Vale conclui obras de descaracterização da 17ª estrutura a montante
Pencarian terkini
Link Cepat
•
Vale conclui obras de descaracterização da 17ª estrutura a montante
Com descaracterização da barragem Área IX, em Ouro Preto (MG), empresa chega a 57% das 30 estruturas previstas no Programa de Descaracterização
A Vale concluiu as obras de descaracterização da barragem Área IX, localizada na Mina Fábrica, em Ouro Preto (MG), garantindo mais segurança para a comunidade e o meio ambiente. A eliminação desta estrutura representa a conclusão de 57% do Programa de Descaracterização de Estruturas a Montante, chegando a 17 barragens eliminadas, de um total de 30 previstas.
Para sua descaracterização, foi retirado o alteamento a montante da barragem Área IX, eliminando os riscos relacionados a esse método construtivo. Agora, a área passará por obras para reconformação do terreno, implantação de um sistema de drenagem e revegetação.
Todas as etapas da descaracterização são acompanhadas por auditoria independente, pelos órgãos reguladores competentes, além do projetista, Engenheiro de Registro (EdR) e do Acompanhamento Técnico de Obra (ATO). Com a finalização das etapas de reconformação, implantação do sistema de drenagem e revegetação, a estrutura passará pelo processo de avaliação e validação final pelos órgãos competentes, conforme determina a legislação vigente.
“É um importante marco, pois é a segunda barragem alteada a montante descaracterizada na Mina Fábrica em 2 anos. Além disso, nessa mesma mina retiramos a barragem Dique de Pedra de nível de emergência e reduzimos o nível de emergência da barragem de Grupo em 2024. Isso mostra que estamos empenhados em aumentar a segurança das nossas barragens”, afirma Daniel Raposo, Gerente-Geral de Geotecnia e Hidrogeologia da Vale.
Outras quatro estruturas seguem em processo de descaracterização no local: a barragem Grupo, com as obras em andamento, e Forquilha I, Forquilha II e Forquilha III, em fase de projetos.
Compromisso com a segurança
A eliminação de estruturas a montante, além de atender à legislação, faz parte de um compromisso assumido pela Vale após o rompimento da barragem B1, em Brumadinho. Desde 2019, a empresa já investiu mais de R$ 10 bilhões no Programa de Descaracterização de Barragens a Montante.
As soluções de eliminação são customizadas para cada estrutura e estão sendo realizadas de forma cautelosa, tendo como prioridade, sempre, a segurança das pessoas, a redução dos riscos e os cuidados com o meio ambiente. Todas as estruturas a montante da Vale no Brasil estão inativas e são monitoradas 24 horas por dia pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa.
Media Relations Office - Vale
[email protected]
See also