TIMES

Por Combate.com — Praga, República Tcheca

Getty Images

Após sofrer um duro castigo no primeiro round, o peso-pesado holandês Stefan Struve mostrou o porquê de ter 18 finalizações na carreira. Aproveitando um erro de posicionamento do brasileiro Marcos Pezão, o holandês finalizou a luta com um katagatame aos 2m21s do segundo round, encerrando a sequência de três derrotas consecutivas. Já Pezão sofreu a sexta derrota em 23 lutas na carreira. Após o combate, Struve disse que estava se aposentando do MMA.

Stefan Struve encaixa o katagatame e finaliza Marcos Pezão no UFC Praga — Foto: Getty Images

- Eu vinha pensando muito no que faria após essa luta. Meu coração não está 100%, e tive alguns problemas ultimamente. Por isso, decidi que era hora de me aposentar. Não é uma decisão totalmente tomada, mas acho que agora, no calor do momento, é a decisão certa a ser tomada - disse o gigante, que deixou as luvas no octógono.

Marcos Pezão acertou um overhand que derrubou Stefan Struve no UFC Praga — Foto: Getty Images

A luta mal havia começado e Marcos Pezão já havia acertado um overhand que derrubou Stefan Struve. O brasileiro caiu por cima do holandês no chão, na meia-guarda, e passou a pressionar as costas do gigante na grade. Struve aos poucos tentava se reposicionar e buscar o braço de Pezão para tentar aplicar uma kimura. O brasileiro livrou o braço e voltou a pressionar o holandês. No último minuto, Pezão conseguiu a montada, mas não teve espaço para aplicar golpes contundentes.

Marcos Pezão mais uma vez iniciou o round buscando os golpes na cabeça, mas dessa vez Struve travou os braços do brasileiro na grade e executou a derrubada, caindo por cima. Com habilidade, o holandês preparou a posição e encaixou um katagatame, não dando chances para Pezão, que teve de desistir da luta.

Michal Oleksiejczuk aplica nocaute relâmpago em Gian Villante

Em uma luta rápida, finalizada de forma surpreendente, o peso-meio-pesado polonês Michal Oleksiejczuk venceu o americano Gian Villante por nocaute aos 1m34s do primeiro round, após aplicar um gancho no fígado que derrubou o americano com alguns segundos de atraso. Esta foi a 13ª vitória em 15 lutas de Oleksiejczuk, e a primeira no UFC. Já Villante sofreu a 11ª derrota em 28 lutas na carreira.

Michal Oleksiejczuk nocauteou Gian Villante no primeiro round no UFC Praga — Foto: Getty Images

Carmouche estraga festa tcheca e vence Pudilova

Pela euforia do público, parecia a luta principal da noite. Mas a empolgação da torcida tcheca transformou-se em frustração ao anúncio de Liz Carmouche como vencedora do confronto feminino pelo peso-mosca. Por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 29-28), a americana de 35 anos levou a melhor sobre Lucie Pudilova, única atleta da casa no card do UFC Praga. As vaias foram tão pesadas que não se pôde ouvir o discurso da vencedora, enquanto a tcheca, derrotada, deixou a arena tentando segurar as lágrimas.

Liz Carmouche acerta um chute em Lucie Pudilova no UFC Praga — Foto: Getty Images

Atleta mais festejada em todos os eventos oficiais do Ultimate ao longo da semana, Pudilova teve recepção de gala na arena. Enrolada em uma bandeira da República Tcheca, foi ovacionada de pé. Dentro do octógono, a lutadora da casa tomou a iniciativa com chutes altos no vazio, e Carmouche levou a luta para a grade, imprensando a tcheca. Pudilova tentou laçar o pescoço da americana, sem sucesso, e as duas terminaram o round com as orelhas sangrando após um choque de cabeças. O segundo assalto começou morno, com uma trocação pouco efetiva. Quando Pudilova escorregou no sangue, a luta foi para o solo. Carmouche conseguiu a montada, mas a tcheca escapou com ajuda da grade e ficou por cima, de onde cotovelou, mas não conseguiu liquidar a fatura.

O terceiro round começou de forma semelhante, com Pudilova tentando impor-se à distância pela maior envergadura. Quando Carmouche conseguiu a aproximação, tentou uma chave de calcanhar para finalizar. Pudilova se virou como pôde e golpeou as nádegas da americana até se desvencilhar. Nos segundos finais, foi para o tudo ou nada numa boa sequência de golpes, mas o gongo soou antes de um resultado efetivo. Pudilova terminou a luta comemorando, com a torcida aplaudindo. Ao anúncio da vitória de Carmouche, a empolgação virou frustração. As vaias dominaram a arena, e a americana mal comemorou. Pudilova, arrasada, deixou o octógono rapidamente. Caminhou de cabeça baixa, segurando o choro, e foi consolada pelos aplausos do público.

Petr Yan domina John Dodson em Praga

Em uma luta movimentada, o peso-galo russo Petr Yan venceu o americano John Dodson por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). Com o resultado, Yan chegou a 12 vitórias em 13 lutas na carreira, e à quarta vitória seguida no UFC. Já Dodson sofreu a 11ª derrota em 31 lutas como profissional.

Petr Yan venceu John Dodson por decisão unânime no UFC Praga — Foto: Getty Images

A luta foi disputada com muita intensidade no primeiro round. Yan manteve-se tomando a iniciativa da luta, agredindo Dodson desde o começo e evitando dar espaço para que o americano usasse a sua velocidade para atacar. Dodson manteve-se na defensiva no round, evitando os golpes do russo. No segundo round, após Yan voltar novamente agressivo, o americano acertou um bom golpe de direita que derrubou o russo. Yan recuperou-se rapidamente e voltou a pressionar o americano na grade, conectando nos últimos segundos um duro golpe de direita que abalou o americano. O russo manteve a pressão no terceiro round, conectando golpes duros e evitando as tentativas de derrubadas de Dodson, e ainda controlando-o no chão quando conseguiu derrubá-lo.

Magomed Ankalaev vence luta morna contra Klidson Abreu

Em sua estreia no UFC, o peso-meio-pesado brasileiro Klidson Abreu não teve uma boa atuação e foi derrotado por decisão unânime dos juízes pelo russo Magomed Ankalaev (30-27, 30-27 e 29-28). Esta foi a terceira derrota de Abreu em 17 lutas na carreira, enquanto Ankalaev conseguiu a décima vitória em 11 lutas como profissional.

Magomed Ankalaev venceu Klidson Abreu por decisão unânime no UFC Praga — Foto: Getty Images

O primeiro round começou a ser disputado com cautela pelos dois lutadores. Tanto Abreu quanto Ankalaev buscaram os chutes baixos antes de levarem a luta para a grade. Em seguida, na média distância, cada um acertou um bom golpe de direita que abalou o outro. Em seguida, o russo acertou um direto de direita de encontro que aparentemente quebrou o nariz do brasileiro. Abreu travou a luta quando estava por baixo no chão, evitando que Ankalaev o golpeasse no nariz até o intervalo.

No retorno para o segundo round, o brasileiro manteve a postura ofensiva, tentando um chute alto que foi defendido pelo russo. Os dois mantinham a distância e não arriscavam a aproximação para o ataque. Ankalaev jogava no contragolpe e nos golpes de encontro a cada aproximação de Abreu. O brasileiro passou a tentar levar a luta para o chão, mas o russo defendeu e levou a luta para a grade. Melhor fisicamente, Ankalaev conseguiu a derrubada, ficando por cima no chão até o intervalo.

Klidson Abreu teve o nariz quebrado por um golpe de encontro de Magomed Ankalaev — Foto: Getty Images

Nitidamente desgastado, Klidson Abreu tentava buscar o ataque, mas não tinha a velocidade necessária para conectar os golpes. Ankalaev mantinha o controle do combate, evitando se expôr e atuando no contra-ataque. Como o brasileiro não arriscava nenhum movimento de ataque, o russo não teve problemas em administrar a disputa até o fim, saindo com a vitória.

Confira os resultados de todas as lutas do evento:

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria