TIMES

Por Combate.com — Moscou

Getty Images

Talvez o fator casa tenha pesado contra Thiago Pitbull, mas o fato é que ele fez dois bons rounds diante de Alexey Kunchenko, porém, não foi o suficiente para convencer os juízes laterais. Na primeira luta do card principal do UFC Moscou, o primeiro evento da organização na Rússia, o dono da casa venceu por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28), em duelo válido pelo peso-meio-médio (até 77kg), na tarde deste sábado.

Com o resultado, Pitbull perdeu pela quarta vez em cinco lutas e vive situação complicada na companhia. Kunchenko, por sua vez, fez sua estreia no Ultimate e manteve sua invencibilidade na carreira em 19 combates. O russo ainda desafiou Donald Cerrone para seu próximo compromisso, apesar de o Cowboy ter luta marcada contra Mike Perry no UFC Denver, 10 de novembro.

A luta

Arma habitual do brasileiro, Pitbull começou trabalhando os chutes baixos. O russo tentava controlar o centro do octógono e variava alguns chutes na perna com cruzados e diretos. Com boa movimentação, Thiago evitava se expor e equilibrava o round com combinações curtas. Kunchenko encurralou o rival na grade faltando poucos segundos para o fim, mas acabou recebendo dois chutes no corpo e não capitalizou o momento.

Kunchenko voltou golpeando a linha de cintura, caminhando mais para a frente e sendo mais ativo. Pitbull, que gosta desse tipo de luta, procurava responder com seus chutes e, vez ou outra, explodia com as mãos. O russo cortava bem os ângulos para entrar no raio de ação, mas precisou se defender de alguns chutes potentes do oponente. Um chute baixo de Pitbull chegou a desequilibrar o rival no fim do round.

Chutes de Thiago Pitbull foram suas principais armas contra Alexey Kunchenko — Foto: Getty Images

Pitbull começou indo para cima com golpes curtos, mas o dono da casa voltou a controlar o centro do octógono. O equilíbrio seguia sendo a tônica do combate, e Kunchenko passou a usar mais combinações. O maior volume de golpes fez Thiago adotar postura mais cautelosa e parecia funcionar a favor do russo. Cada vez que Pitbull golpeava, era rechaçado com combinações de Kunchenko. Faltando pouco mais de um minuto para o fim da luta, ele derrubou o brasileiro com um double leg, mas não estabilizou a posição. Pressionando na grade, conectou cotovelada e uppercut no rosto de Thiago. Ciente do bom momento, Kunchenko acelerou o ritmo e terminou o duelo em vantagem no assalto.

Com péssima arbitragem, Murtazaliev nocauteia CB Dollaway

Khalid Murtazaliev acerta um CB Dollaway entregue, enquanto Herb Dean espera o término do round — Foto: Getty Images

Khalid Murtazaliev teve grande atuação em sua estreia no Ultimate, mas quem roubou a cena foi o árbitro central Herb Dean. Na última luta do card preliminar, o russo golpeou seguidamente CB Dollaway no ground and pound por quase um minuto. O americano não reagia, apenas protegendo o rosto, enquanto recebia muitos socos. O árbitro não interrompeu e esperou o round terminar. Quando o cronômetro zerou, Dollaway estava sem condições de voltar para a luta.

Em duelo empolgante, Petr Yan ganha mais uma no UFC

Petr Yan superou Jim Soo Son no UFC Moscou — Foto: Getty Images

Jim Soo Son vendeu caro e mostrou queixo duro, mas não foi páreo para o talentoso Petr Yan. Pelo peso-galo (até 61kg), o russo venceu por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28), em confronto disputado e muito movimentado. Yan vinha de triunfo sobre Teruto Ishihara em sua estreia na companhia e engatou mais um resultado positivo, o quinto consecutivo. O sul-coreano fez a sua estreia no Ultimate.

Khabilov vence Johnson por decisão dividida

Rustam Khabilov venceu Kajan Johnson em decisão dividida — Foto: Getty Images

Pelo peso-leve (até 70kg), Rustam Khabilov teve trabalho para bater Kajan Johnson. O russo venceu por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28) em um resultado que pode ser contestado pelo canadense. A vitória fez Khabilov alcançar seu sexto triunfo consecutivo, todos por pontos, enquanto o canadense, que fez sua última luta do contrato, perdeu a segunda seguida.

Taisumov bate Green por pontos e vence sexta seguida

Mairbek Taisumov chegou a seis vitórias seguidas — Foto: Getty Images

Mairbek Taisumov segue a sua escalada no peso-leve (até 70kg) do Ultimate. Apesar de não ter batido o peso por muito ao registrar 73kg e ser multado em 40% da bolsa, o russo venceu Desmond Green por decisão unânime (triplo 30-27) e alcançou seu sexto resultado positivo consecutivo, enquanto o americano perdeu a terceira nas últimas quatro aparições no octógono.

Ankalaev nocauteia Prachnio com belo chute

Magomed Ankalaev aplicou nocaute no primeiro assalto em Marcin Prachnio — Foto: Getty Images

Depois de estrear com derrota no Ultimate, Magomed Ankalaev recuperou-se em grande estilo. Após conectar um lindo chute alto na cabeça de Marcin Prachnio, o russo finalizou a luta com socos, vencendo por nocaute aos 3m09s do primeiro round. Agora ele soma 11 vitórias e uma derrota na carreira. O polonês perdeu pela segunda vez em dois compromissos no UFC.

Johnson atropela Yandiev em duelo de invictos

Jordan Johnson atropelou Adam Yandiev — Foto: Getty Images

Apesar de ser um confronto entre dois atletas invictos, que entraram na luta com cartéis iguais (9-0), a discrepância técnica ficou nítida entre Jordan Johnson e Adam Yandiev. O americano não tomou conhecimento do dono da casa, fez um primeiro round dominante, chegou perto de finalizar e, no segundo assalto, com um katagatame aos 42s, liquidou a fatura em combate pelo peso-médio (até 84kg).

Emeev supera Sekulic

Ramazan Emeev x Stefan Sekulic UFC Moscou — Foto: Getty Images

Ramazan Emeev manteve a sua invencibilidade no Ultimate. Claramente superior ao estreante Stefan Sekulic, o peso-meio-médio (até 77kg) quase nocauteou no fim do primeiro assalto e foi superior por todo o combate para vencer o sérvio por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-26). Foi seu terceiro resultado positivo em três lutas na organização.

Dvalishvili domina Ware na abertura do evento

Com jogo de quedas afiado, Merab Dvalishvili não deu chances para Terrion Ware na abertura do UFC Moscou. Com um triplo 30-25, que reflete a atuação dominante, o georgiano venceu pela primeira vez no Ultimate, em duelo válido pelo peso-galo (até 61kg) e deixou o americano em situação delicada com a companhia.

Merab Dvalishvili dominou Terrion Ware no UFC Moscou — Foto: Getty Images

O combate era uma disputa pela permanência no Ultimate. Dvalishvili venceu pela primeira vez no UFC, depois de perder seus dois primeiros compromissos, enquanto Ware perdeu a quarta consecutiva desde que foi contratado.

Confira todos os resultados do UFC Moscou:

CARD PRINCIPAL:
Alexey Oleinik venceu Mark Hunt por finalização aos 4m26s do R1
Jan Blachowicz venceu Nikita Krylov por finalização aos 2m41s do R2
Shamil Abdurakhimov venceu Andrei Arlovski por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-27)
Alexey Kunchenko venceu Thiago Pitbull por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
CARD PRELIMINAR:
Khalid Murtazaliev venceu CB Dollaway por nocaute técnico aos 5m do R2
Petr Yan venceu Jin Soo Son por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Rustam Khabilov venceu Kajan Johnson por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Mairbek Taisumov venceu Desmond Green por decisão unânime (triplo 30-27)
Magomed Ankalaev venceu Marcin Prachnio por nocaute aos 3m09s do R1
Jordan Johnson venceu Adam Yandiev por finalização aos 42s do R2
Ramazan Emeev venceu Stefan Sekulic por decisão unânime (29-28, 30-27 e 30-26)
Merab Dvalishvili venceu Terrion Ware por decisão unânime (triplo 30-25)

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria