TIMES

Por Combate.com — Dallas, EUA


Na luta que fechou o card preliminar, a peso-palha americana Tatiana Suárez, campeã do TUF 23, não tomou conhecimento da ex-campeã da categoria, a compatriota Carla Esparza, e venceu por nocaute técnico aos 4m33s do terceiro round após "passear" nos dois rounds anteriores. Nona colocada no ranking da categoria, Suárez chegou à oitava vitória em oito lutas na carreira. Já Esparza sofreu a sexta derrota em 19 lutas como profissional.

Tatiana Suárez não tomou conhecimento de Carla Esparza no UFC 228 — Foto: Getty Images

A luta começou com Tatiana Suárez derrubando Carla Esparza com muita facilidade junto à grade. Mostrando muita força física e explosão, Suárez mantinha a ex-campeã com as costas no chão e distribuía cotoveladas e golpes de cima para baixo. Esparza tentava se defender, mas Suárez não dava espaço, e seguia golpeando e pressionando no chão. Com um inchaço grande no olho direito, Esparza tentava se erguer, mas era impedida a todo instante pela rival, que mostrava um wrestling de muita qualidade, indo para o intervalo em clara vantagem.

No segundo round , mesmo com Carla Esparza tentando evitar ser derrubada, Tatiana Suárez mais uma vez impôs seu jogo e levou a ex-campeã novamente para o chão. Impondo um jogo de pressão muito eficiente, Suárez sufocava a rival, não dando nenhum espaço para que ela tentasse algum ataque. A superioridade era tanta que, mesmo quando Esparza conseguia se levantar, era derrubada logo em seguida, recebendo cotoveladas e socos. A ex-campeã ainda conseguiu levantar-se duas vezes, apenas para cair novamente.

Carla Esparza voltou mais ativa para o terceiro round, mas Tatiana Suárez continuou com a sua estratégia de trocar poucos golpes em pé e derrubar assim que possível. A ex-campeã, mesmo com as costas no chão, tentou encaixar uma chave de braço, mas Suárez escapou e, por muito pouco, não pegou o seu pescoço. Esparza cedeu a posição para não ser estrangulada, ficando novamente por baixo no chão. Suárez dominava a luta com muita autoridade, e terminou a luta como começou, por cima no chão.

Aljamain Sterling aplica finalização rara em Cody Stamann

Em uma luta empolgante e cheia de alternativas, o peso-galo jamaicano Aljamain Sterling finalizou o americano Cody Stamann com uma chave de perna pelas costas aos 3m42s do segundo round. O golpe, raro no MMA e que aconteceu apenas pela segunda vez no UFC, rendeu a Sterling a 16ª vitória em 19 lutas como profissional. Após a luta, o jamaicano desafiou Dominick Cruz para uma luta no fim do ano.

Aljamain Sterling venceu Cody Stamann por finalização no UFC 228 — Foto: Getty Images

A luta começou em ritmo acelerado, com os dois lutadores buscando os chutes altos para tentar o nocaute rápido. Ambos mostravam muita agressividade e panos de luta semelhantes. Com maior envergadura, Sterling tentava manter Stamann à distância, mas não teve sucesso, sendo pressionado na grade. Com maior variação de golpes, Sterling acertou dois bons golpes em Stamann, abrindo um ferimento em seu rosto. Após ser levado para o chão, Sterling quase encaixou um triângulo, mas Stamann livrou-se, ficando por cima no chão até o intervalo.

No segundo round, Aljamain Sterling voltou buscando a luta agarrada, pressionando Cody Stamann na grade e aplicando joelhadas nas pernas do rival. Aparentando cansaço, Stamann já não resistia aos ataques do rival. Sterling aproveitou-se disso para dominar as suas costas. Após tentar travar os dois braços de Stamann, Sterling conseguiu encaixar uma chave de perna pelas costas, forçando o rival a desistir da luta.

Geoff Neal arrasa Frank Camacho com chute alto devastador

Com uma atuação segura e contundente, o peso-meio-médio americano Geoff Neal nocauteou o norte-marianense Frank Camacho com um belo chute alto a 1m23s do segundo round. Esta foi a segunda vitória de Geoff Neal no UFC, e a décima em doze lutas na carreira. Já Frank Camacho sofreu apenas a sétima derrota em 28 combates na carreira - a quarta por nocaute.

Geoff Neal nocauteou Frank Camacho com chute alto no UFC 228 — Foto: Getty Images

A luta começou com Camacho tomando a iniciativa do combate e Neal buscando os contragolpes. Os dois lutadores buscavam a luta, e Neal, aos poucos, aproveitava a guarda aberta do rival para acertar bons golpes, principalmente os chutes altos, que incomodavam Camacho. Nos últimos segundos do round, Neal acertou uma esquerda em cheio, derrubando Camacho, que foi salvo pelo gongo após resistir a diversos golpes.

No segundo round, confiante pelo fim do round anterior, Geoff Neal partiu para o ataque, acertando diversos golpes em Frank Camacho, que sentiu e passou a soltar socos a esmo para tentar acertar o adversário. Muito cansado e desgastado, Camacho não mostrava mais resistência, e Geoff Neal percebeu a oportunidade de aplicar o golpe final da luta: um chute alto de esquerda que explodiu no rosto de Camacho, levando-o à inconsciência instantaneamente.

Darren Stewart vira luta e nocauteia Charles Byrd

Em uma luta morna no primeiro round e mais intensa no segundo, o peso-médio inglês Darren Stewart venceu o americano Charles Byrd por nocaute técnico aos 2m17s do segundo round. Esta foi apenas a segunda vitória de Darren Stewart em seis lutas no UFC. Já Byrd, que veio da versão americana do programa "Contender Series" e havia vencido na sua estreia no UFC contra John Phillips, sofreu sua primeira derrota na organização.

Darren Stewart (esq.) nocauteou Charles Byrd no UFC 228 — Foto: Getty Images

Lutando em sua cidade natal, Byrd começou a luta de forma cadenciada, tentando levar Stewart para a grade. O inglês manteve a calma e foi aos poucos controlando o americano, que conseguiu acertar duas boas cotoveladas na cabela de Stewart na metade do round. O inglês absorveu os golpes, mas mais uma vez foi levado para a grade. O ritmo da luta era baixo, e as cotoveladas de Byrd eram seus melhores golpes.

O panorama da luta não se alterou no início do segundo round. Byrd tomada a iniciativa da luta, e Stewart aguardava para tentar contragolpear, mas não conseguia uma boa performance na grade. O americano partia para o ataque quando o inglês encaixou dois bons golpes que arrancaram o protetor bucal de Byrd, que sentiu. Stewart percebeu que o rival estava abalado e partiu para cima, conectando bons golpes que derrubaram o americano, forçando o árbitro Jacob Montalvo a encerrar o combate.

Confira os resultados das demais lutas do evento:

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria