A única colaboração de Denzel Washington e Bruce Willis foi um filme de ação esquecido dos anos 1990 que causou grande controvérsia

0
A única colaboração de Denzel Washington e Bruce Willis foi um filme de ação esquecido dos anos 1990 que causou grande controvérsia

Apesar de serem algumas das maiores estrelas de cinema do planeta, Denzel Washington e Bruce Willis colaborou apenas uma vez no final dos anos 90, sendo o seu filme o centro de uma grande polémica. O cerco foi o primeiro e único filme que os dois fizeram juntos, com cada um tendo grandes sucessos antes e depois de finalmente aparecerem em um filme juntos. Seus filmes duraram décadas e continuarão a durar.

Denzel Washington tem uma filmografia particularmente forte nos anos 90, com Malcolm X, Filadélfia, Ele pegou o jogoe Muito Barulho por Nada. Bruce Willis foi considerado um dos melhores astros de ação de todos os tempos naquela década, estrelando filmes como o Morrer Difícil franquia, O Quinto Elementoe Armagedom. Quando eles finalmente colaboraram O cerconão conseguiu corresponder às alturas dos outros filmes das duas estrelas, com o aspecto mais comentado do filme girando em torno da controvérsia.

O cerco foi o único filme conjunto de Bruce Willis e Denzel Washington

Realmente deveria ter havido mais

Apesar de serem algumas das maiores estrelas de ação do planeta e, ao mesmo tempo, Bruce Willis e Denzel Washington fizeram apenas um filme juntossem nenhum dos dois se reunir depois disso. O cerco foi lançado em 6 de novembro de 1998, apresentando Washington e Willis estrelando ao lado de Annette Bening (Sendo Júlia) e Tony Shalhoub (Missão da Galáxia). O filme foi um thriller de ação dirigido por Edward Zwick, conhecido por seus filmes como Glória, Lendas da Queda, O Último Samuraie Diamante de Sangue.

Mesmo com uma quantidade significativa de talento tanto na frente quanto atrás do filme, O cerco recebeu críticas relativamente fracas e falhou nas bilheterias, arrecadando apenas US$ 75 milhões contra um orçamento de US$ 70 milhões. A narrativa do filme explora um cenário fictício em que vários grupos terroristas realizam diversos ataques na cidade de Nova York. É uma pena que o único filme com Denzel Washington e Bruce Willis não tenha correspondido às grandes expectativas, com o único legado que deixou foi uma recepção controversa em torno da história do filme.

Por que o cerco foi tão controverso

O thriller foi acusado de reforçar estereótipos perigosos


Denzel Washington e Tony Shalhoub em O Cerco

Após seu lançamento inicial, O cerco foi rapidamente recebido com controvérsia sobre as representações terroristas árabes no filme, que foi lançado apenas cinco anos após o bombardeio do World Trade Center pela Al-Qaeda. Na verdade, o Comitê Árabe-Americano Antidiscriminação se manifestou contra o filme quando ele foi lançado com Hussein Ibish dizendo, "O Cerco é extremamente ofensivo. Está além da ofensiva. Estamos acostumados com a ofensiva, isso se tornou uma coisa diária. Isso é realmente perigoso." como na verdade "estereótipos reforçados que levam a crimes de ódio."

UM Relatório da CNN de 1998 discute os sentimentos de Edward Zwick sobre a controvérsia, com ele dizendo: "Houve bombardeamentos perpetrados por extremistas. Eles não são representantes do Islão, não são representativos da grande maioria das pessoas que amam este país, mas, mesmo assim, eles existem. A resposta a isso é o que me interessa." Zwick passou a falar sobre uma reunião com o Conselho de Relações Americano-Islâmicas faltando apenas algumas semanas para o fim das filmagens para discutir a mudança da premissa do filme, o que Zwick disse que não estava disposto a fazer, avançando com a história planejada em O cerco.