Centenas de formandos de todas as áreas do conhecimento dos câmpus I e II celebram Colação de Grau
O ginásio estava lotado com centenas de concluintes e seus familiares. A cerimônia de colação de grau do semestre letivo 2024.2 dos câmpus I e II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aconteceu na tarde desta sexta-feira (20), no Clube Campestre, em Campina Grande. Quase 700 agora graduados estavam ali concluindo sua formação superior nas áreas biológicas, exatas, humanas, da natureza e da saúde na última Assembleia Solene de Colação de Grau do ano.
A entrada da congregação de professores dos Centros do Câmpus I: Ciências Jurídicas (CCJ), Ciências e Tecnologia (CCT), Biológicas e da Saúde (CCBS), Faculdade de Linguística, Letras e Artes (Falla); Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); e Centro de Educação (CEDUC) e Câmpus II: Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), abriu a cerimônia. A mesa solene foi formada pela reitora Celia Regina Diniz; pela vice-reitora Ivonildes Fonseca; pela pró-reitora de Graduação, Vagda Rocha; pelo diretor do CCJ, Ricardo Bezerra; pela diretora do CCBS, Nícia Stelita Soares; pelo diretor adjunto do CCSA, Ricardo Dantas; pelo diretor do CEDUC, Arlindo Aguiar; por Mário Araújo, diretor do CCAA; e por Felipe Pereira Rodrigues, diretor geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior Público da Paraíba (SINTESPB/UEPB).
Em seguida, entraram os paraninfos das turmas concluintes do período 2024.2 dos câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca. Os docentes paraninfos foram: Regimênia Maria Braga de Carvalho, do CCBS; José Félix de Brito Neto, do CCAA; Verônica Almeida de Oliveira, do CCSA; Ailton Elisiário de Sousa, do CCJ; Gustavo Henrique Esteves, do CCT; Cristiane Maria Nepomuceno, do CEDUC; e Gilda Carneiro Neves Ribeiro, da FALLA.
O juramento dos formandos foi conduzido pela concluinte de Letras (Inglês), Gabriela da Costa Souza. A oradora das turmas concluintes foi a formanda de Odontologia, Mariana Camila da Silva Rego. Ela citou trechos de diversos nomes consagrados da música e literatura brasileiras, de Raul Seixas a Guimarães Rosa. Mariana começou dizendo “somos uma pluralidade de sonhos”, para então citar Raul Seixas: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”. E finalizou com Guimaraes Rosa: “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.
O professor Ailton Elisiário de Sousa falou em nome de todos os paraninfos. Também citou diversos autores. Deixou seu recado aos formandos: “sejam modestos e simples em todos os momentos. A humildade ainda é a parte mais bela da sabedoria”. E citou o Dalai Lama, monge budista e líder tibetano, que afirma que a ética é mais importante do que a religião: “no século XXI, precisamos de uma ética que vá além de todas as religiões”, disse, parafraseando o líder religioso.
Em seguida, a professora Vagda Rocha, pró-reitoria de Graduação, começou agradecendo as diversas pessoas e setores que fazem possível a oficialização da conclusão de curso de tantos estudantes. Sua fala fez um percurso histórico e por diversas áreas. “Na atual sociedade, o avanço do conhecimento não significa necessariamente melhoria nas condições de vida, ou mesmo segurança. Seja alimentar, contra a violência, seja urbana, rural, seja em tempos de guerra”, discursou.
A docente falou do temor da Inteligência Artificial (IA) mas também lembrou dos benefícios que ciência e tecnologias trazem à humanidade. “Avançamos muito na ciência, mas ainda carece que avancemos no fazer escola, no fazer educação, bem como em humanidade. Precisamos educar com empatia, com respeito, com responsabilidade e sensibilidade, para com o outro e para o meio em que vivemos”, afirmou a pró-reitora.
Grau acadêmico
A conferência do grau acadêmico começou pela representante do CCJ, a formanda em Direito, Ana Beatriz Moreira Oliveira, que recebeu o grau em nome de todos os colegas pelo professor Ricardo Bezerra. O professor Gustavo Estevez, conferiu o grau acadêmico a Maria Isabelly Florentino de Pontes, concluinte de Física, que o recebeu em nome de todos os concluintes do CCT.
Todos os concluintes dos cursos que formam o CCBS foram representados pela formanda de Farmácia, Luna Gabrielly de Oliveira Santos, que recebeu o grau acadêmico da docente Nícia Stelita Soares. Ricardo Dantas, diretor adjunto do CCSA, conferiu o grau acadêmico à concluinte de Serviço Social, Cristine Vitória Rodrigues dos Santos, e simbolicamente a todos os formandos do Centro.
O professor José Arlindo Aguiar conferiu o grau acadêmico a Anna Maria da Rocha Barbosa, concluinte de Sociologia, que o recebeu em nome de todos os colegas do Centro. A diretora da FALLA, Gilda Ribeiro, conferiu o grau acadêmico aos concluintes dos cursos que formam a faculdade, recebido pelo formando em Letras (Inglês), João Batista Filho. Por fim, Mário Sérgio de Araújo conferiu o grau acadêmico ao formando em Agronomia, José Murilo Freire Duarte, que se estendeu a todos os presentes do CCAA.
A reitora Celia Regina Diniz encerrou a solenidade, comentando aos formandos que seus caminhos foram trilhados com muita resiliência e provando que sonhos podem ser alcançados.
Mencionou que pela primeira vez esta solenidade de colação de grau teve paraninfos de todos os Centros. E terminou com o que virou uma de suas marcas registradas: cantar à capela um trecho de canção brasileira. A escolhida foi “De volta pro aconchego”, de Dominguinhos.
Texto: Juliana Rosas
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.