Fechar

Funcionária da Vale sorrindo em paisagem verde. Ela veste uniforme verde
da vale, oculos, capacete e protetores auriculares Artefato visual de onda Vale
Foto de uma mulher em um escritório e vários monitores ao fundo. Ela está apoiada em um balcão e está usando camisa verde de botões com logo da Vale, cabelo comprido solt liso e está sorrindo.
Fotógrafo: Ricardo Teles
Foto de dois homens e uma mulher conversando e observando um equipamento que se assemelha a uma barra de ferro em uma área de operação. Eles estão usando camisa verde de botões da Vale, colete laranja com listras fluorescentes, calça jeans, luvas, bota, óculos de proteção e capacete.
Fotógrafo: Ricardo Teles

Contatos

Conheça nossos canais de atendimento e entre em contato com nossa equipe de Relações com Investidores.

Cadastre-se para receber nossos informativos.

Mais informações e orientações podem ser obtidas pelos seguintes canais:

Telefone: +55 (21) 3485-5000
Endereço: Praia de Botafogo, 186. Salas 1801 a 2001 - Rio de Janeiro/RJ – Brasil
CEP: 22250-145
Foto de dois homens em uma parte alta de uma operação observando algum ponto. Um dos homens está segurando e falando em um rádio com uma mão, ele está usando camisa polo verde clara com logo da Vale, crachá, relógio, proteção nos ouvidos, capacete e óculos de proteção. Já o outro está segurando um caderno e uma caneta e está usando camisa de botões verde clara com logo da Vale, crachá, relógio, proteção nos ouvidos, capacete e óculos de proteção.
Fotógrafo: Marcelo Coelho

Analistas de Mercado

Contacte os principais analistas e instituições que fazem a cobertura da performance da Vale(*).
Foto de um homem e uma mulher sorrindo. A mulher é negra e está de cabelo preso, o homem é branco e tem cabelo curto. Os dois estão usando uniforme, camisa verde de botões com logo da Vale e calça jeans.

Banco do Brasil

Mary Cleia da Silva

Bank of America Merrill Lynch

Caio Ribeiro

Barclays

Amos Fletcher

Barclays  (Renda Fixa)

Petr Grishchenko

BMO Capital Markets

Alexander Pearce

Bradesco

Rafael Barcellos

BTG Pactual

Leonardo Correa

Citigroup Equity Research

Alex Hacking

Credit Suisse (Renda Fixa)

Jamie Nicholson

Deutsche Bank

Liam Fitzpatrick

Exane BNP Paribas

Alan Spence

GBM Research

Rodrigo Garcilazo C

Goldman Sachs

Marcio Farid

HSBC

Jonathan L Brandt

Itaú

Daniel Sasson

Jefferies

Christopher LaFemina

John Tumazos Very Independent Research

John C. Tumazos

JP Morgan (Renda Fixa)

Alejandra Andrade

JP Morgan (Equity)

Rodolfo Angele

Morgan Stanley

Carlos de Alba

Octo Finances (Renda Fixa)

Christine Kam

RBC Capital Markets

Laura Chan

Safra

Ricardo Monegaglia

Santander

Yuri Pereira

Scotiabank

Alfonso Salazar

Societe Generale

Christian Georges

UBS

Myles Allsop

XP Investimentos

 Lucas Laghi
(*) A divulgação das referências foi autorizada pelos próprios profissionais e a Vale não garante que os dados apresentados permaneçam atualizados. As opiniões, estimativas e previsões a respeito da empresa, feitas por estes analistas, são de inteira responsabilidade dos seus autores.

Equipe de Relações com Investidores

Conheça o time de RI da Vale:
Thiago Lofiego
Diretor das áreas de Relações com Investidores e Participações

Thiago ingressou na Vale em 2023 como Diretor das áreas de Relações com Investidores e Participações. Anteriormente, dirigiu o time de Equity Research de Mineração & Metais do Bradesco BBI, em Nova Iorque. Tem 20 anos de experiência no mercados financeiro, com foco em commodities (Metais & Mineração, Celulose & Papel, Cimento e Óleo & Gás). Atuou em diversos IPOs e Follow-Ons, além de análises de transações publicas de M&A diversas. Classificado no top ranking da Institutional Investor Survey por 14 anos consecutivos. Em 2023, foi apontado pela Bloomberg Linea como um dos executivos em destaque do setor financeiro. Thiago concluiu um MBA pelo MIT Sloan School of Management, sendo também um Chartered Financial Analyst (CFA).

Mariana Rocha
Gerente

Ingressou na Vale em 2019, na área de Relações com Investidores. Anteriormente, atuou por treze anos no setor elétrico, sendo os últimos três anos na Energisa, onde estruturou a Gerência de Relações com Investidores após re-IPO e participou de operações de aquisições de ativos, ofertas voluntárias e hostil e captações no mercado de capitais. Antes disso, trabalhou por dez anos na Light, em diversas posições nas áreas de orçamento, regulação, desenvolvimento de negócios e, por último, relações com investidores. Graduada em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), também possui mestrado em Economia e Finanças pelo IBMEC-RJ.

Luciana Oliveti
Gerente

Ingressou na área de Relações com Investidores em 2019. Antes disso, atuou por 7 anos na Vale, nas áreas de Comunicação Corporativa, Consultoria Geral e Gestão de Riscos, em funções de planejamento e gestão. Antes de juntar-se à Vale, fez parte dos quadros da Kroll Associates no Brasil por 8 anos, como senior director em Inteligência de Negócios. Luciana é graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), inscrita na OAB/RJ, com especialização em gestão financeira de empresas.

Pedro Terra
Gerente

Ingressou na área de Relações com Investidores em 2019. Antes disso, atuou por 2 anos na área de Marketing de Ferrosos e Carvão, desenvolvendo iniciativas de valor compartilhado com siderúrgicas de diferentes regiões do mundo. Ainda na Vale, trabalhou por 4 anos na Diretoria Global de Estratégia, corresponsável pela entrega de planos plurianuais da empresa e por prover direcionadores estratégicos paras as áreas de negócio. Pedro é graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Patricia Tinoco
Gerente Técnico

Ingressou na área de relações com investidores em 2021. Antes disso atuou por 2 anos na área de desenvolvimentos de novo negócios de Metais Básicos, tendo trabalhado na ideação e execução de parcerias no Brasil e globalmente. Ainda na Vale, trabalhou por 8 anos na Estratégia Corporativa, onde atuou em inteligência competitiva e no suporte ao Planejamento estratégico de Ferrosos e, posteriormente, Metais Básicos. Patrícia é formada em economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Foto de três homens observando algum ponto e uma máquina de ferro grande ao fundo. Os três estão usando camisa de botões verde clara com logo da Vale, proteção nos ouvidos, capacete e óculos de proteção. Um deles está segurando uma caneta e um papel na mão

Conselho de Administração ou Conselho Fiscal

Nos termos da Lei, em caso de necessidade de contato, enviar e-mail para [email protected]

Perguntas Frequentes

Encontre aqui respostas para as principais dúvidas dos investidores da Vale:
Foto de dois homens em uma parte alta de uma operação observando algum ponto com uma vegetação, uma operação e montanhas ao fundo. Um dos homens está segurando e falando em um rádio com uma mão. Já o outro está sorrindo e observando. Os dois estão usando camisa de botões verde clara com logo da Vale, luvas, proteção nos ouvidos, capacete e óculos de proteção.

O Banco Bradesco S.A., banco custodiante das ações da Vale, remete ao endereço do acionista o extrato ddt sua posição acionária, quando há movimentação de ações, quando há pagamento de dividendos / juros sobre o capital próprio e para fins de declaração de imposto de renda. Por isso, é fundamental que o acionista esteja com seu endereço atualizado nos cadastros do custodiante. O acionista pode inclusive, a qualquer momento, comparecer a uma agência do Bradesco e solicitar um extrato de sua posição acionária na Vale.

Os acionistas cuja custódia seja realizada pela CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - devem consultar sua posição nesta instituição junto à corretora de valores através da qual os investimentos foram realizados.


A alteração de dados cadastrais pode ser efetuada em qualquer agência do Banco Bradesco. Para efetuá-la, o acionista deve apresentar cópias autenticadas de seus RG, CPF e comprovante de residência. Os acionistas cuja custódia seja realizada pela CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - devem contatar a corretora de valores através da qual os investimentos foram realizados.

A pessoa deve procurar qualquer agência do Banco Bradesco (custo diante das ações da Vale) e informar seu nome completo e CPF para que seja feita uma consulta nos registros de posição acionária da Vale.

Não, a Vale não é uma instituição financeira e, portanto, não negocia ações e debêntures com seus investidores. Para negociação de qualquer ativo ou título de dívida emitido pela Vale, os investidores devem contatar diretamente uma corretora de valores.


Caso o Gerente Geral não conheça o procedimento, favor solicitar que ele entre em contato com o Departamento de Ações e Custódia do Bradesco (DAC), por meio do telefone (11) 3684-9441 ou e-mail [email protected].


Os certificados representativos de ações ao portador devem ser entregues em qualquer agência do Banco Bradesco para que as ações possam ser atualizadas e convertidas para a forma nominativa e escritural. No Banco Bradesco, o acionista deverá preencher o formulário 1055-3 (fornecido pelo próprio banco), anexar os originais dos certificados e manter uma via deste formulário como seu protocolo. Após atualização, o acionista receberá no endereço por ele fornecido um "extrato" informando sua nova posição acionária e o montante de dividendos/JCP a que tem direito. Este valor será depositado em conta-corrente de qualquer banco no País, conforme orientação do acionista.


Não. As ações de emissão da Vale não foram vinculadas ao Fundo 157 ou a empréstimos compulsórios. Assim, valores relativos ao fundo não podem ser convertidos ou pagos em ações de emissão da Vale. Qualquer contato, seja por telefone, e-mail ou correspondência, sobre o referido fundo não procede da Vale.
As debêntures participativas representam títulos de crédito emitidos pela Companhia em favor dos debenturistas, que fazem jus ao recebimento de um prêmio pago semestralmente, nos termos da sua escritura, não se confundindo com as ações, pois estas últimas representam unidades do capital social de uma empresa.

No contexto do processo de privatização da Vale, com vistas a garantir aos acionistas pré-privatização o direito de participação em possíveis benefícios futuros das jazidas minerárias da Vale e de suas controladas, foi realizada a 6ª Emissão de Debêntures (“Debêntures Participativas”).

Os acionistas da Vale na data da Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 18 de abril de 1997, fizeram jus ao recebimento das debêntures participativas, não conversíveis em ações, na proporção de uma debênture para cada ação.


O investidor deve procurar uma agência do Banco Bradesco S.A., agente escriturador das debêntures participativas da Vale, munido dos documentos pessoais de identificação (RG, CPF e Comprovante de Residência), bem como um comprovante de domicílio bancário. Maiores orientações poderão ser obtidas pelo telefone 0800-701-1616 (Canal de Orientação ao Investidor).


Os dados cadastrais do debenturista são utilizados, por exemplo, para pagamento do prêmio das debêntures participativas da Vale. Dados inconsistentes ou desatualizados impossibilitam o pagamento pelo banco escriturador.

Conforme previsão legal, prescrevem em favor da Companhia os valores que tenham sido colocados à disposição do debenturista há mais de 03 (três) anos. Dessa forma, a contar da data da atualização do cadastro, o debenturista apenas fará jus ao recebimento de prêmios referentes aos últimos 03 anos.

Não. A contratação de assessoria financeira com tal objetivo não é obrigatória, sendo que a atualização cadastral deve ser solicitada diretamente pelo debenturista ao Banco Bradesco, agente escriturador da Companhia, que informará o procedimento a ser seguido para a atualização. De maneira geral, para solicitar a regularização dos dados cadastrais, o debenturista deve procurar uma agência do Banco Bradesco S.A., agente escriturador das debêntures participativas da Vale, munido dos documentos pessoais de identificação (RG, CPF e Comprovante de Residência), bem como um comprovante de domicílio bancário. Maiores orientações poderão ser obtidas pelo telefone 0800-701-1616 (Canal de Orientação ao Investidor). Alternativamente, o investidor também pode entrar em contato com a área de Relações com Investidores da Vale através do e-mail [email protected]. Não há cobrança de valores por parte do Bradesco ou da Vale para fornecimento de informações sobre as debêntures participativas ou para atualização de cadastro.

Os investidores devem procurar uma agência do Banco Bradesco, banco custodiante das ações da Vale. Os acionistas cuja custódia seja realizada pela CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - devem contatar a corretora de valores através da qual os investimentos foram realizados.


Não. Somente têm direito ao recebimento da remuneração aqueles acionistas que detinham ações da Vale no record date estabelecido para a segunda parcela do pagamento.

O record date é o dia no qual todos os acionistas que possuem ações da Vale (ordinárias ou preferenciais) no fechamento do pregão terão direito ao recebimento de juros sobre o capital próprio ou dividendos.

Ex date é a data na qual as ações (ordinárias e preferenciais) passam a ser negociadas sem direito à remuneração aprovada na reunião do Conselho de Administração da Vale.

Em março de 2002 foi realizada a terceira e última etapa do programa de privatização da Vale, através da oferta de venda global das ações ordinárias detidas pelo Governo Federal e pelo BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Nesta ocasião, o Governo Federal permitiu que os investidores de varejo participassem desta etapa da privatização da Vale utilizando seus depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra das ações ofertadas através dos Fundos Mútuos de Privatização – FMPs. Aqueles investidores que realizaram investimentos através de FMPs adquiriram quotas de um fundo de investimento e não ações da Vale. As carteiras dos FMPs FGTS da Vale, administradas por diversos bancos, são compostas por vários ativos, principalmente ações da Vale.


As pessoas que utilizaram os depósitos de seus FGTS adquiriram quotas de FMPs FGTS. Os detentores de ações da Vale são os FMPs FGTS. Os dividendos / juros sobre o capital próprio são pagos pela empresa para seus acionistas, neste caso os FMPs FGTS. O crédito dos dividendos / juros sobre o capital próprio será refletido no valor das quotas dos FMPs FGTS.

O contato com o Departamento de Relações com Investidores pode ser realizado através do e-mail [email protected] ou do telefone +55 21 3485-5000.

O EBIT (Earnings Before Interest and Taxes) é a principal medida de lucro operacional da Vale. Este representa o lucro operacional, ou seja, é calculado como lucro após custos e despesas operacionais. Através do EBIT, a Vale pode avaliar o desempenho puramente operacional, ou seja, sem os impactos de sua estrutura financeira, de itens não-operacionais e de outros itens de cunho tributário.


O EBITDA ajustado (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é a principal medida de geração de caixa da Vale. Este é calculado pela soma do EBIT ajustado com depreciação, amortização e exaustão, itens não-recorrentes (como a baixa de ativos) e os dividendos recebidos de subsidiárias não-consolidadas. A baixa de ativos não faz parte do cálculo já que representa despesa não-caixa. Os dividendos recebidos de subsidiárias não-consolidadas também integram o cálculo do EBITDA pois representam caixa de propriedade da Vale.