A Moody’s Local reiterou a nota de crédito nacional “AAA.br” da Petrobras, mantendo também perspectiva estável.
Os analistas Danilo Arashiro, Diego Kashiwakura e Gabriel Hoffmann escrevem que a nota reflete a posição dominante da Petrobras no setor de óleo e gás, sua alta eficiência operacional, além de relevante nível de reservas provadas.
A classificação incorpora a prudente gestão financeira da estatal ao longo dos últimos anos, permitindo patamares saudáveis de alavancagem bruta e sólida posição de liquidez.
“Também consideramos a relevância estratégica da companhia para a economia do País, sendo uma das principais pagadoras de impostos e dividendos à União”, comenta a agência de classificação de riscos.
Por outro lado, a nota é pressionada pela sua exposição a variações nos preços internacionais do petróleo e também a riscos relacionados a temas ambientais, sociais e de governança.
A perspectiva estável reflete a visão de que a Petrobras manterá sua performance operacional estável, com métricas de crédito robustas, ao mesmo tempo em que mantém aderência ao seu plano estratégico recentemente divulgado.