Desafio
Em 2021, quando o trabalho flexível já era a prática padrão, a startup francesa de entrega de comida Frichti percebeu a oportunidade de expandir suas opções B2B, oferecendo aos empregadores cantinas locais que poderiam aumentar ou diminuir dependendo do número de funcionários presentes no escritório. Com isso, seria preciso receber pagamentos presenciais dos clientes que fossem tão simples e otimizados quanto os pagamentos online.
"Temos clientes que querem fazer uma compra com um clique e passar pelo processo de compra muito rápido", explica Martin Bricard, gerente de produto da Frichti. "Portanto, nossas prioridades são confiabilidade e eficiência."
O Frichti Cafet foi lançado em setembro de 2021 com três pontos de cafeteria ("Cafets") que recebem pedidos e pagamentos presenciais por meio de um tablet fornecido por uma empresa terceirizada. A empresa repassava os valores à Frichti mensalmente, mas a Frichti não tinha como supervisionar os pagamentos recebidos nem sabia por que alguns pagamentos não funcionavam.
"Era uma caixa preta", diz Bricard. "O cardápio não era atualizado, ou pagamentos não eram aprovados, e não tínhamos ideia dos motivos. Os clientes reclamavam, os vendedores reclamavam. E não conseguíamos interferir de maneira nenhuma."
A Frichti também precisava administrar cancelamentos e reembolsar valores para clientes ou funcionários que cancelassem pedidos. "Precisamos de reembolsos confiáveis", acrescenta Bricard. "É um grande desafio."
Solução
Bricard e a equipe da Cafet decidiram que era preciso ter uma ferramenta interna própria, que pudessem depurar e entender. A questão eram os recursos: a Frichti havia sido comprada recentemente pela empresa alemã de entregas expressas Gorillas, que depois fora comprada pela turca Getir, e a equipe só tinha dois desenvolvedores de front-end disponíveis durante o subsequente período de transição.
A Frichti já usava a Stripe para pagamentos online, então decidiu adicionar mais um produto da empresa, o Terminal, que não exigia desenvolvimento no back-end. A Stripe também forneceu as máquinas para pagamentos com cartão e celular, de forma que a equipe de projeto da Frichti só precisou desenvolver seu próprio frontend e conectá-lo à plataforma da Stripe, como já tinham feito para o Payments. A nova solução foi lançada em apenas dois meses, entre meados de abril e junho de 2022.
Resultados
Hoje, a Frichti já oferece pagamentos presenciais com o Stripe Terminal em 10 pontos de Cafet na França, e o número de dispositivos em operação deve dobrar até o final do ano.
Adeus aos problemas de pagamento
Considerando que a Frichti vinha enfrentando um incidente por dia em cada ponto de venda e até 30 por mês nos três Cafets, a redução foi significativa no número de incidentes nestes 10 pontos. Os reembolsos também ficaram muito mais rápidos e confiáveis, com muito menos reclamações de clientes.
Um novo produto
A criação de um aplicativo interno permite que a equipe do projeto de Cafet visualize todas as suas receitas, como e quando os pagamentos são feitos e os motivos para falhas, quando elas acontecem. Então, em vez de comprar, a Frichti criou a própria solução e já pode vendê-la para outras empresas.
Quando pensei na Stripe, logo pensei em confiança e estabilidade, uma impressão confirmada depois que comecei a trabalhar com eles.