Os brasileiros venceram três das quatro lutas em que se apresentaram no card principal do UFC Rochester antecedendo a luta principal da noite, entre Rafael dos Anjos e Kevin Lee. Davi Ramos (pontos), Charles do Bronx (nocaute) e Vicente Luque (nocaute técnico). Já Antônio Carlos de Sapato foi derrotado por pontos. Na única luta em que não havia um brasileiro envolvido no card principal, a peso-pena Felice Spencer surpreendeu e finalizou a australiana Megan Anderson.
Veja como foram as lutas:
Ian Heinisch (de costas) acerta um jab no rosto de Antônio Cara de Sapato no UFC Rochester — Foto: Brett Carlsen/Getty Images
Com uma atuação abaixo do esperado, o peso-médio brasileiro Antônio Cara de Sapato foi derrotado pelo americano Ian Heinisch por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28). Mesmo sendo campeão mundial de jiu-jítsu, Cara de Sapato não conseguiu resistir à melhor condição atlética do adversário, e foi dominado até mesmo no chão, que é a sua especialidade.
Cara de Sapato executou muito bem seu plano de luta no primeiro round, aplicando chutes nas pernas de Heinisch e derrubando-o. Campeão mundial de jiu-jítsu, o brasileiro dominou as costas do americano e o derrubou uma vez antes de pegar as costas do rival novamente, desta vez em pé. O americano não tinha espaço para trabalhar, e era dominado no chão. Cara de Sapato tentou uma guilhotina, mas Heinisch defendeu a posição no fim do round.
Na volta para o segundo round, Cara de Sapato manteve a estratégia de manter por algum tempo a luta em pé. Mas, a dois minutos do intervalo, o brasileiro reclamou de uma dedada do americano no olho direito, e pediu para a luta ser interrompida, mas o árbitro não autorizou a paralisação. Logo depois, o americano deu uma cotovelada quando o brasileiro estava com três apoios no chão. Cara de Sapato mais uma vez reclamou, mas a luta continuou, e Heinisch se aproveitou para derrubá-lo e ficar por cima no chão, aplicando golpes duros no brasileiro, que apenas se defendia.
Já desgastado pelos dois rounds intensos, Cara de Sapato voltou para o terceiro round mais lento, e aceitando alguns golpes de Ian Heinisch. Após uma interrupção por joelhada ilegal do brasileiro, o americano acertou um chute nas pernas que derrubou Cara de Sapato. O brasileiro mostrava dificuldade em acompanhar o ritmo do rival, que conseguiu a derrubada, caindo por cima. O brasileiro conseguiu inverter a posição com uma raspagem, mas o americano se levantou e derrubou Cara de Sapato, ficando novamente por cima junto à grade, terminando o combate golpeando o brasileiro até o fim da luta..
Felicia Spencer não toma conhecimento de Megan Anderson e finaliza
Na única luta sem brasileiros no card principal do UFC Rochester, a peso-pena canadense Felicia Spencer conseguiu a maior vitória de sua carreira ao finalizar a australiana Megan Anderson com um mata-leão aos 3m24s do primeiro round. Ex-campeã da categoria do Invicta FC, Spencer chegou a sete vitórias em sete lutas na carreira. Já Megan Anderson, também ex-campeã da categoria no evento, sofreu a quarta derrota em 13 lutas na carreira.
Felice Spencer domina as costas de Megan Anderson na sua vitória no UFC Rochester — Foto: Getty Images
Após uma pequena troca de golpes no centro do octógono, as duas lutadoras foram para a grade, com Spencer pressionando Anderson na cerca. A australiana cometeu um erro, e a canadense pegou as suas costas e passando a tentar a finalização. Anderson se ergueu, e Spencer passou a golpear a sua cabeça pelas costas. A australiana tentou o "capote", mas a canadense se manteve nas costas
Vicente Luque arrasa Derrick Krantz no primeiro round
Após ver seu adversário mudar a cinco dias da luta - enfrentaria Neil Magny antes deste ser flagrado pela USADA, e ver o estreante Derrick Krantz aceitar enfrentá-lo - o peso-meio-médio brasileiro Vicente Luque não teve dificuldades para vencer a luta por nocaute técnico aos 3m52s do primeiro round. Esta é a quinta vitória seguida de Vicente Luque no UFC - foram quatro nocautes e uma finalização.
Vicente Luque golpeia Derrick Krantz em sua vitória por nocaute no primeiro round do UFC Rochester — Foto: Getty Images
Assim que a luta começou, Krantz partiu para cima de Luque e conectou dois bons golpes, passando a tentar levar a luta para o chão. Luque se recuperou e laçou o seu pescoço numa tentativa de guilhotina. O americano fez o giro e dominou as costas de Luque. O brasileiro se defendeu e tirou Krantz das suas costas, mas ele fez a transição para a guilhotina. Luque teve calma para se levantar, e passou a lutar em pé. Melhor fisicamente, Vicente Luque preparou o ataque, e acertou dois bons golpes que abalaram o americano. Krantz balançou e caiu, e Luque se aproveitou para desferir golpes seguidos até o árbitro decretar o nocaute técnico.
Charles do Bronx bate Nik Lentz em seu primeiro nocaute no UFC
Enfrentando pela terceira vez o americano Nik Lentz no UFC - a primeira luta acabou sem resultado após o brasileiro acertar uma joelhada ilegal no rival, e a segunda terminou com vitória do brasileiro por finalização - o peso-leve Charles do Bronx não teve dificuldades para vencer o rival mais uma vez, desta vez por nocaute técnico aos 2m11s do segundo round. Este foi o sétimo nocaute da carreira de Do Bronx, e o primeiro atuando no UFC - é contratado da organização desde 2009.
Charles do Bronx acerta um golpe na vitória por nocaute técnico sobre Nyk Lentz no UFC Rochester — Foto: Getty Images
- Sean Shelby, não fica de brincadeira, não. Me joga no top 5. É isso que eu quero - disse Charles do Bronx ao "matchmaker" do UFC após a luta.
Charles do Bronx mostrou muita evolução na trocação no começo da luta. Trocando golpes em pé com Nik Lentz, o brasileiro comandou a luta em pé até derrubar o rival, ficando por cima no chão tentando a finalização. Lentz conseguiu se levantar após algum tempo por baixo, mas voltou a ser superado na luta em pé até o intervalo.
No segundo round, ao ver Lentz encurtando a distância, Do Bronx acertou uma joelhada em cheio na cabeça do americano, emendando uma tentativa de guilhotina. O americano fez menção de bater, mas não o fez. O árbitro interrompeu a luta após o brasileiro aparentemente acertar um golpe ilegal no chão, mas não houve punição. Na volta para a luta, quando Lentz aplicou um chute, do Bronx travou a sua perna e encaixou um belo direto de direita, que derrubou o americano. Caído, Lentz apenas protegeu a cabeça dos golpes de Charles, até o árbitro encerrar a luta, decretando o nocaute técnico.
Davi Ramos domina estreante Austin Hubbard e vence por pontos
Na luta de abertura do card principal do UFC Rochester, o peso-leve brasileiro Davi Ramos, campeão mundial de jiu-jítsu, venceu o estreante americano Austin Hubbard por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27), chegando à quarta vitória seguida na categoria.
Davi Ramos acerta golpe em Austin Hubbard na sua vitória no UFC Rochester — Foto: Getty Images
Após um início de estudos por parte dos dois lutadores, Davi Ramos tomou a iniciativa da luta, mas Austin Hubbard contra-golpeou com qualidade, mantendo o brasileiro à distância. Ramos não se intimidou e manteve a estratégia de golpear para se aproximar do americano. O brasileiro conseguiu conectar bons golpes a 1m10s do intervalo, mas em seguida ele acertou o dedo no olho de Hubbard. Na volta ao combate, Ramos derrubou o americano e dominou suas costas junto à grade, pressionando o rival até o intervalo.
No primeiro minuto do segundo round, Hubbard acertou dois bons golpes em Davi Ramos - um cruzado e uma joelhada na cabeça - que incomodaram o brasileiro. Ramos imediatamente encurtou a distância e dominou as costas do americano junto à grade. Hubbard conseguiu se livrar da posição e se afastou da grade. Após receber mais um duro golpe, Ramos mais uma vez encurtou a distância e derrubou o rival com um "single leg", ficando na meia-guarda e tentando a finalização até o fim do round.
Após um minuto de troca de golpes no terceiro round, Davi Ramos conseguiu encaixar uma sequência de golpes na cabeça em Austin Hubbard, que sentiu. O brasileiro aproveitou a vantagem para levar o americano para o chão, ficando por cima na meia-guarda. Hubbard resistia como podia e travava a luta até o árbitro ordenar que eles se levantassem. De volta à luta em pé, os dois trocavam golpes fracos, mas um soco do americano derrubou o brasileiro, que passou a chamar o rival para o chão. Hubbard não aceitou e ficou chutando suas pernas até o fim do combate.
Confira todas as lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Rafael dos Anjos venceu Kevin Lee por finalização aos 3m47s do R4
Ian Heinisch venceu Antônio Cara de Sapato por decisão unânime (triplo 29-28)
Felicia Spencer venceu Megan Anderson por finalização aos 3m24s do R1
Vicente Luque venceu Derrick Krantz por nocaute técnico aos 3m52s do R1
Charles do Bronx venceu Nik Lentz por nocaute técnico aos 2m11s do R2
Davi Ramos venceu Austin Hubbard por decisão unânime (triplo 30-27)
CARD PRELIMINAR
Aspen Ladd venceu Sijara Eubanks por decisão unânime (30-26, 29-27 e 29-28)
Desmond Green venceu Charles Jourdain por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Michel Pereira venceu Danny Roberts por nocaute a 1m47s do R1
Grant Dawson venceu Mike Trizano por finalização aos 2m27s do R2
Ed Herman venceu Patrick Cummins por nocaute técnico aos 3m39s do R1
Zak Cummings venceu Trevin Giles por finalização aos 4m01s do R3
Julio Arce venceu Julian Erosa por nocaute a 1m49s do R3
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate