Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Valor — Brasília


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou neste domingo a morte do publicitário Washington Olivetto. Lula classificou Olivetto como "talvez o mais célebre nome da nossa propaganda".

"Criador de grandes campanhas da televisão brasileira, Olivetto ganhou mais de 50 prêmios no Festival de Publicidade de Cannes e ficou conhecido como a mente por trás da propaganda do “Garoto Bombril”, um personagem clássico que moldou a publicidade desde a década de 70", escreveu o presidente na rede social X.

Lula também destacou a influência do publicitário na cultura brasileira. "Sua participação em empresas foi tão famosa que viraram até música, a “W/Brasil” de Jorge Ben Jor. Também foi colunista, escrevendo artigos na imprensa brasileira por anos", continuou.

Corintiano, Lula também lembrou o envolvimento de Olivetto com o clube. "Washington Olivetto foi vice-presidente do Corinthians, ajudando a fundar a Democracia Corintiana ao lado de nomes como Sócrates e Casagrande, durante a ditadura militar", afirmou Lula, se solidarizando com família, amigos, colegas de profissão e admiradores do publicitário.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prestou homenagem a Washington Olivetto e disse que o publicitário "levou a brasilidade para o mundo em suas peças". O publicitário morreu neste domingo, aos 73 anos.

"Sua criatividade, bom humor e apreço pela democracia deixam marcas na nossa cultura popular", escreveu no X o ministro, que se solidarizou com amigos e familiares de Olivetto.

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também lamentou a morte de Olivetto neste domingo e expressou seus sentimentos para os familiares e admiradores do publicitário paulista.

“O publicitário se tornou um dos maiores ícones na profissão em razão de sua carreira construída com brilhantismo, premiada no Brasil e no exterior. A genialidade de Olivetto, impregnada na criação de suas peças, deixou marcas indeléveis no imaginário de gerações de brasileiros”, afirmou, em nota.

Olivetto estava internado há quase cinco meses no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, por complicações pulmonares e morreu de falência de múltiplos órgãos.

Mais recente Próxima ‘Morreu o maior de nós’, diz Nizan Guanaes sobre Washington Olivetto
Tudo sobre uma empresa
Acesse tudo o que precisa saber sobre empresas da B3 em um único lugar! Dados financeiros, indicadores, notícias exclusivas e gráficos precisos - tudo para ajudar você a tomar as melhores decisões de investimento
Conheça o Empresas 360

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Os rendimentos atingiram o pico acima de 4,7% em abril, depois recuaram, antes de começar a se recuperar

Dólar avançou mais de 7% desde o fim de setembro, refletindo as expectativas de que as políticas do presidente Donald Trump devem acelerar o crescimento

Na terça-feira governo chinês reafirmou planos de novos estímulos fiscais

Estímulos na China podem guiar mercados em dia de baixa liquidez

Certame terá possibilidade de vendas de até US$ 3 bilhões, a ocorrerem a partir de 9h15

Ator tinha câncer de próstata e morreu em decorrência de uma sepse pulmonar, na Clínica São Vicente, na Gávea

Morre Ney Latorraca, ator de 'Vamp', 'TV Pirata' e outros papéis marcantes

Com a operação, 25 hospitais, seis clínicas oncológicas e seis clínicas médicas das companhias passarão a ser controladas por uma joint venture

Agenda de empresas: Cade aprova parceria entre Amil e Dasa

Em Tóquio, a Nissan Motor subiu 6,6% e a Toyota Motor ganhou 6,0%, após as empresas anunciarem negociações oficiais para se fundir

O presidente do BoJ disse que, como a economia ainda está em transição para uma inflação estável de 2%, o banco manterá condições monetárias acomodatícias

Segundo estudo elaborado pela Impacta a pedido da KPTL, Brasil tem grande potencial no setor florestal, mas precisa alavancar recursos para escalar as soluções sustentáveis e alavancar mais negócios

Só 10% dos investimentos de venture capital no Brasil são voltados para teses de Florestas e Clima

Os mercados da zona do euro e do Reino Unido não operam em razão do feriado de Boxing Day