Wix Pagamentos Brasil: práticas recomendadas para aceitar pagamentos com cartão
2 min de leitura
Quando você aceita uma compra com cartão de crédito, sempre há uma chance de que o cartão ou as informações do cartão tenham sido roubados e estejam sendo usados para fraude. Também é possível que o comprador tente fazer uma alegação falsa através da abertura de um chargeback junto ao emissor do cartão de crédito.
No Wix trabalhamos muito para proteger nossos comerciantes de comportamentos fraudulentos. No entanto, você, como comerciante, é sempre a melhor linha de defesa contra fraude, uma vez que você está totalmente ciente de tudo o que está acontecendo com um determinado pedido e comprador.
Reconheça uma possível fraude
Os fraudadores geralmente usam técnicas sofisticadas para atingir seus objetivos e costuma funcionar de duas maneiras:
- Ao obter mercadorias ilegalmente sem pagar por elas
- Ao enganar o comerciante para obter fundos ilegalmente
Há uma série de sinais que revelam que a fraude pode estar ocorrendo. Para minimizar riscos e possíveis chargebacks ao aceitar pedidos online, revise os possíveis sinais de alerta. Se você notar algum dos comportamentos abaixo, considere tomar medidas extras para ter certeza de que seu cliente não é um fraudador. Desconfie de:
- Pedidos em massa: grandes pedidos de mercadorias que têm alto valor de revenda (tênis, eletrônicos, bolsas de designers, etc). Pedidos grandes repetidos desses itens também representam um alto risco.
- Comportamentos de processamento de cartões: várias transações de pagamento recusadas pelo antifraude ou pelo banco emissor do cartão, ou várias tentativas de compra com cartões diferentes. É improvável que um cliente tenha seis ou mais cartões. Da mesma forma, tome cuidado com os casos em que os clientes pedem para parcelar o pagamento em duas ou mais parcelas, especialmente usando cartões diferentes.
- Informações do comprador: fique atento quando as informações de entrega e do destinatário forem muito diferentes dos dados do portador do cartão de crédito usado para a compra.
- Comportamento incomum de envio: desconfie se o valor do frete for muito mais caro em comparação ao valor das mercadorias; se o cliente insiste em uma opção de envio rápido sem registro na entrega; ou envio para empresas que fornecem o reenvio para "outros países ".
Se você se deparar com qualquer um desses sinais suspeitos, recomendamos verificações adicionais do comprador. Isso pode incluir um pedido de envio de cópia de identidade emitido pelo governo, uma chamada telefônica ou até mesmo uma videoconferência. Além disso, certifique-se de que o tipo de pedido com o qual você está lidando está de acordo com suas práticas comerciais regulares.
Precisa de mais ajuda?
Nossa equipe do Apoio ao Cliente está à disposição para ajudar você a impulsionar seu negócio. Se você precisar de mais ajuda ou tiver alguma dúvida que não foi abordada neste artigo, entre em contato conosco.
Esse artigo foi útil?
|