Em X-Men tradição, os mutantes mais poderosos são categorizados como 'mutantes Ômega', possuindo poder igual aos deuses literais. Apesar do X-Men franquia existente há 61 anos, apenas algumas dúzias de mutantes foram oficialmente declarados de nível Ômegamostrando o quão raro e avassalador é o poder exercido por esses mutantes. A lista completa de X-MenOs Ômegas da série incluem heróis icônicos, vilões icônicos e alguns mutantes pouco conhecidos.
Muitos dos mutantes Omega dos X-Men vêm da nação recentemente introduzida de Arakko, então esta lista será dividida em duas partes: mutantes da Terra (os heróis e vilões humanóides que a maioria dos fãs provavelmente reconhecerá) e mutantes de Arakko (novas adições estranhas e maravilhosas). que ultrapassam os limites dos poderes mutantes.) Também cobriremos potencial Mutantes Omega – aqueles que provavelmente merecem o título, mesmo que a Marvel não o tenha oficializado.
Porque "Nível ômega" pode significar coisas ligeiramente diferentes dependendo da era dos quadrinhos, categorizaremos cada Omega como um dos três 'tipos':
- Clássico - Durante a maior parte da história da Marvel, X-Men os quadrinhos usaram o 'nível ômega' para se referir a mutantes incrivelmente poderosos, especialmente aqueles cujos limites superiores são aparentemente impossíveis de medir.
- Krakoano - X-MenA Era Krakoana 2019-2024 redefiniu a categoria, endurecendo as regras para que os mutantes só fossem considerados Ômega se seu poder não pudesse ser excedido em sua área, mesmo hipoteticamente. Por exemplo, Magneto tem controle total do magnetismo - não existe nenhum mutante teórico que possa controlar o magnetismo de uma forma que ele não consegue. O método Krakoan nomeou apenas 14 mutantes oficiais de nível Omega, tornando esta categoria mais exclusiva. Pode-se presumir que os Ômegas de Krakoan também se qualificam como Ômegas Clássicos, mas não vice-versa.
- Além - Houve um punhado de mutantes que vão além do nível Omega, embora não exista um termo oficial para esse status. Usamos esta categoria apenas onde a Marvel declarou explicitamente que o personagem está além do Omega.
35
Cabo (também conhecido como Nathan Summers)
Tipo Ômega: Clássico
Começando nossa lista de mutantes de nível Ômega da Terra está Cable. Filho de Ciclope e Jean Grey, Cable foi criado no futuro devido a contrair um vírus que não poderia ser tratado no presente. Cable é um mutante telecinético e telepático e afirmou no passado estar entre os telepatas mais poderosos do planeta. Na verdade, ele foi rotulado como um mutante de nível Ômega por esse poder em Lonnie Nadler, Zac Thompson e Germán Peralta. Cabo #159.
Tristemente, Cable raramente consegue acessar todos os seus poderespois ele é forçado a dedicar uma parte significativa deles ao combate a um vírus tecno-orgânico que está constantemente substituindo seu corpo por máquinas. Graças à sua capacidade de mudar de forma e controlar outras máquinas, Cable optou por manter o vírus mesmo quando lhe foi oferecida uma cura. No entanto, quando em plena posse de sua telepatia, ele foi capaz de alcançar todas as mentes da Terra ao mesmo tempo.
34
Kid Omega (também conhecido como Quentin Quire)
Tipo Ômega: Krakoan
Um ex-aluno rebelde da Escola Xavier, Quentin Quire tem imenso poder telepático e telecinético, embora apenas suas habilidades telepáticas atinjam o nível Omega. Kid Omega é capaz de usar esses poderes para ler e influenciar as mentes de outras pessoas, além de possuir imensa habilidade no combate a outros médiuns e ser naturalmente protegido de ataques telepáticos. Ele também é capaz de construir armas com energia astral - mais comumente uma espingarda. Apesar de aparentemente não gostar dos X-Men, ele já trabalhou no elenco da X-Force de Wolverine no passado.
