Depois de ser dominado em sua estreia por Zabit Magomedsharipov, Sheymon Moraes pôde, enfim, conhecer o gosto de vencer uma luta no Ultimate. Neste sábado, no card preliminar do UFC 227, em Los Angeles, ele venceu Matt Sayles por decisão unânime (triplo 29-28), pelo peso-pena (até 66kg). O brasileiro foi superior nos dois primeiros rounds e precisou aguentar a pressão do americano no fim da luta para ficar com a vitória.
Sheymon, que tem 27 anos, agora soma 10 triunfos e duas derrotas em seu cartel. Sayles, por sua vez, perdeu pela segunda vez em nove combates. Foi a estreia do americano na companhia.
A luta
Sayles iniciou o combate trabalhando os chutes baixos, enquanto o brasileiro jogava bons golpes no corpo. Após uma joelhada na linha de cintura do americano, Sheymon acertou um chute alto na cabeça do rival, que fez sinal de negativo. Um cruzado e um direto balançaram Sayles, que foi para o clinche. Especialista em muay thai, Sheymon aproveitou o momento para variar joelhadas e cotoveladas curtas, que fizeram o oponente desistir da posição. Sayles dominava o centro do octógono e tentava pressionar, mas foi alvo de golpes no corpo. No fim do round, o americano encaixou um cruzado e colocou o brasiliero contra a grade, mas não conseguiu levar para o solo.
Sheymon foi mais agressivo nos primeiros segundos e conectou um forte chute na altura das costelas do rival. O americano respondeu com uma joelhada voadora, mas não encontrou a distância certa e atacou as pernas, porém, sem sucesso. O brasileiro recebeu um soco rodado, absorveu bem e respondeu com uma cotovelada. Sayles colocava mais volume de golpes no segundo assalto, mas, com pouco mais de um minuto para o fim do round, Sheymon acelerou o ritmo e castigou com socos e chutes.
O terceiro assalto começou com um dedo no olho de Sheymon no rival. Foi a segunda vez, e o árbitro central avisou que na próxima tiraria ponto. Quando a luta foi retomada, Sayles tomou a iniciativa e encurralou o brasileiro na grade, mas Sheymon conseguiu livrar-se do perigo, voltou ao centro do octógono e trabalhou bem a linha de cintura do oponente. Um direto de encontro entrou no rosto de Sayles, que respondeu com uma joelhada na linha de cintura. Sheymon sentiu, mas conseguiu se recuperar. O americano cresceu na reta final e colocou combinações de boxe. Acuado nos segundos finais, Sheymon apenas esperou o cronômetro zerar.
Alex Perez tira invencibilidade de José Torres
Alex Perez impressionou no nocaute sobre Jose Torres — Foto: Getty Images
Alex Perez foi irretocável nesta noite. Com um ritmo alucinante, ele não deu chances para José Torres e nocauteou o rival aos 3m46s do primeiro assalto, tirando a invencilidade de "Shorty", que chegou no combate cercado de expectativas. Esta foi a oitava vitória seguida de Perez, sendo a terceira desde que foi contratado pelo Ultimate. Torres perdeu pela primeira vez em nove compromissos no MMA. Foi sua segunda luta na companhia.
Promessa chinesa vence na estreia no UFC
Weili Zhang saiu vitoriosa em sua estreia no UFC ao bater Danielle Taylor por pontos — Foto: Getty Images
Weili Zhang estreou com o pé direito no Ultimate. Promessa chinesa, a atleta de 28 anos conseguiu neutralizar Danielle Taylor e controlar bem a distância para vencer por decisão unânime (triplo 29-28), em combate válido pelo peso-palha (até 52kg). Com o triunfo, ela elevou seu cartel para 17 vitórias e apenas uma derrota, que aconteceu em sua primeira luta de MMA profissional. A americana perdeu a quarta na carreira, além de ter nove vitórias. Foi o segundo revés seguido de Taylor.
Vera nocauteia Buren com golpes na linha de cintura
Marlon Vera nocauteou Wuliji Buren na abertura do UFC 227 — Foto: Getty Images
Depois de ter dificuldades no primeiro assalto, Marlon Vera se recuperou bem no segundo assalto e, aos 4m53s, liquidou a fatura contra Wuliji Buren, pelo peso-galo (até 61kg), ao conseguir um nocaute técnico depois de conectar dois ganchos na linha de cintura na primeira luta do card preliminar. O equatoriano se recuperou das derrotas sofridas contra John Lineker e Douglas D'Silva e deixou o chinês em situação delicada no evento, já que Buren fez seu segundo confronto no Ultimate e perdeu ambos.
Resultados do UFC 227:
CARD PRINCIPAL:
TJ Dillashaw venceu Cody Garbrandt por nocaute técnico aos 4m10s do R1
Henry Cejudo venceu Demetrious Johnson por decisão dividida (48-47, 47-48 e 48-47)
Renato Moicano venceu Cub Swanson por finalização aos 4m15s do R1
JJ Aldrich venceu Polyana Viana por decisão unânime (29-28, 29-28 e 29-27)
Thiago Marreta venceu Kevin Holland por decisão unânime (29-27, 29-27 e 29-26)
CARD PRELIMINAR:
Pedro Munhoz venceu Brett Johns por decisão unânime (30-26, 29-28 e 29-27)
Ricky Simon venceu Montel Jackson por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28)
Ricardo Carcacinha venceu Kyung Ho Kang por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Sheymon Moraes venceu Matt Sayles por decisão unânime (triplo 29-28)
Alex Perez venceu José Torres por nocaute aos 3m46s do R1
Weili Zhang venceu Danielle Taylor por decisão unânime (triplo 29-28)
Marlon Vera venceu Wuliji Buren por nocaute técnico aos 4m53s do R2
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate