O peso-pena brasileiro Sheymon Moraes bem que tentou, e estava em vantagem no terceiro round após dois rounds equilibrados, mas um golpe errado jogou por terra uma provável vitória na luta de abertura do card principal do UFC Filadélfia contra Sodiq Yusuff. O nigeriano levou a melhor no julgamento dos juízes e venceu a luta por decisão unânime (29-27, 29-28 e 29-28).
A luta começou com o nigeriano dominando o centro do octógono e circulando em direção ao brasileiro, aplicando chutes baixos. Sheymon Moraes não se movimentava muito, e devolvia os ataques com chutes na linha de cintura. Os dois atletas trocavam chutes e o brasileiro aplicava pisões nos joelhos do nigeriano, que recuava para evitar ser acertado. Yussuf travou Moraes na grade e passou a aplicar joelhadas na linha de cintura. O brasileiro tentou a derrubada, mas o nigeriano defendeu as tentativas, mantendo-se em pé.
Sheymon Moraes e Sodiq Yussuf trocam golpes no UFC Filadélfia — Foto: Getty Images
No segundo round trouxe Sheymon Moraes mais agressivo e conectando melhor os seus golpes, principalmente as combinações de socos e chutes. Enquanto Sodiq Yussuf mantinha o seu ritmo, mais cadenciado do que de costume, o brasileiro acelerava e parecia mais à vontade no combate. No minuto final da luta, no entanto, o nigeriano voltou a dominar as ações, quase derrubando o brasileiro, que teve dificuldades para evitar ser dominado no chão. Nos segundos finais, Moraes conseguiu voltar a golpear Yussuf.
Sheymon Moraes acerta um chute rodado em Sodiq Yussuf no UFC Filadélfia — Foto: Getty Images
O brasileiro voltou para o terceiro e último round agressivo e jogando os golpes com mais força. Buscando pressionar Yussuf, Moraes aplicava os golpes andando para a frente, mas poucos efetivamente atingiam o alvo. Na metade do round, o brasileiro tentou encurralar o nigeriano na grade, mas Yussuf livrou-se da posição e voltou a lutar no centro do octógono. No minuto final, ao tentar uma cotovelada de baixo para cima, Sheymon Moraes foi acertado com um contragolpe e caiu. O nigeriano aproveitou-se para aplicar o "ground and pound", chegando a montar e golpear seguidamente. O brasileiro conseguiu erguer-se, mas já não tinha tempo para tentar uma nova reação.
Jack Hermansson arrasa David Branch no primeiro round
No co-evento principal da noite, o peso-médio Jack Hermansson não tomou conhecimento do americano David Branch e, com uma atuação agressiva, conseguiu a finalização com uma guilhotina em apenas 49s de luta no primeiro round.
Jack Hermansson finaliza David Branch no UFC Filadélfia — Foto: Getty Images
O norueguês Jack Hermansson começou a luta de forma agressiva, partindo para cima de David Branch e agredindo-o desde o início. Com muita disposição, o escandinavo encurtou a distância e derrubou o americano junto à grade, encaixando rapidamente uma guilhotina. Branch ainda tentou resistir, mas acabou tendo que bater em desistência em menos de um minuto de luta.
Josh Emmett nocauteia Michael Johnson no terceiro round
Em uma luta disputada com cuidados excessivos por parte dos dois lutadores, os pesos-leves Michael Johnson e Josh Emmett tiveram muita atenção na defesa e evitaram a exposição aos golpes um do outro. Mesmo com uma boa movimentação de ambas as partes, o duelo ficou aquém do esperado, mas foi decidido com um direto de direita fulminante de Emmett, que decretou a sua vitória por nocaute aos 4m14s do terceiro round.
Josh Emmett acerta um direto de direita e nocauteia Michael Johnson no UFC Filadélfia — Foto: Getty Images
Conhecidos pela versatilidade e pelo poder de nocaute, Michael Johnson e Josh Emmett fizeram um primeiro round cauteloso, com uma boa chance de vitória para cada um. Johnson acertou um bom direto de direita e Emmett conectou um cruzado de direita. No segundo round, Emmett começou com um chute alto de esquerda em cheio na cabeça de Johnson, que absorveu o golpe e tentou contra-atacar, mas a maioria dos seus golpes parava nas luvas do rival. O terceiro round foi uma manutenção dos rounds anteriores, com os dois atletas se movimentando muito e respeitando um ao outro, evitando se expôr demasiadamente. A luta parecia que iria para a decisão dos juízes, mas um direto de direita de Emmett deu fim à disputa com um nocaute fulminante aos 4m14s, a apenas 46s do fim da disputa.
Michelle Waterson domina Karolina Kowalkiewicz e vence por pontos
A peso-palha americana Michelle Waterson mostrou que, no MMA, o preparo físico é determinante para uma boa performance. Mostrando mais gás que a polonesa Karolina Kowalkiewicz, a "Karate Hottie" dominou a luta em quase a sua totalidade e venceu por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27).
Michelle Waterson golpeia Karolina Kowalkiewicz no UFC Filadélfia — Foto: Getty Images
A luta foi movimentada e equilibrada desde o início. Waterson e Kowalkiewicz se moviam bem e atacavam com precisão. A americana mostrava maior volume de golpes, enquanto a polonesa atuava nos contra-ataques. O segundo round manteve o mesmo panorama na sua primeira metade, até Waterson conseguir uma queda de judô e derrubar Kowalkiewicz, ficando por cima no chão, na posição de 100kg. Após alguns minutos de pressão no solo, a americana encaixou uma chave de braço, e a polonesa precisou de muita resistência para girar o corpo e esperar acabar o tempo para evitar a finalização. A luta foi muito equilibrada no terceiro round. Mesmo cansadas, especialmente Kowalkiewicz, as duas lutadoras seguiram buscando o combate. No minuto final, Waterson tentou alguns chutes altos rodados, mas sem acertar o alvo.
Paul Craig vira luta e finaliza Kennedy Nzechukwu
Após estar perdendo a luta após dois rounds e meio, o peso-meio-pesado Paul Craig mais uma vez virou uma luta em que estava em desvantagem. A exemplo do que aconteceu diante do russo Magomed Ankalaev, Craig conseguiu uma virada improvável e finalizou o nigeriano Kennedy Nzechukwu com um triângulo aos 4m20s do terceiro round.
Paul Craig finalizou Kennedy Nzechukwu faltando 40s para o fim da luta no UFC Filadélfia — Foto: Getty Images
Especialista na luta agarrada, Paul Craig tentou encurtar a distância logo no começo do combate, aplicando um "single leg" em Kennedy Nzechukwu, que evitou ser derrubado e desferiu diversas cotoveladas na cabeça do escocês, abrindo um ferimento. Craig mantinha a estratégia de levar a luta para o chão, e por pouco não encaixou uma chave de braço. O nigeriano continuava a tentar lutar em pé, e acertou uma boa joelhada na cabeça do escocês quando este buscou a aproximação para uma nova tentativa de derrubada no fim do round.
Aparentando cansaço e desgaste, Paul Craig voltou tentando catar a perna de Nzechukwu para derrubá-lo, mas o nigeriano resistiu até cair por cima do escocês e desferir uma série de cotoveladas na cabeça. Após duas rápidas paralisações por um suposto dedo de Nzechukwu no olho de Craig e um chute do escocês na região genital do nigeriano, a luta foi retomada, mas nenhum dos lutadores conseguiu atacar o outro com contundência.
No início do terceiro round, Paul Craig tentou uma nova investida nas pernas de Kennedy Nzechukwu, e o nigeriano acertou o dedo no olho do escocês, que precisou de algum tempo para se recuperar. O árbitro Keith Peterson tirou um ponto do nigeriano. No retorno ao combate, Nzechukwu conseguiu ficar por cima de Craig no chão, e desferiu algumas cotoveladas e socos, mas o escocês se defendeu e tentou encaixar uma chave de braço. Na sequência, Craig segurou o braço do nigeriano e fez a transição para um triângulo, finalizando a luta.
Confira todas as lutas do evento:
CARD PRINCIPAL
Justin Gaethje venceu Edson Barboza por nocaute aos 2m30s do R1
Jack Hermansson venceu David Branch por finalização a 49s do R1
Josh Emmett venceu Michael Johnson por nocaute aos 4m14s do R3
Michelle Waterson venceu Karolina Kowalkiewicz por decisão unânime (triplo 30-27)
Paul Craig venceu Kennedy Nzechukwu por finalização aos 4m20s do R3
Sodiq Yussuf venceu Sheymon Moraes por decisão unânime (29-27, 29-28 e 29-28)
CARD PRELIMINAR
Marina Rodriguez venceu Jessica Aguilar por decisão unânime (29-26, 29-27 e 29-27)
Desmond Green venceu Ross Pearson por nocaute técnico aos 2m52s do R1
Kevin Aguilar venceu Enrique Barzola por decisão unânime (triplo 29-28)
Kevin Holland venceu Gerald Meerschaert por decisão dividida (29-27, 28-29 e 30-27)
Casey Kenney venceu Ray Borg por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Maryna Moroz venceu Sabina Mazo por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
Alex Perez venceu Mark de la Rosa por decisão unânime (triplo 30-27)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate