No "Grande Círculo", Daniel Alves diz que Neymar tem de se posicionar mais
Maior vencedor da história do futebol, com 40 títulos, e principal contratação do São Paulo, Daniel Alves foi o convidado do "Grande Círculo" que vai ao ar neste sábado, às 23h45, no SporTV.
Na entrevista, Daniel Alves comentou sobre diversos assuntos, entre eles futebol brasileiro, transferência ao Tricolor, Seleção, Copa do Mundo de 2022 e Neymar.
A bancada do "Grande Círculo" foi formada por Milton Leite, Walter Casagrande, Felipe Andreoli, Alexandre Lozetti, Guilherme Pereira, Andréia Sadi e Antero Greco.
Amigo de Neymar, com quem jogou no Barcelona, no PSG e na Seleção, Daniel Alves opinou a respeito do camisa 10 do Brasil (veja no vídeo).
– Sempre dou conselho ao Ney. Acredito e falo que ele tem uma responsabilidade com muita gente, muitas pessoas e para mim deve se posicionar. Ele sabe o que penso. Falo abertamente, porque ele sabe e já falei inúmeras vezes. O Ney tem responsabilidade a partir do momento em que ele começa a ser referência para crianças, para outros atletas. Quando você começa a ter essa responsabilidade você não pode decepcioná-los. Então você tem de se posicionar. Sempre prezo pela posição – disse.
Questionado por Andréia Sadi sobre qual foi a maior bronca que deu em Neymar, Daniel Alves afirmou:
– Não dou bronca nem em meus filhos. Mas acho que uma das coisas assim que falei para ele que deveria se posicionar foi pós-Copa (de 2018, na Rússia). Falei que deveria se posicionar, porque o Ney é e foi a nossa bandeira na seleção brasileira. Hoje continua sendo a nossa bandeira. Hoje o jogador mais importante do futebol brasileiro é o Neymar e um dos (jogadores do) futebol mundial. E deve se posicionar, porque está numa posição onde tem de se posicionar e as pessoas têm de entender quem é o Ney, como ele pensa e precisam começar a aprender a respeitar o Neymar – disse.
– Porque às vezes, para não gerar certo tipo de sensibilidade, ele se retrai. Apesar de tudo o que pensam, o Ney é uma criança. Assim, em off. É uma pessoa que é muito sensível. O Ney se afeta muito com muitas coisas, e com muitas coisas às vezes injustas. Por isso prezo por ele ter de se posicionar, porque quando falam algo que não é certo sobre você, seja o Casagrande ou quem for, tem de se posicionar. Porque as pessoas têm de começar a aprender a respeitar o Neymar. O Ney jogador da seleção brasileira as pessoas não respeitam. Ele é tão histórico quanto os jogadores de fora e as pessoas não respeitam – completou.
Daniel Alves participou do "Grande Círculo" — Foto: Reprodução
Mais adiante no programa, ao ser perguntado pelo apresentador Milton Leite se o erro não seria tratar Neymar, um atleta de 27 anos, como uma criança, Daniel Alves disse:
– Não, são duas coisas. Tem de deixar muito claro. Vou corrigir: o Ney tem sensibilidade de criança. Se afeta muito com um monte de coisa. O Ney não é uma criança, não. É um homem. Por isso exijo, querendo bem, quando estamos em off, falo que tem de se posicionar, porque as pessoas só começam a respeitar quando você se posiciona. Porque o Ney já tem "bago" para poder falar o que ele quiser, porque já ganhou no futebol. Tem um monte que não ganhou e fica falando, comentando...
Aos 36 anos, Daniel Alves voltou a colocar a Copa de 2022, no Catar, como um objetivo de carreira, com a condição de que esteja atuando em alto nível.
O camisa 10 do São Paulo também se disse preparado para jogar no calendário do futebol brasileiro, em uma temporada com possivelmente 70 jogos, embora reconheça que as condições de gramado, logística e viagens sejam difíceis.