Executivo de Valor
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por — Do Rio


 Gustavo Werneck: “O papel do comandante é fazer escolhas que perenizem a empresa” — Foto: Julio Bittencourt/Valor
Gustavo Werneck: “O papel do comandante é fazer escolhas que perenizem a empresa” — Foto: Julio Bittencourt/Valor

Gustavo Werneck, CEO da Gerdau desde 2018, é um adepto da Felicidade Interna Bruta (FIB), conceito que leva em conta, entre outros itens, o bem-estar das pessoas. Primeiro comandante da companhia de fora da família fundadora, o executivo se aprofundou na filosofia nascida no Butão e usada por lá como política de Estado, ao visitar o pequeno país asiático em 2023.

“Gosto de dizer que o verdadeiro significado de CEO é Chief Enabling Officer, pois acredito que devo atuar como uma espécie de facilitador”, diz. Esse facilitador é o responsável pela transmissão da cultura dentro da companhia. No contexto da transformação cultural e digital, a Gerdau, diz ele, se destaca pela aplicação da filosofia da felicidade bruta e de conceitos voltados para a satisfação dos colaboradores.

Werneck defende a ideia de que a vida de CEO é compatível com tempo livre para se dedicar a outros projetos, praticar seu esporte preferido, o caratê – no qual, inclusive, é faixa preta – e curtir a família. Para ele, o papel do comandante é menos o de tomar decisões e mais o de fazer escolhas “que perenizem a empresa”. Por isso, sua gestão é pautada por um alto nível de delegação. Umas das escolhas mais relevantes feitas recentemente, destaca ele, foi paralisar totalmente as operações da Gerdau no Rio Grande do Sul. “Para que a vida, a saúde física e mental dos nossos colaboradores e familiares fossem colocadas acima de qualquer outra prioridade da empresa”, destaca.

Neste ano, a companhia – maior fabricante brasileira de aço e com atuação em sete países nas Américas do Sul e do Norte – pretende investir R$ 6 bilhões. Os recursos estão focados principalmente em ampliação de capacidade e de produtividade e em melhorias ambientais.

Embora mantenha seus planos, a companhia vê um cenário setorial de incertezas geradas por fatores internos e externos. Entre eles, os conflitos geopolíticos e o excesso de produção global. A operação brasileira enfrenta as dificuldades da economia chinesa, com a queda do setor de construção e a resposta do governo chinês de subsidiar as usinas locais para manter o nível de emprego e a produção constantes.

Isso levou a um excedente crescente de aço que passou a ser exportado para o Brasil. Segundo Werneck, ainda é preciso avaliar se as medidas anunciadas pelo governo federal em abril, para conter as importações excessivas, funcionarão para a retomada do ambiente competitivo.

Já para a operação internacional da Gerdau, há perspectivas de favorecimento da competitividade da indústria do aço, com geração de incentivos para a demanda local no longo prazo. Isso devido à continuidade das políticas e dos programas do governo americano que estimulam a demanda pela matéria-prima na região e ao fenômeno de reshoring, termo em inglês que indica a volta para o país de origem da produção de empresas que mantinham fábricas no exterior.

O mundo mais polarizado leva a reposicionamento de forças globais. Como resultado, surgem políticas de defesa comercial, que priorizam a produção local e reduzem os fluxos de comércio internacional. É um contexto que vem fazendo a Gerdau focar sua operação brasileira menos em exportações e mais em produtos de maior valor agregado para atender clientes locais.

Para Werneck, a sobrevivência da Gerdau passa por uma “altíssima capacidade” de se adaptar rapidamente a novos cenários. “Nosso time entende a mudança como parte do dia a dia. É um diferencial competitivo”, destaca.

Gustavo Werneck: CEO da Gerdau
Empresas onde trabalhou: SMS Group
Formação: engenharia mecânica na Universidade Federal de Minas Gerais. Outros cursos na Fundação Getulio Vargas (FGV), Ibmec, Harvard Business School, Kellogg School of Management, London Business School
Matéria predileta na escola: matemática
Me tornei CEO com: 45 anos
No fim de semana gosto de: ficar com a minha família
Café da manhã, almoço ou happy hour: café da manhã
Desligo o celular quando: nunca
O que salva um dia: impactar positivamente a vida das pessoas
O que acaba com um dia: mentiras

Os preferidos

Time: Atlético-MG
Drinque, comida ou sobremesa: feijão tropeiro
Livro: “Walking the Talk: A Cultura Através do Exemplo”, de Carolyn Taylor
Personagem: Galo Doido
Série: “The Chosen”
Hobby: artes marciais

Mais recente Próxima Executivo de Valor: Bruno Lasansky, da Localiza&Co, é premiado na categoria Logística e Transportes
Tudo sobre uma empresa
Acesse tudo o que precisa saber sobre empresas da B3 em um único lugar! Dados financeiros, indicadores, notícias exclusivas e gráficos precisos - tudo para ajudar você a tomar as melhores decisões de investimento
Conheça o Empresas 360

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Foi o primeiro corte de juros após oito reuniões consecutivas de manutenção das taxas

Na terça-feira governo chinês reafirmou planos de novos estímulos fiscais

Dólar abre sessão em alta e juros futuros avançam, mesmo com anúncio de leilão do BC; Ibovespa cai

Decisão foi tomada pelos ministros da 2ª Turma da Corte

STJ: Nova determinação para cobrança de tributo vale apenas para fatos posteriores

Motivo se deu por conta do aumento de capital

Dasa obtém extensão de prazo para aumentar número de ações negociadas em mercado

Autoridades ucranianas e especialistas em aviação levantaram suspeita de que a queda pode ter sido, provavelmente, causada por fogo antiaéreo russo

Rússia minimiza especulações sobre acidente da Azerbaijan Airlines

Hamas e Israel trocaram acusações na quarta-feira por não finalizarem um acordo de cessar-fogo

Queda na demanda chinesa, concorrência com pedras de laboratório e legado da pandemia deixaram o maior produtor mundial de diamantes por receita com inventário avaliado em cerca de US$ 2 bi

FT: De Beers acumula maior estoque de diamantes desde a crise financeira de 2008

Nova alta do dólar contra o real, também se reflete na curva de juros local

A escalada das tensões entre Rússia e Ucrânia e os conflitos no Oriente Médio aumentam as preocupações com interrupções ao fornecimento de petróleo

A gigante da tecnologia recentemente adicionou o Copilot ao seu serviço de assinatura para consumidores

Microsoft integra assistente de IA a clientes mesmo quando não solicitado na Ásia