TIMES

Por Evelyn Rodrigues, Marcelo Barone e Zeca Azevedo — Las Vegas


Marc Diakiese não fez jus ao apelido de "Triturador de Ossos", neste sábado, na antepenúltima luta do UFC 219, em Las Vegas (EUA). O atleta da American Top Team, que nasceu na República Democrática do Congo, foi finalizado por Dan Hooker, aos 42 segundos do terceiro round, com uma guilhotina, no duelo válido pelo peso-leve.

Dan Hooker laça o pescoço de Marc Diakiese, que deu os três tapinhas — Foto: Getty Images

- Dana, o UFC Perth é daqui a seis semanas. E eu quero estar nesse card. Quem aqui quer me ver nesse evento? - disparou "The Hangman", se referindo ao evento do dia 10 de fevereiro, na Austrália.

Esta foi a sétima finalização do cartel de Dan Hooker que, agora, soma 15 vitórias - a quinta pelo Ultimate. Diakiese, por sua vez, fecha o ano com duas derrotas seguidas - ele havia perdido por pontos para Drakkar Klose, em julho.

A luta

Marc Diakiese e Dan Hooker foram cautelosos nos primeiros movimentos do round inicial. O africano ameaçou dois chutes laterais e um belo rodado, que não acertou o neozelandês. A passividade de ambos levou o público a vaiá-los. Hooker ameaçou com um jab e um chute frontal - a trocação era tímida. Diakiese segurou as pernas do adversário quando recebeu outro chute, porém, não tentou levar o duelo para o solo, onde, teoricamente é inferior. Hooker, a menos de 30 segundos do fim do assalto, conseguiu uma queda, mas nada fez de efetivo.

Neozelandês pediu uma vaga no card do dia 10 de fevereiro, na Austrália — Foto: Getty Images

No segundo round, os lutadores foram ligeiramente mais combativos - ainda que bem longe de empolgarem o público, que compareceu em bom número ao evento, mas sem lotar a arena. No meio do round, Hooker buscou o single leg e quedou o atleta da American Top Team. Rapidamente, pegou as costas do rival, no entanto, não evoluiu na posição. A 15 segundos do soar do gongo, Diakiese raspou: deu tempo apenas de terminar a parcial por cima do oponente.

Diakiese partiu para cima de Hooker no terceiro round, acertando-o na trocação com boas combinações de chutes e socos. O atleta, que costuma apresentar um estilo empolgante no octógono, optou pela queda e, ali, um deslize seria o seu fim da linha. Diakiese expôs o pescoço e deu espaço para o neozelandês anotar a sétima finalização da carreira ao arrochar a guilhotina aos 42 segundos do último assalto.

Esparza acaba com invencibilidade de Calvillo

Carla Esparza venceu Cynthia Calvillo de virada no UFC 219 — Foto: Getty Images

O primeiro round fez parecer que Cynthia Calvillo manteria seu cartel perfeito, mas Carla Esparza conseguiu se recuperar, fez um segundo assalto parelho e levou o terceiro, sendo o suficiente para os juízes laterais a premiarem com uma vitória por decisão unânime (triplo 29-28), pelo peso-palha (até 52kg). A ex-campeã vinha de vitória sobre Maryna Moroz e agora tem 13 vitórias e quatro derrotas. Calvillo perdeu pela primeira vez em sete lutas na carreira.

Magny controla Condit na luta agarrada e vence por pontos

Neil Magny usou sua superioridade na luta agarrada para vencer Carlos Condit — Foto: Getty Images

Sem lutar há mais de um ano, Carlos Condit penou diante da luta agarrada de Neil Magny, foi superado em todos os rounds e perdeu por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28) na primeira luta do card principal, pelo peso-meio-médio (até 77kg). Este foi o terceiro resultado negativo seguido do "The Natural Born Killer". Magny, por sua vez, se recuperou o revés sofrido contra Rafael dos Anjos.

Assine o Combate e assista ao vivo e com exclusividade a todos os eventos do UFC — Foto: Editoria de arte

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria