Timothy Johnson vence Marcelo Golm por decisão unânime no UFC Belém
Acostumado a vencer suas lutas no primeiro round, o peso-pesado brasileiro Marcelo Golm não conseguiu impor o seu jogo no UFC Belém e acabou derrotado pelo americano Tim Johnson por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 29-28). Esta foi a primeira derrota da carreira de Golm, que vinha de seis vitórias nas suas seis primeiras lutas como profissional. Já Tim Johnson chegou à décima-segunda vitória em 16 lutas na carreira.
Tim Johnson fez duelo morno com Marcelo Golm e levou a vitória no UFC Belém — Foto: Buda Mendes/Zuffa LLC
A luta
A luta começou com Golm se movimentando e mantendo Johnson à distância com jabs. O americano encurtou a distância, travando o brasileiro na luta agarrada na grade. Golm não buscava se livrar da posição, aceitando a proposta de luta do rival até a metade do primeiro round. Os dois lutadores mantinham um ritmo lento de combate, arrancando algumas vaias do público. Johnson mantinha o controle das ações na curta distância, não dando espaço a Golm para trabalhar seu boxe e mantendo a disputa na grade.
Na volta para o segundo round, Tim Johnson passou a tomar as ações de ataque, e Marcelo Golm respondeu na msma moeda. Os lutadores trocaram golpes duros antes do americano levar a luta novamente para a grade. O brasileiro aproveitou para desferir cotoveladas na lateral da cabeça do adversário, que rapidamente livrou-se da posição. Após um belo chute de Golm na coxa de Johnson, o americano voltou a levar a luta para a grade. O brasileiro não conseguia se livrar da estratégia de travar a luta na grade imposta por Johnson, o que tornava a luta pouco movimentada. O americano aproveitava bem seu maior tamanho e peso para impedir que Golm o ameaçasse lutando na média e longa distância.
No terceiro e último round, ambos os atletas se mostravam desgastados, mas Golm buscou se movimentar para fugir da estratégia de Johnson. O americano, mesmo assim, conseguiu se aproximar e travar a luta, mas or pouco tempo. Golm andava lateralmente buscando espaço para lutar. Um golpe de direita de Johnson abalou o brasileiro a três minutos do fim da luta, e desta vez foi Golm quem travou o combate para se recuperar. A luta voltou para a grade, com Johnson no domínio das ações. Os atletas voltaram ao centro do octógono a 1m45s do fim, mas Johnson voltou a golpear andando para frente até travar Golm novamente na grade. Mais ativo no fim da luta, Johnson acuou Golm e manteve o domínio das ações até o fim do combate.
UFC Belém
3 de fevereiro de 2018, no Pará (BRA)
CARD PRINCIPAL
Lyoto Machida venceu Eryk Anders por decisão dividida (48-47, 47-48, 49-46)
Valentina Shevchenko venceu Priscila Pedrita por finalização aos 4m25s do R2
Michel Trator venceu Desmond Green por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)
Timothy Johnson venceu Marcelo Golm por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)
Douglas D'Silva venceu Marlon Vera por decisão unânime (triplo 30-27)
Thiago Marreta venceu Anthony Smith por nocaute técnico a 1m06s do R2
CARD PRELIMINAR
Serginho Moraes venceu Tim Means por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Alan Nuguette venceu Damir Hadzovic por decisão unânime (30-25, 30-27, 30-27)
Polyana Viana venceu Maia Stevenson por finalização aos 3m50s do R1
Iuri Marajó venceu Joe Soto por nocaute técnico a 1m06s do R1
Deiveson Figueiredo venceu Joseph Morales por nocaute técnico aos 4m34s do R2
Assine o Combate e assista ao vivo e com exclusividade a todos os eventos do UFC — Foto: Editoria de arte