores de carteira”, diz a companhia.
A Alterya afirma que conseguiu detectar US$ 10 bilhões enviados para golpes em 2024 e que hoje 85% das fraudes envolve contas verificadas que conseguem passar como legítimas pelas soluções tradicionais de verificação de identidade. A Alterya também diz que ajudou as corretoras de criptomoedas que atende a diminuir fraudes em 60%.