Aviso: Spoilers para Detective Comics #1092homem Morcego sempre foi considerado um gênio na tradição da DC, mas sua última atualização elevou sua inteligência além de suas limitações habituais. Graças a uma grande revisão em sua biologia, Batman está oficialmente mais inteligente do que nunca, envergonhando todos os outros detetives da DC. Infelizmente, esse poder tem um custo, e Batman pode estar desafiando seu código moral em sua tentativa de expandir suas habilidades mentais.
Em uma prévia para Quadrinhos de detetive #1092 de Tom Taylor, Mikel Janín e Wes Abbott, Batman alterou sua biologia com um soro chamado Sangraal, que parece tê-lo tornado efetivamente imortal. Ele treina com Robin para testar os novos limites de seu corpo, e Damian revela que Batman não está se movendo mais rápido apenas no nível físico. De acordo com seu filho, Batman agora pode pensar mais rápido e muito mais rápido também
Batman já foi um candidato ao personagem mais inteligente da DC, mas agora que sua mente foi acelerada com essa atualização inesperada, ele sem dúvida conquistou o cobiçado primeiro lugar.
O soro antienvelhecimento do Batman o transforma no herói mais inteligente da DC
Ao pensar mais rápido do que costumava, Batman agora pode ser mais esperto que qualquer um
A inteligência do Batman é uma qualidade definidora que persiste desde a sua criação. Como um dos maiores detetives do Universo DC, sua mente deve estar afiada se ele quiser resolver os mistérios que tomam Gotham de assalto. No entanto, com a idade, a mente tende a desacelerar e perder a vantagem sobre a geração mais jovem. Batman agora enfrenta mais competição do que antes por sua posição como o chefe dos gênios da Liga da Justiça, com cada vez mais personagens provando ser melhores detetives do que ele. Agora, Sangraal parece estar preenchendo essa lacuna e concedendo superioridade a Bruce sobre seus pares.
Após a sessão de treinamento, Robin informa a Batman que seus movimentos mais ágeis podem ser atribuídos a mais do que apenas seu corpo ter sido envelhecido pelo soro. Ele explica, “O Sangraal pode estar melhorando sua neuroplasticidade.” A neuroplasticidade refere-se à capacidade adaptativa do cérebro, que é crítica para o processo de aprendizagem. Essencialmente, o cérebro do Batman funciona da mesma forma que o cérebro de um homem mais jovem, já que agora ele pode se adaptar às situações e formar novas conexões mentais com muito mais facilidade. Combinadas com sua memória fotográfica existente e seu forte raciocínio dedutivo, as habilidades intelectuais de Batman estão no caminho certo para superar as de todos os outros heróis.
O que é Sangraal? O misterioso novo power-up do Batman, explicado
Batman reverte sua maior fraqueza com a ajuda de Sangraal
Batman deve essa mudança inovadora em sua capacidade mental ao Sangraal, uma criação de uma velha amiga da família chamada Scarlett. Ele se aproxima dela depois que uma lesão no joelho o obriga a enfrentar sua própria mortalidade. Batman está envelhecendo e essa fraqueza flagrante tornou-se mais aparente com o tempo, à medida que ele se compara ao jovem Robin que luta ao seu lado. Bruce Wayne percebeu que não pode ser o Batman para sempre no ritmo em que está envelhecendo, então ele recorre ao Sangraal de Scarlett na esperança de prolongar sua vida e continuar suas façanhas no combate ao crime após sua data de validade natural.
As preocupações de Batman com o envelhecimento não são exclusivas da visão de Taylor e Janín sobre o personagem. Para outra história recente que aborda esse medo, confira "Doubt", de Christian Ward e Patric Reynolds em Batman: Os Bravos e Ousados # 18, disponível agora na DC Comics.
O nome “Sangraal” pode ser traduzido como “Santo Graal”, o que soa verdadeiro para o que o soro é capaz. Scarlett administra esta mistura às elites ricas do mundo na esperança de que, ao terem uma participação tangível no futuro, superem o seu egoísmo e lutem por ele mais do que fariam pelas gerações futuras. Ao revisar sua biologia, Batman recupera sua flexibilidade, tirando a vantagem de idade de Robin sobre ele. Há uma desvantagem na atualização do Batman, pois ele analisa sua composição e descobre que está imbuído dele com o sangue de outra pessoa.
A atualização intelectual do Batman pode ter repercussões terríveis
Sangraal pode estar conectado ao novo vilão do Batman, Asema
Enquanto Batman luta contra seu problema de idade, um novo vilão está à espreita nas ruas de Gotham. Asema desenvolveu um histórico de assassinato de adolescentes e usa os dedos do bisturi para tirar sangue de suas vítimas enquanto as mata. Este sangue pode ser o que dá ao Sangraal suas propriedades antienvelhecimento. Como tal, o intelecto aprimorado de Batman pode parecer positivo superficialmente, mas tirar sangue de inocentes para seu próprio benefício vai contra tudo o que ele representa. É só uma questão de tempo até homem Morcego descobre esse potencial lado negro do Sangraal e enfrenta as consequências de tomá-lo.
Quadrinhos de detetive #1092 está disponível em 26 de dezembro de 2024 na DC Comics.