Vindo da Image Comics, Mortos-vivos foi um dos quadrinhos de zumbis de maior sucesso já feitos e ajudou a revitalizar o gênero, gerando até mesmo vários programas de TV de sucesso. Mas isso foi depois que Robert Kirkman e Tony Moore alteraram seu discurso depois que Image rejeitou sua ideia original, e se eles tivessem mantido seu discurso original, Os mortos-vivos legado seria muito diferente.
Originalmente, o escritor Kirkman pretendia que a série se concentrasse em um apocalipse zumbi que destrói o mundo, mas esse apocalipse teria ocorrido ao longo de décadas e o mundo em questão teria sido muito diferente. Em vez de uma Terra moderna, a história deveria acontecer em uma versão futurista e utópica da Terra.
Na proposta original de Kirkman, ao explorar o espaço sideral, o governo descobre um estranho mineral que transforma pessoas em zumbis. Como o governo faz frequentemente, a sua primeira ideia foi usar isto como uma potencial arma de guerra. Eles pretendiam usar o mineral em bombas, permitindo-lhes transformar qualquer pessoa que não fosse morta pela explosão inicial em zumbis.
The Walking Dead quase seguiu uma direção completamente diferente, abraçando mais ficção científica
A série seria irreconhecível para os fãs hoje
A ideia do governo não saiu conforme o planejado, como poucas coisas acontecem na mídia zumbi. O mineral acabaria infectando boa parte da sociedade, com os cidadãos se transformando em zumbis vorazes que atacam a utopia. A história em quadrinhos mostraria então a queda dessa utopia ao longo de várias décadas. Cada arco de história seria ambientado em um período de tempo diferente e focaria em um grupo diferente de personagens. Uma das ideias brilhantes de Kirkman era que cada arco seria totalmente independente, o que significa que alguém poderia pegar qualquer período de tempo e lê-lo do início ao fim para obter uma história completa.
Procurando por mais quadrinhos de ficção científica? Confira Invencíveltambém de Kirkman e do artista Ryan Ottley, disponível agora na Skybound Entertainment/Image Comics.
Mortos-vivos, como os fãs sabem hoje, começa como a maioria da mídia zumbi: com um apocalipse zumbi que extermina a maioria da humanidade. Este apocalipse é rápido e brutal. Uma das principais razões pelas quais os “caminhantes” neste universo são tão perigosos é porque todos estão infectados. Não importa como alguém morra, desde que seu cérebro esteja intacto no momento da morte, ele reanimará como um caminhante. Foi uma maneira brilhante de explicar como o mundo foi destruído tão rápida e completamente.
Depois do apocalipse, a história segue um grupo de sobreviventes liderado por Rick Grimes enquanto tentam encontrar segurança tanto dos caminhantes quanto de outros humanos. A história os leva por toda a América, e eles conhecem uma série de personagens e perdem muitos amigos ao longo do caminho. Uma das coisas que fez Mortos-vivos Destacaram-se as mortes brutais pelas quais a série ficou famosa. Embora a história fosse certamente divertida, não foi a primeira ideia que Kirkman teve para sua magnum opus zumbi.
A ideia original de Kirkman para Mortos-vivos Foi fascinante
Os fãs podem esperar que ele retorne algum dia
Infelizmente para todos, por mais legal que pareça a ideia original de Kirkman, Image simplesmente não estava interessado. A premissa cômica foi rejeitada e Kirkman foi enviado de volta à prancheta. Não querendo desistir da ideia de seu épico zumbi, ele o reformulou na história com a qual os leitores agora estão familiarizados. Mas a ideia original ainda tem muitas coisas e ainda poderia funcionar se fosse revitalizada. Um dos aspectos mais fascinantes da mídia zumbi que raramente é explorado, com o qual Kirkman parece concordar, é o que acontece após o apocalipse zumbi.
A maior parte da mídia zumbi se concentra apenas no fim imediato do mundo. Freqüentemente, os zumbis aparecem um dia e destroem tudo antes que alguém possa reagir. A ideia original para Mortos-vivos era mostrar uma queda lenta no caose, em última análise, como a sociedade prevaleceria contra a ameaça zumbi. É uma ótima ideia e é uma pena que a Image não tenha concordado com ela. Enquanto Mortos-vivos é uma série de quadrinhos fantástica como é, não é exatamente tão inovadora quanto os planos originais de Kirkman.
Kirkman sempre brincou com ficção científica e zumbis na mesma história. Existem alguns pontos em Os mortos-vivos história que esse combo foi provocado, como o infame final de Mortos-vivos #75, que terminou com o suspense do Governador, agora com melhorias cibernéticas, retornando dos mortos. Depois de assassinar brutalmente Michonne, ele ordena que Rick se ajoelhe e se renda aos novos senhores alienígenas que usaram os zumbis para enfraquecer a humanidade o suficiente para uma invasão.
Rick Grimes2000 É uma ficção científica bizarra Mortos-vivos Spin off
Por Robert Kirkman, Ryan Ottley, Cliff Rathburn, Dave McCaig e Rus Wooton
Esta história foi incluída como parte de um final bônus para o número 75, mas acabou se tornando um spinoff chamado Rick Grimes2000. Esta história foi um sonho febril de ideias que incluía coisas como Rick Grimes usando uma espada laser para lutar contra um governador ciborgue e Alpha e Beta se fundindo em um zumbi gigante para lutar contra uma versão ciborgue gigante de Michonne. Embora não pareça tão matizado quanto a história em quadrinhos que Kirkman originalmente lançou, é provavelmente o mais próximo de um zumbi e uma Terra futurista que os leitores chegarão em breve.
Rick Grimes2000 deixe Kirkman explorar toda a ficção científica absurda e invasões alienígenas que ele desejasse.
O que Mortos-vivos acabou sendo ainda um trabalho de quadrinhos que define o gênero. Gerou vários programas de TV e até videogames. Não há como negar o impacto que os quadrinhos tiveram no meio e no gênero, mas não podemos deixar de imaginar o que teria acontecido se Kirkman tivesse seguido sua ideia original. É possível que houvesse mais zumbis cruzados com ficção científica na cultura pop se Kirkman tivesse conseguido o que queria. O sucesso de Mortos-vivos não apenas gerou programas de TV baseados no trabalho de Kirkman, mas também inspirou alguns programas de zumbis imitadores.
Mortos-vivos Poderia ter levado o gênero em uma direção diferente
A mídia zumbi seria muito diferente se tivesse
É honestamente não é tão surpreendente que Kirkman originalmente quisesse explorar alienígenas e uma Terra utópica como seu original Mortos-vivos ideia ao examinar seu histórico de trabalho. Invencível é outra grande criação de Kirkman e muitos dos personagens dessa história em quadrinhos são alienígenas. Rick Grimes2000 deixe Kirkman explorar toda a ficção científica absurda e invasões alienígenas que ele desejasse. O fato de o plano original de Kirkman não ser o que os leitores entenderam não é particularmente surpreendente.
Parte de ser criativo é ter que refinar as ideias ao longo do tempo. Muito raramente o primeiro rascunho de uma ideia acaba indo para a página, como se pode ver no livro de Kirkman. Invencível Programa de TV agora. Enquanto o Invencível os quadrinhos são inegavelmente bons, o programa de TV parece uma segunda passagem: um refinamento das ideias que Kirkman originalmente trouxe para os quadrinhos. Com Mortos-vivosKirkman, infelizmente, não teve a chance de refinar sua ideia. Em vez disso, ele teve que escolher algo totalmente diferente para publicar o quadrinho. Enquanto Mortos-vivos é fantástico, poderia ter sido muito diferente.
Mortos-vivos #1 já está disponível na Image Comics!