33
Hope Summers (também conhecida como Hope)
Tipo Ômega: Krakoan
Filha da Força Fênix, posteriormente criada por Cable, Hope é uma soldado experiente que pode copie os poderes de quaisquer mutantes nas proximidades delaincluindo assumir vários poderes ao mesmo tempo. Hope pode duplicar poderes à distância e não nega o acesso do alvo aos seus próprios poderes ao fazer isso. Ela também está ligada a outros cinco mutantes conhecidos como Luzes, que têm um desejo subconsciente de confiar nela e protegê-la. A esperança está além da morte, mas recentemente abandonou a forma humana para existir no espaço extra-realidade conhecido como Sala Quente Branca.
32
Magneto (também conhecido como Max Eisenhart)
Tipo Ômega: Krakoan
O vilão mais icônico dos X-Men (apesar de ter passado a maior parte das últimas décadas como aliado), Magneto tem controle total sobre o magnetismo. Isso lhe permite controlar e remodelar o metal, no entanto, ele descobriu muitas outras aplicações para seus poderes, desde a geração de campos de força até o bombeamento manual de seu sangue pelo corpo depois que seu coração foi arrancado pelo tio de Thanos, Uranos. Magneto é um dos únicos mutantes não-Arakki que já se sentou em seu corpo governante, o Grande Anel, e X-Men deu a entender que é apenas uma questão de tempo até que sua filha Polaris desbloqueie o mesmo nível de poder da classe Omega.
31
Brian Morrison
Tipo Ômega: Clássico
Brian Morrison é um jovem mutante que pode gerar uma imensa quantidade de energia cósmica em explosões explosivas. Após o surgimento caótico de seus poderes em X-Men: Ouro #36 (Marc Guggenheim e Pere Pérez), Kitty Pryde ofereceu-lhe treinamento com os X-Men. Não se sabe o que Brian escolheu e como seus poderes podem se manifestar de forma diferente com o treinamento.
30
Maddie
Tipo Ômega: Clássico
Maddie é uma teletransportadora de nível Omega, mantendo constantemente a consciência espacial absoluta de uma grande área ao seu redor, com a capacidade de teletransportar qualquer objeto ou grupo de objetos dentro dela, provavelmente até o nível molecular. Ela carrega uma lança, usando seus poderes para mudar seu ângulo e direção para sempre acertar seu alvo. O herói dos Novos Mutantes Warlock estimou que em uma luta até a morte mesmo Wolverine teria apenas 0,0078% de chance de sobrevivência contra ela.
29
Proteu (Kevin MacTaggert)
Tipo Ômega: Krakoan
O filho da ex-aliada dos X-Men, Dra. Moira MacTaggert, Proteus tem controle absoluto da realidade em seu raio imediato. Seus poderes são tão extremos que esgotam rapidamente sua forma biológica, fazendo com que ele precise de novos corpos hospedeiros, que ele possa possuir e usar como marionetes. Seus poderes podem ser interrompidos usando metal, embora a substância não seja imune aos seus poderes de distorcer a realidade. Outrora um vilão, Proteus aliou-se aos X-Men durante a Era Krakoan, tornando-se uma parte essencial de seus Protocolos de Ressurreição, que poderiam trazer mutantes de volta da morte.
28
Êxodo (também conhecido como Bennet du Paris)
Tipo Ômega: Krakoan
O ser telecinético mais poderoso da tradição da Marvel, Bennet du Paris é um antigo mutante nascido durante o século XII. Exodus pode usar a telecinesia como um instrumento contundente, mas também é capaz de uma série de feitos, desde aprimorar seu corpo a níveis sobre-humanos até criar objetos com poder psiônico e manipular incrivelmente delicadamente vários objetos ao mesmo tempo. Exodus também tem a habilidade mutante de se alimentar de fécom Pecados do Sinistro revelando que com seguidores suficientes, Exodus pode se tornar um ser cósmico no nível de Galactus.
27
Vulcano (também conhecido como Gabriel Summers)
Tipo Ômega: Krakoan
Irmão há muito perdido do Ciclope de Scott Summers, Vulcano tem controle total sobre a energia. Ele é capaz de tudo, desde lançar raios de fogo cósmico até mexer com os sinais elétricos do cérebro humano. Traído por Xavier, Vulcano desenvolveu um ódio pelos X-Men e brevemente se tornou o líder tirânico do alienígena Império Shi'ar. Ele fez parte da terraformação de Marte em X-Men do tamanho de um planeta #1 (de Gerry Duggan e Pepe Larraz), usando seus poderes em conjunto com outros mutantes de nível Omega.
26
Forja
Tipo Ômega: Clássico
O mais recente mutante Omega na tradição dos X-Men, Forge ascendeu ao nível Omega em julho de 2024 Força X #1 (de Geoffrey Thorne e Marcus To.) Ele conseguiu isso usando um dispositivo que aumentou seu poder de inventar qualquer mecanismo, dando-lhe uma compreensão instintiva dos campos de causalidade mundiais. Forge agora pode montar instintivamente uma solução para qualquer problemamas devido à complexidade envolvida, ele não entende necessariamente suas soluções em um nível consciente. Atualmente, ele não tem certeza se matou seu colega herói Surge devido a seus projetos subconscientes.
25
Homem de Gelo (também conhecido como Robert 'Bobby' Drake)
Tipo Ômega: Krakoan
Membro fundador dos X-Men, Iceman só recentemente alcançou seu potencial de nível Omega. Embora a maioria dos fãs saiba que ele pode transformar seu corpo em gelo, seus poderes expandidos tratam o Homem de Gelo mais como uma consciência desencarnada que pode se projetar em construções de gelo. Ele pode criar corpos gigantescos ou minúsculos, bem como criar e utilizar vários corpos ao mesmo tempo ou mudar sua consciência através de grandes quantidades de gelo. Ele possui imenso controle sobre sua forma, capaz de se reconstruir conscientemente em nível celular.
Iceman pode gerar e controlar gelo, ao mesmo tempo que reduz as temperaturas em taxas incrivelmente rápidas. Ele foi capaz de gerar quantidades de gelo em escala planetária, bem como interromper reações químicas controlando o calor. No seu estado mais poderoso, ele foi capaz de desacelerar o próprio espaço-tempo, parando o tempo ao seu redor.
24
Elixir (também conhecido como Joshua Foley)
Tipo Ômega: Krakoan
Membro da turma de Novos Mutantes de 2003, Elixir tem controle total sobre a vida biológica. O Elixir pode curar qualquer ferimento, incluindo o crescimento de um coração, e também pode ressuscitar indivíduos da morte. Ele também é capaz de causar doenças e morte, com sua pele mudando de dourada para preta dependendo se ele está curando ou matando. As habilidades de Elixir aumentam em escopo junto com sua compreensão da biologia, e ele foi fundamental nos Protocolos de Ressurreição dos X-Men.
23
Tempestade (também conhecida como Ororo Munroe)
Tipo Ômega: Krakoan
Um herói icônico que estreou em 1975 X-Men de tamanho gigante nº 1 de Len Wein e Dave Cockrum, Storm controla o clima e a atmosfera do planeta ao seu redor. Embora seus poderes básicos incluam levantar-se com o vento para voar e atingir seus inimigos com raios, ela é capaz de exercer controle em nível planetário, criando vastas tempestades, terremotos e vulcões. Storm recentemente se juntou aos Vingadores em Jed MacKay e Ryan North Vingadores #17com Thor reconhecendo-a oficialmente como um deus companheiro.
22
Legião (também conhecido como David Haller)
Tipo Ômega: Krakoan
Filho de Carlos Xavier, Legion tem capacidade de nível Omega para gerar novos superpoderes. Não há limite para a força ou variedade de poderes que Legion pode gerar e exercer, a tal ponto que muitos dos poderes que ele gera são também Nível ômega em força (como ele afirmou no livro de Simon Spurrier e Jorge Molina X-Men: Legado Vol. 2#5.) Para cada poder, a Legião também cria uma nova persona para governá-la - um efeito que pode ser necessário para controlar suas habilidades ou pode ser um efeito colateral de seus próprios problemas de saúde mental.
21
Monarca (também conhecido como James Braddock Jr.)
Tipo Ômega: Krakoan
Irmão de Brian Braddock (o ex-Capitão Grã-Bretanha) e Betsy Braddock (o ex-Psylocke e atual Capitão Grã-Bretanha), James Braddock Jr. é capaz de ver e influenciar a causalidade, permitindo-lhe distorcer a realidade puxando 'cordas' invisíveis. Monarca pode mudar a realidade, viajar no tempo, dar e receber superpoderes e fazer essencialmente qualquer outra coisa, com seus poderes ficando ainda mais fortes (capazes de influenciar realidades alternativas) enquanto estiver no local mágico conhecido como Outro Mundo.
20
Senhor M (também conhecido como Absolon Mercator)
Tipo Ômega: Krakoan
Um mutante misterioso, o Senhor M tem controle total da matéria física, expressando-se como uma manipulação quase onipotente da realidade. Ele pode ressuscitar a vida, dar e receber superpoderes e transmutar todas as substâncias em todas as outras substâncias. Mister M tem poucas alianças com heróis ou vilões, preferindo ficar sozinho.
19
X-Man (também conhecido como Nathaniel Grey)
Tipo Ômega: Clássico
O filho geneticamente modificado de Ciclope e Jean Grey, Nate Gray foi criado em uma realidade alternativa, mas desde então se tornou um residente da Terra-616 da Marvel. Projetado pelo Senhor Sinistro para ser o mutante mais poderoso já nascido, X-Man tem controle total da energia psiônica, manifestando-se como uma manipulação da realidade divina. Ele pode comunicar-se telepaticamente facilmente com planetas inteiros, criar construções a partir de energia psiônica e controlar tudo, desde máquinas complexas até vida biológica. Durante o Era do X-Man evento, Nate até criou uma nova realidade para abrigar os vários heróis e vilões dos X-Men.
18
Matheus Malloy
Tipo Ômega: Além do Ômega
Um dos únicos personagens dos X-Men a ser explicitamente descrito como "além do nível Omega" (em Estranhos X-Men Vol. 3#26de Brian Michael Bendis e Kris Anka), Matthew Malloy tem controle total sobre a realidade. Ele pode conceder a si mesmo qualquer poder que desejar e não pode ser morto, mesmo que seu corpo físico seja destruído. Os poderes de Matthew surgiram incontrolavelmente, e ele só foi derrotado quando o herói mutante Tempus viajou de volta no tempo, impedindo sua concepção.
17
Miranda
Tipo Ômega: Além do Ômega
Apesar de existir apenas na realidade de Max Bemis e Michael Walsh X-Men: o pior X-Man de todos os tempos minissérie, Miranda é portadora do único termo oficial para mutantes além do nível Omega, com Fera marcando-a como "Mutante ômicron." Miranda é capaz de manipular a realidade e reconstituir eventos passados, 'editando' a linha do tempo para que sempre seja como ela o fez.
16
Jean Grey (Fênix)
Tipo Ômega: Além do Ômega
Terminando nossa lista de mutantes da Terra com o mais poderoso número 1 está Jean Greya atual Phoenix e ex-Marvel Girl. Herói fundador dos X-Men, Jean Grey tem imensos poderes psíquicos. Na Era Krakoa, foi revelado que ela é a criadora da Força Fênix – uma personificação cósmica da criação que existe fora do tempo e do espaço. No seu ponto mais poderoso, Jean não pode apenas distorcer a realidade, mas se conectar com todas as realidades do Universo Marvel. Atualmente no auge de sua conexão com a Força Fênix, Stephanie Phillips e Marco Renna Fênix #5 Recentemente, Jean foi convidada para se juntar ao panteão cósmico da Marvel, marcando-a como “a pessoa mais poderosa que existe”.