O ano de 2019 começou com tudo para Arthur Zanetti. O campeão olímpico das argolas antecipou seu início de temporada e encarou um duelo diante de seus principais rivais na etapa de Melbourne da Copa do Mundo. Na classificatória desta quinta-feira, ele mostrou que está na briga e avançou à final das argolas na terceira posição. Ainda foi o nono colocado no solo, se posicionando como primeiro reserva para as finais do sábado - o SporTV 2 transmite ao vivo a partir das 4h (de Brasília).
- Nas argolas fiz uma série com um décimo a menos. Não apresentei minha série oficial, e estou em terceiro, com 14.700. Na final talvez a gente faça a série oficial. Ainda vamos analisar se vamos ou não fazer agora. Esta é uma competição bem forte e dá para melhorar nas argolas na final. Eu tive um pouco a mais de desconto em dois elementos que eu sei que dá para melhorar e, na final, tirar pelo menos 15 ou próximo de 15 - disse Zanetti, que se apresentou no início do mês em um torneio amistoso nos Estados Unidos.
Por ser início de temporada, Zanetti ainda não apresentou sua série principal, baixou a dificuldade da sua rotina, e foi isso que o tirou do primeiro posto. Ele teve a melhor nota de execução do dia junto com Liu Yang, campeão mundial de 2014, ambos com 8,600 pontos. Só que o chinês teve nota de dificuldade três décimos maior que o brasileiro para liderar com 15,000. Com 14,700 pontos, Zanetti ficou atrás também do chinês You Hao, que teve 14,733 pontos.
Arthur Zanetti ainda ficou à frente do britânico Courtney Tulloch (14,700), do ucraniano Igor Radivilov (14,633) e do francês Samir Ait Said (13,000), figurinhas carimbadas nas finais de argolas de Mundiais e etapas da Copa do Mundo. Apenas o grego Eleftherios Petrounias ficou fora da competição na Austrália - o atual campeão olímpico se recupera de uma cirurgia realizada logo depois de conquistar o tri mundial ano passado.
Vale ressaltar que a etapa de Melbourne é a segunda que conta pontos para o ranking olímpico de especialistas, que vai dar uma vaga em Tóquio 2020 para o melhor ginasta das argolas. Essa classificação olímpica é o foco dos chineses, mas não o de Zanetti, que mira participar da Olimpíada como membro da equipe do Brasil. Os brasileiros buscam a classificação por equipes no Mundial de Stuttgart, em outubro.
- O Arthur está competindo com 70% da sua capacidade, pois ainda estamos no início da nossa temporada. Nosso objetivo principal é a preparação para as duas principais competições do ano, que são os Jogos Pan-Americanos de Lima e o Campeonato Mundial de Stuttgart, que também será classificatório para a Olimpíada de Tóquio - disse o técnico Marcos Goto.
Como preparação para defender o Brasil no Mundial, Zanetti disputou em Melbourne também o solo e teve um bom resultado. Com 13,766 pontos, ele foi o nono colocado e por uma posição não se garantiu em mais uma final, ficando como primeiro reserva. Ele ainda disputa a classificatória do salto nesta sexta-feira.
- A minha série de solo foi boa, gostei. Por ter sido uma apresentação de início de ano acho que foi a melhor série que eu fiz até hoje... Não teve muito pulo grande, gostei muito. Só que aqui é uma competição que está muito forte e estou como primeiro reserva. Só saberei se farei a final no sábado, se alguém desistir.