Os 10 filmes de ação mais assustadores de todos os tempos, classificados

0
Os 10 filmes de ação mais assustadores de todos os tempos, classificados

Resumo

  • Os filmes de ação precisam inovar para permanecerem relevantes em um gênero concorrido, misturando elementos de terror para cativar um público mais amplo.

  • Filmes clássicos de terror e ação cult, como Aliens e Predator, resistiram ao teste do tempo, ganhando respeito como partes essenciais da história do cinema.

  • Personagens atraentes, cenas de luta intensas e reviravoltas aterrorizantes tornam filmes de ação e terror como 28 dias depois e Madrugada dos Mortos filmes imperdíveis.

Cenas de luta, violência e feitos heróicos são esperados em um filme de ação típico, mas alguns utilizam aspectos do gênero de terror para fazer os filmes de ação mais assustadores que existem. Não sendo estritamente terror ou ação, esses filmes combinam gêneros de maneira brilhante para atrair uma gama mais ampla de públicos e ampliar os limites do que um típico filme de ação pode ser. Embora o terror não seja para todos os públicos, esses filmes também contam histórias convincentes e incorporar um forte desenvolvimento de personagem para manter o espectador envolvido.

Os filmes de ação ocupam um nicho único no cinema porque precisam atender a grandes expectativas para ganhar respeito na área.

Muitos filmes de ação que revolucionam o gênero incorporam técnicas inovadoras e introduzem elementos de vários gêneros para mantê-los interessantes e relevantes. Os filmes de ação ocupam um nicho único no cinema porque precisam atender a grandes expectativas para ganhar respeito na área. Além disso, o público entra em filmes de ação esperando um certo tipo de filme e, quando um projeto se desvia da norma, pode receber críticas mistas. No entanto, o melhor do gênero de ação e terror tornou-se mais do que clássicos cult e é considerado parte importante da história do cinema.

Filme

Classificação IMDb

Do amanhecer ao anoitecer (1996)

7,2/10

28 dias depois (2002)

7,5/10

Amanhecer dos Mortos (1978)

7,8/10

O Anfitrião (2006)

7,1/10

Cloverfield (2008)

7/10

Predador (1987)

7,8/10

Mau Morto 2 (1987)

7,7/10

O Exterminador do Futuro (1984)

8,1/10

Lâmina II (2002)

6,7/10

Estrangeiros (1986)

8,4/10

10

Do amanhecer ao anoitecer (1996)

Dirigido por Robert Rodríguez


Quentin Tarantino e George Clooney em Do Amanhecer ao Anoitecer

Quentin Tarantino pode ser mais conhecido por seu trabalho por trás das câmeras, mas em Do amanhecer ao anoitecerele co-estrela com George Clooney em uma versão fantástica do filme de monstros. Dois irmãos, Tanatino e Clooney, fazem uma família como refém apenas para serem confrontados por um grupo de vampiros. Embora o ritmo raramente diminua e dê ao público um momento para respirar, isso faz parte da diversão do filme. Não está no nível dos outros projetos de Tarantino, mas funciona brilhantemente como filme B com uma base de fãs dedicada que aprecia suas muitas referências intertextuais.

Assistir Do amanhecer ao anoitecer no máx.

9

28 dias depois (2002)

Dirigido porDanny Boyle

28 Dias Depois é um filme de terror sobre o apocalipse zumbi dirigido por Danny Boyle. Depois que Jim (Cillian Murphy) acorda do coma em um hospital deserto em Londres, ele descobre que a cidade está invadida por mortos-vivos, então ele une forças com outros sobreviventes para tentar sair vivo.

Diretor

Danny Boyle

Data de lançamento

27 de junho de 2003

Elenco

Megan Burns, Cillian Murphy, Christopher Eccleston, Brendan Gleeson, Naomie Harris

Tempo de execução

113 minutos

Um jovem Cillian Murphy empresta seus talentos para 28 dias depoisuma obra-prima pré-pandemia sobre as consequências de uma epidemia em massa que inicia uma versão do apocalipse zumbi. 28 dias depois é um ótimo exemplo dos melhores filmes de zumbis “rápidos”, onde os mortos-vivos não rastejam em um ritmo glacial, mas são rápidos o suficiente para fazer os personagens correrem para salvar suas vidas. Isso aumenta os riscos e a tensão do filme, aumentando o investimento do público.

Embora possa parecer mais um filme pós-apocalíptico do que um filme de ação, ele tem o melhor dos dois mundos, enquanto os personagens lutam contra zumbis e outros humanos. Embora o ritmo dos zumbis e do filme raramente diminua, vale a pena observar o terror corporal e as reviravoltas inacreditáveis. Além disso, as performances fazem 28 dias depois relevante entre muitos outros filmes pandêmicos.

8

Amanhecer dos Mortos (1978)

Dirigido porGeorge A. Romero


Zumbis invadem um elevador e avançam em direção à câmera em Dawn of the Dead

O clássico de terror de George A. Romero, Dawn of the Dead, segue-se a Night of the Living Dead. Expandindo os zumbis de Romero, Dawn of the Dead redefiniu o gênero de terror por uma geração. Segue um grupo de sobreviventes enquanto eles acampam em um shopping center, eliminando os zumbis para conseguir suprimentos e fortalecer sua posição em um mundo cada vez mais hostil.

Data de lançamento

24 de maio de 1979

Elenco

Tempo de execução

127 minutos

Franquia(s)

Morto-vivo

O acompanhamento para Noite dos Mortos-Vivos, O amanhecer dos mortosexpande o universo existente, criando um resultado ainda mais assustador. Nesta iteração do apocalipse zumbi, o mundo se abre e o público vivencia uma escala maior do que aconteceria se zumbis vagassem pela Terra. Porém, o filme acaba voltando às raízes, com os personagens presos dentro de um shopping onde se posicionam. O impacto de O amanhecer dos mortos sobre filmes de zumbis e cultura pop em geral não pode ser exagerado. É um filme marcante que inspirou inúmeros outros cineastas.

7

O Anfitrião (2006)

Dirigido por Bong Joon-ho

Data de lançamento

27 de julho de 2006

Elenco

Song Kang-ho, Byun Hee-bong, Park Hae-il, Bae Doona, Go Ah-sung

Tempo de execução

119 minutos

Antes de seu enorme sucesso internacional com ParasitaBong Joon-ho fez um fantástico filme de monstros que questionou a interseção do desastre ambiental e de classe com O host. No filme, um monstro peixe mutante é criado quando produtos químicos são despejados ilegalmente em um rio, e os efeitos devastam a humanidade. Uma jovem é sequestrada e sua família trabalha junta para entrar na zona de quarentena para onde o monstro a levou.

O host ganhou popularidade desde o seu lançamento graças ao aumento da fama e sucesso de Bong, mas também devido à forma como o filme captura universalmente o terror e a incerteza do mundo. Embora os efeitos que criaram o monstro sejam um pouco desatualizados, eles se mantêm bem em 2006, e o filme está mais preocupado com os personagens humanos. Embora as sequências envolvendo o monstro sejam cansativas por si só, há momentos individuais em que os personagens exibem feitos incríveis de força e coragem humanas.

Assistir O host no Showtime.

6

Cloverfield (2008)

Dirigido por Matt Reeves


Rob e Beth parecendo mortificados contra um cenário de tijolos em Cloverfield

Dirigido por Matt Reeves, Cloverfield é um filme de desastre encontrado que segue um grupo de pessoas em busca de segurança durante um estado de emergência. Quando a cidade de Nova York é atacada por uma entidade monstruosa desconhecida, o caos se instala. Um grupo de amigos documenta suas tentativas de fugir da cidade e encontrar refúgio contra um ataque de monstros em uma câmera de vídeo portátil - filmagem que é designada como um relato do incidente "Cloverfield".

Data de lançamento

15 de janeiro de 2008

Tempo de execução

85 minutos

Cloverfield é significativo porque a inovação na direção e estilo visual que Matt Reeves e a equipe de produção alcançaram ao incorporar aspectos de filmagens encontradas. Usar a cidade de Nova York como cenário também impactou o sucesso do filme porque é uma paisagem muito intrigante para retratar terror e ação. É impossível não se identificar com os personagens que lutam por suas vidas depois que um monstro desce sobre sua cidade. Há uma sensação de pavor ao longo da história que torna os momentos assustadores mais arrepiantes, e o filme inspirou várias sequências por causa de suas fortes escolhas narrativas.

5

Predador (1987)

Dirigido porJohn McTiernan


Dillion, de Carl Weathers, conversa com o holandês de Arnold Schwarzenegger em Predator

Arnold Schwarzenegger estrela ao lado de Carl Weathers em Predadorfilme que lançou uma franquia que recebeu atualização recente com a Disney Presa. No entanto, poucos filmes podem superar o original pela forma como ele apresentou ao público o terror do Predador e pela facilidade com que capitalizou o medo que o monstro causou e a empolgação pelo personagem de Schwarzenegger, Dutch. Todo filme de ação precisa de um herói convincente, e Dutch se encaixa nesse perfil com força física e habilidades de luta. O que Predador O melhor que fiz foi reunir os fãs de ação e ficção científica para um filme que tivesse peso suficiente para carregar múltiplas sequências.

4

Mau Morto 2 (1987)

Dirigido porSam Raimi

O Mau morto os filmes podem ser exagerados e hilários às vezes, mas são tão assustadores quanto cômicos. Mal morto 2 é a parcela mais horrível por causa do tradicional cenário de terror da cabana na floresta que prende Ash (Bruce Campbell) e sua namorada Linda (Denise Bixler). Na sequência, o diretor Sam Raimi se diverte mais e toma mais liberdade com o filme, pois o público já entendia o mundo desde o primeiro filme. À medida que Ash luta contra demônios, os efeitos, as cenas de luta e o material de referência aumentam em uma sequência que supera em muito o original.

3

O Exterminador do Futuro (1984)

Dirigido porJames Cameron


Arnold Schwarzenegger andando de moto em O Exterminador do Futuro

Data de lançamento

26 de outubro de 1984

Tempo de execução

107 minutos

Schwarzenegger já atuou em muitos filmes de ação, mas é conhecido por seu papel de destaque em O Exterminador do Futuro. Como a máquina de matar maníaca, O Exterminador do Futuro, que está caçando Sarah Connor (Linda Hamilton), Schwarzenegger encarna perfeitamente um ciborgue sem moral, empatia ou preocupação com a vida humana. O filme deve muito aos seus antecessores nos gêneros noir e ficção científica, e é considerado um filme de viagem no tempo seminal por sua descrição intrincada de múltiplas linhas do tempo. Nos anos desde seu lançamento, O Exterminador do Futuro tornou-se um clássico do gênero de ação, e a incorporação de tensão e elementos assustadores contribuíram para isso.

Assistir O Exterminador do Futuro no AMC+.

2

Lâmina II (2002)

Dirigido porGuillermo del Toro

Blade II vê o retorno de Wesley Snipes como o Daywalker na sequência de Guillermo Del Toro do fenômeno de 1998. Desta vez, o herói da Marvel enfrenta uma nova raça de criaturas poderosas chamadas The Reapers, que se alimentam tanto de vampiros quanto de humanos. Abraham Whistler (Kris Kristofferson) e o Bloodpack, um grupo de elite de vampiros com membros como Dieter Reinhardt (Ron Perlman) e Scud (Norman Reedus), ajudam Blade nesta batalha.

Diretor

Guilherme del Toro

Data de lançamento

22 de março de 2002

Tempo de execução

117 minutos

Guillermo del Toro é um mestre da fantasia sombria, e o Lâmina os filmes ilustram como a ação pode ser mística e horrível, ao mesmo tempo em que tem um impacto sério. Em Lâmina IIas apostas estão mais altas do que nunca e as batalhas entre Blade (Wesley Snipes) e o vampiro estão em melhor ritmo, o que eleva o senso de urgência e faz com que o público se preocupe com Blade. Foram montadas críticas de que os personagens são subdesenvolvidos, mas isso não impede Lâmina II de ser exatamente o que se propôs a ser. É um passeio emocionante cheio de caça a vampiros e excelentes efeitos visuais.

1

Estrangeiros (1986)

Dirigido porJames Cameron


Newt de Carrie Hen fala com Ripley de Sigourney Weaver em Aliens

Aliens é um clássico de ficção científica de 1986 do escritor e diretor James Cameron. Estrelado por Sigourney Weaver como Ellen Ripley, é amplamente considerado um dos melhores filmes de terror de ficção científica já feitos. Ripley deve se unir a um grupo de fuzileiros navais coloniais para investigar um desastre em uma colônia de terraformação.

Data de lançamento

18 de julho de 1986

Tempo de execução

137 minutos

Sigourney Weaver voltou como Ripley em alienígenas, a sequência de Estrangeiroum filme que lançou as bases para o melhor e mais assustador filme de ação de todos os tempos. Alienígenas leva tudo o que fez Estrangeiro ótimo e aumenta o peso emocional do desfecho da história. No primeiro filme, apenas a vida de Ripley estava em jogo, mas com outros personagens envolvidos, ela luta por muito mais do que ela mesma. Foi arriscado colocar James Cameron no lugar de Ridley Scott, mas valeu a pena enormemente. A história é convincente, as atuações são incríveis e não há um momento de Alienígenas isso parece imerecido.