TIMES

Por Combate.com — Los Angeles, EUA

Getty Images

Depois de ser dominado em sua estreia por Zabit Magomedsharipov, Sheymon Moraes pôde, enfim, conhecer o gosto de vencer uma luta no Ultimate. Neste sábado, no card preliminar do UFC 227, em Los Angeles, ele venceu Matt Sayles por decisão unânime (triplo 29-28), pelo peso-pena (até 66kg). O brasileiro foi superior nos dois primeiros rounds e precisou aguentar a pressão do americano no fim da luta para ficar com a vitória.

Sheymon, que tem 27 anos, agora soma 10 triunfos e duas derrotas em seu cartel. Sayles, por sua vez, perdeu pela segunda vez em nove combates. Foi a estreia do americano na companhia.

A luta

Sayles iniciou o combate trabalhando os chutes baixos, enquanto o brasileiro jogava bons golpes no corpo. Após uma joelhada na linha de cintura do americano, Sheymon acertou um chute alto na cabeça do rival, que fez sinal de negativo. Um cruzado e um direto balançaram Sayles, que foi para o clinche. Especialista em muay thai, Sheymon aproveitou o momento para variar joelhadas e cotoveladas curtas, que fizeram o oponente desistir da posição. Sayles dominava o centro do octógono e tentava pressionar, mas foi alvo de golpes no corpo. No fim do round, o americano encaixou um cruzado e colocou o brasiliero contra a grade, mas não conseguiu levar para o solo.

Sheymon foi mais agressivo nos primeiros segundos e conectou um forte chute na altura das costelas do rival. O americano respondeu com uma joelhada voadora, mas não encontrou a distância certa e atacou as pernas, porém, sem sucesso. O brasileiro recebeu um soco rodado, absorveu bem e respondeu com uma cotovelada. Sayles colocava mais volume de golpes no segundo assalto, mas, com pouco mais de um minuto para o fim do round, Sheymon acelerou o ritmo e castigou com socos e chutes.

O terceiro assalto começou com um dedo no olho de Sheymon no rival. Foi a segunda vez, e o árbitro central avisou que na próxima tiraria ponto. Quando a luta foi retomada, Sayles tomou a iniciativa e encurralou o brasileiro na grade, mas Sheymon conseguiu livrar-se do perigo, voltou ao centro do octógono e trabalhou bem a linha de cintura do oponente. Um direto de encontro entrou no rosto de Sayles, que respondeu com uma joelhada na linha de cintura. Sheymon sentiu, mas conseguiu se recuperar. O americano cresceu na reta final e colocou combinações de boxe. Acuado nos segundos finais, Sheymon apenas esperou o cronômetro zerar.

Alex Perez tira invencibilidade de José Torres

Alex Perez impressionou no nocaute sobre Jose Torres — Foto: Getty Images

Alex Perez foi irretocável nesta noite. Com um ritmo alucinante, ele não deu chances para José Torres e nocauteou o rival aos 3m46s do primeiro assalto, tirando a invencilidade de "Shorty", que chegou no combate cercado de expectativas. Esta foi a oitava vitória seguida de Perez, sendo a terceira desde que foi contratado pelo Ultimate. Torres perdeu pela primeira vez em nove compromissos no MMA. Foi sua segunda luta na companhia.

Promessa chinesa vence na estreia no UFC

Weili Zhang saiu vitoriosa em sua estreia no UFC ao bater Danielle Taylor por pontos — Foto: Getty Images

Weili Zhang estreou com o pé direito no Ultimate. Promessa chinesa, a atleta de 28 anos conseguiu neutralizar Danielle Taylor e controlar bem a distância para vencer por decisão unânime (triplo 29-28), em combate válido pelo peso-palha (até 52kg). Com o triunfo, ela elevou seu cartel para 17 vitórias e apenas uma derrota, que aconteceu em sua primeira luta de MMA profissional. A americana perdeu a quarta na carreira, além de ter nove vitórias. Foi o segundo revés seguido de Taylor.

Vera nocauteia Buren com golpes na linha de cintura

Marlon Vera nocauteou Wuliji Buren na abertura do UFC 227 — Foto: Getty Images

Depois de ter dificuldades no primeiro assalto, Marlon Vera se recuperou bem no segundo assalto e, aos 4m53s, liquidou a fatura contra Wuliji Buren, pelo peso-galo (até 61kg), ao conseguir um nocaute técnico depois de conectar dois ganchos na linha de cintura na primeira luta do card preliminar. O equatoriano se recuperou das derrotas sofridas contra John Lineker e Douglas D'Silva e deixou o chinês em situação delicada no evento, já que Buren fez seu segundo confronto no Ultimate e perdeu ambos.

Resultados do UFC 227:

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria