Vindo de seis vitórias consecutivas, o peso-meio-médio Vicente Luque viu sua série invicta ser interrompida pelo americano Stephen Thompson. O "Wonderboy" apresentou uma estratégia de luta eficiente principalmente nos dois últimos rounds, dando uma verdadeira "clínica" de trocação e venceu a disputa por decisão unânime dos juízes (30-26, 30-26 e 29-27). A vitória também interrompeu a série de duas derrotas seguidas do americano.
Stephen Thompson golpeia Vicente Luque no UFC 244 — Foto: Getty Images
Os dois atletas começaram a luta apostando nos chutes nas pernas. Com uma envergadura maior, Thompson usava a tradicional base de caratê, e Luque buscava fazer a mesma base, combinando socos após cada chute nas pernas do americano. Thompson sentiu um golpe na linha de cintura e recuou, e o brasileiro aproveitou para conectar uma sequência de socos na cabeça do rival junto à grade. O americano, que vinha em desvantagem, melhorou no fim do primeiro round, conectando bons golpes em Luque.
No segundo round, após receber alguns golpes de Thompson, Luque atacou e conectou dois socos na cabeça do americano. Stephen Thompson mantinha a guarda baixa, e usava os chutes, principalmente na linha de cintura. O americano conseguiu derrubar Luque com um chute no peito, e depois, com o brasileiro já de pé, encaixou diretos que o abalaram. Luque tentava reagir, e conectava alguns golpes, mas Thompson era mais preciso e acertava mais golpes, indo para o intervalo em vantagem, enquanto Luque mostrava vários ferimentos no rosto.
Stephen Thompson acerta um chute na linha de cintura de Vicente Luque no UFC 244 — Foto: Getty Images
Afoito no início do terceiro round, provavelmente por saber que estava em desvantagem na luta, Luque passou a ir para cima de Thompson, que esquivava e atacava com precisão. O brasileiro mostrava muito coração, e mesmo sendo derrubado duas vezes - com um chute e depois com um golpe de esquerda - Luque não se entregava e continuava na luta. No minuto final, já muito castigado, Vicente Luque não conseguia mais atacar e recebia golpes duros, mantendo-se de pé heroicamente até o fim da luta.
Melhores momentos de Stephen Thompson x Vicente Luque no UFC 244
Darren Till estreia com vitória sobre Gastelum nos médios
No co-evento principal do UFC 244, o peso-médio inglês Darren Till estreou no peso-médio vencendo Kelvin Gastelum por decisão dividida dos juízes (27-30, 29-28 e 30-27), se recuperando de duas derrotas consecutivas. Já Gastelum sofreu a segunda derrota seguida.
Darren Till é declarado vencedor sobre Kelvin Gastelum no UFC 244 — Foto: Jason Silva
A luta começou com Gastelum encurtando a distância e buscando a luta agarrada junto à grade. Till livrou-se momentaneamente, mas foi novamente agarrado pelo americano, só conseguindo se soltar a dois minutos do intervalo. De volta ao centro do octógono, os dois atletas trocaram chutes nas pernas por algum tempo. Till ainda conectou um direto em Gastelum antes do fim do round.
Darren Till voltou para o segundo round mas agressivo, aplicando socos e joelhadas em Kelvin Gastelum. O americano tentava se aproximar, mas a maior envergadura do inglês o impedia. Buscando sempre a luta agarrada, Gastelum tinha dificuldade para dominar Till, que é nitidamente maior e mais forte fisicamente. No terceiro round, orientado a se arriscar mais, o americano passou a ser mas agressivo, mas o inglês respondia às tentativas de ataque com socos variados. Gastelum conseguiu uma derrubada a um minuto do fim, mas Till levantou-se rapidamente. Os dois mantiveram a mesma movimentação até o fim do combate.
Melhores momentos de Kelvin Gastelum x Darren Till no UFC 244
Derrick Lewis vence Blagoy Ivanov em luta morna
Em uma luta lenta e sem grandes momentos de emoção, o peso-pesado americano Derrick Lewis venceu o búlgaro Blagoy Ivanov por decisão dividida dos juízes (30-27, 28-29 e 29-28).
Derrick Lewis acerta uma cotovelada em Blagoy Ivanov no UFC 244 — Foto: Jason Silva
Após um começo lento dos dois atletas, Lewis tentou um chute e teve a perna travada por Ivanov. O búlgaro derrubou o americano e ficou por cima no chão, até que Lewis "explodiu" e saiu da posição, passando a buscar os diretos para acertar Ivanov. O búlgaro resistiu e a luta foi para a grade, indo para o intervalo sem mais momentos de emoção.
O segundo round trouxe Derrick Lewis mais agressivo, buscando o nocaute após um minuto e meio de luta. Ivanov resistiu e derrubou o americano, tentando encaixar uma kimura. Lewis resistiu à tentativa de finalização e levantou-se, voltando a tentar o nocaute. Ivanov recebia golpes duros, mas resistia, cansando o americano. Nos segundos finais, Ivanov conseguiu um arremesso de judô, cravando as costas de Lewis no solo e tentando uma guilhotina, sem sucesso. Desgastados, os dois lutadores diminuíram o ritmo no terceiro round e construíram menos chances de nocaute. O americano atacou nos segundos finais, mas não teve precisão para conectar os golpes em Ivanov.
Kevin Lee acaba com invencibilidade de Gregor Gillespie
Na luta que abriu o card principal do UFC 244, o peso-leve Kevin Lee conseguiu um nocaute espetacular sobre Gregor Gillespie aos 2m47s do primeiro round. Lee fez seu retorno à divisão após uma rápida incursão ao peso-meio-médio, quando foi finalizado por Rafael dos Anjos. Esta foi a primeira derrota de Gillespie em 14 lutas como profissional.
Kevin Lee acerta o chute que nocauteou Gregor Gillespie no UFC 244 — Foto: Getty Images
O combate começou com Gillespie atacando em velocidade com jabs que conectavam no rosto de Lee. O "Motown Phenom" buscava revidar, mas não conseguia acertar o rival na maioria das vezes. Gillespie começava a se sentir confortável no combate quando um chute alto de esquerda de Lee acertou em cheio na cabeça, nocauteando-o instantaneamente.
Kevin Lee se afasta após nocautear Gregor Gillespie no UFC 244 — Foto: Jason Silva
Melhores momentos de Kevin Lee x Gregor Gillespie no UFC 244
Confira todas as lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Jorge Masvidal venceu Nate Diaz por nocaute técnico (interrupção médica) aos 5m do R3
Darren Till venceu Kelvin Gastelum por decisão dividida (27-30, 29-28 e 30-27)
Stephen Thompson venceu Vicente Luque por decisão unânime (30-26, 30-26 e 29-27)
Derrick Lewis venceu Blagoy Ivanov por decisão dividida (30-27, 28-29 e 29-28)
Kevin Lee venceu Gregor Gillespie por nocaute aos 2m47s do R1
CARD PRELIMINAR
Corey Anderson venceu Johnny Walker por nocaute técnico aos 2m07s do R1
Shane Burgos venceu Makwan Amirkhani por nocaute técnico aos 4m32s do R3
Edmen Shahbazyan venceu Brad Tavares por nocaute aos 2m27s do R1
Jairzinho Rozenstruik venceu Andrei Arlovski por nocaute aos 29s do R1
Katlyn Chookagian venceu Jennifer Maia por decisão unânime (triplo 29-28)
Lyman Good venceu Chance Rencountre por nocaute aos 2m03s do R3
Hakeem Dawodu venceu Julio Arce por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate