No peso-pena (até 65,8kg), ninguém pode com Max Holloway. O havaiano, que havia sofrido em abril sua primeira derrota em seis anos ao subir para o peso-leve (até 70,3kg), retornou à categoria da qual é campeão e venceu de novo. Neste sábado, "Blessed" superou o ex-campeão peso-leve Frankie Edgar por decisão unânime (50-45, 49-46, 48-47) no evento principal do UFC 240, em Edmonton (CAN). Foi sua 14ª vitória seguida entre os penas, e sua terceira defesa de cinturão.
Max Holloway venceu Frankie Edgar por decisão unânime no UFC 240
Edgar ditou o ritmo no primeiro round. O desafiante se movimentava muito e forçava o campeão a circular pelo perímetro. Porém, o primeiro golpe de impacto foi de Holloway: um uppercut de encontro numa entrada de queda do adversário. Edgar equilibrou as coisas com boas combinações de jab e cruzado. Os dois tiveram bons momentos num round muito equilibrado. O segundo período seguiu mais ou menos o mesmo roteiro.
Max Holloway acerta um cruzado no rosto de Frankie Edgar — Foto: Jeff Bottari/Getty Images
Holloway cresceu a partir da segunda metade do assalto. Seus jabs frequentemente encontravam o frontal do adversário, e alguns bons cruzados de direita vinham na sequência. Ele ainda terminou o período com um chute rodado no peito. Edgar já começou o terceiro assalto tentando um single leg, mas o havaiano mostrou sua já conhecida defesa de queda acima da média. O desafiante tentou outras três entradas, e enfim levou o campeão ao chão após perder o protetor bucal depois de uma série de golpes sofridos na cabeça. Contudo, não o manteve no solo por muito tempo.
Edgar não se abateu e voltou a tentar surpreender Holloway através da movimentação. Um "Superman Punch" e uma ou outra combinação encontraram o campeão, mas as tentativas de queda continuaram sendo rechaçadas sem muita dificuldade pelo havaiano, que fez o desafiante sangrar no nariz com seus jabs. Edgar não desistiu. Começou o último round, chutando a perna da frente, mas, mesmo assim, não conseguiu derrubar o adversário. Holloway era o senhor do combate, e levou o resto da luta na base dos jabs, diretos e uppercuts.
ATUALIZAÇÃO: a pontuação anunciada por Bruce Buffer foi de 50-45, 50-45 e 48-47 a favor de Holloway. Contudo, o announcer cometeu um erro, e o cartão de pontuação da Comissão de Esportes Combativos de Edmonton mostram que o juiz Dave Hagen pontuou a luta 49-46, não 50-45. Portanto, os placares foram 50-45, 49-46 e 48-47 para Holloway.
Confira os resultados completos do UFC 240:
UFC 240
27 de julho, em Edmonton (CAN)
CARD PRINCIPAL
Max Holloway venceu Frankie Edgar por decisão unânime (50-45, 49-46, 48-47)
Cris Cyborg venceu Felicia Spencer por decisão unânime (triplo 30-27)
Geoff Neal venceu Niko Price por nocaute técnico aos 2m39s do R2
Arman Tsarukyan venceu Olivier Aubin-Mercier por decisão unânime (triplo 29-28)
Krzysztof Jotko venceu Marc-Andre Barriault por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
CARD PRELIMINAR
Vivi Araújo venceu Alexis Davis por decisão unânime (triplo 29-28)
Hakeem Dawodu venceu Yoshinori Horie por nocaute aos 4m09s do R3
Gavin Tucker venceu Seung Woo Choi por finalização aos 3m17s do R3
Deiveson Figueiredo venceu Alexandre Pantoja por decisão unânime (triplo 30-27)
Gillian Robertson venceu Sarah Frota por nocaute técnico aos 4m13s do R2
Erik Koch venceu Kyle Stewart por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate