TIMES

Por Combate.com — São Paulo


Com excelentes atuações, Mayra Sheetara, Serginho Moraes e Augusto Sakai venceram Gillian Robertson, Ben Saunders e Chase Sherman, respectivamente, e empolgaram os fãs presentes ao Ginásio do Ibuirapuera, em São Paulo. Sheetara e Serginho Moraes finalizaram seus rivais, enquanto Sakai nocauteou o seu adversário após uma luta muito disputada. Confira como foram as lutas:

Sakai mostra coração e nocauteia Sherman em estreia no UFC

Augusto Sakai vence Chase Sherman por nocaute técnico no UFC São Paulo

Augusto Sakai vence Chase Sherman por nocaute técnico no UFC São Paulo

Destaque do Contender Series Brasil, o peso-pesado Augusto Sakai estreou no UFC com vitória, neste sábado, no card preliminar do evento realizado em São Paulo. O lutador paranaense precisou mostrar coração contra o americano Chase Sherman, que castigou suas pernas com chutes baixos e o cansou com um jogo de "abafa" junto à grade. Todavia, quando achou uma brecha para golpear o adversário na curta distância, Sakai não deu chances ao "Vanilla Gorilla", e obteve o nocaute técnico com 4m03s do terceiro round.

Augusto Sakai golpeia Chase Sherman na sua vitória por nocaute no UFC São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

O começo da luta não foi bom para Sakai. Sherman, que visitou jogadores de futebol do São Paulo durante a semana, pareceu inspirado pelo encontro e castigou o brasileiro com chutes baixos e à meia altura - dois deles deixaram marcas na sua barriga. No segundo round, o americano acertou um cutucão acidental no olho direito de Sakai que comprometeu sua visão por alguns segundos, e tentou cansá-lo ao clinchar contra a grade.

O paranaense terminou o segundo assalto visivelmente mais lento, mas não deixou que isso o desanimasse: seguiu buscando a luta, andando para frente e golpeando com força com as mãos. Ele balançou Sherman com um cruzado de direita, a plateia sentiu que era seu momento e passou a incentivar. O americano tentou novamente abafar, mas a estratégia saiu pela culatra: Sakai obteve um clinche do muay thai, dobrou o adversário com uma joelhada na linha de cintura, encaixou mais uma sequência se joelhadas na cabeça e o derrubou com uma rasteira. A partir daí, foi uma sequência de marretadas até o árbitro Marc Goddard encerrar a luta. Ele comemorou gesticulando como se pegasse a cabeça de Sherman e chutasse para longe do octógono.

- Foi guerra mesmo, mas nem f***, ele disse que ia invadir o meu país e arrancar minha cabeça, mas eu que arranquei a cabeça dele. É tudo nosso - disse Augusto Sakai.

Em duelo de jiu-jítsu no UFC, Serginho finaliza Saunders

Serginho Moraes vence Ben Saunders por finalização no UFC São Paulo

Serginho Moraes vence Ben Saunders por finalização no UFC São Paulo

Era o octógono do UFC, mas parecia o tatame de um mundial de jiu-jítsu sem quimono. Finalizadores natos, Serginho Moraes e Ben Saunders fizeram um duelo quase que exclusivamente disputado no chão no card preliminar do UFC São Paulo. Levou a melhor o paulista tricampeão mundial da "arte suave": o "Pantera Negra" dominou o adversário americano e finalizou com um katagatame aos 4m42s do segundo round. Foi a primeira derrota por finalização da carreira de "Killa B", que reconheceu a excelência do brasileiro e lhe disse após a luta, "ótimo jiu-jítsu".

Serginho Moraes finaliza Ben Saunders com um katagatame no UFC São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

- Eu falei que meu jiu-jítsu é o melhor da minha categoria, é um cara que nunca foi finalizado, e eu queria finalizá-lo para mostrar que estou de volta! Sou um atleta que vai para cima, é disso que o UFC gosta, e quero meu lugar no top 15! - disse Serginho, que também dedicou a vitória ao filho mais novo, aniversariante da semana.

Após um minuto de estudo no primeiro round, Serginho encontrou uma brecha e derrubou o americano, para delírio do público. Muito elástico, Sauders ameaçou trazer a perna direita para cima para encaixar a omoplata, uma de suas posições mais fortes, mas o paulista foi paciente e se impôs na meia-guarda. Apesar da pouca ação no solo, o árbitro Jerin Valel deixou os dois à vontade para desenvolverem seus jogos, ciente que tratava-se de um confronto de craques do jiu-jítsu. Faltando um minuto para o fim do round, Serginho chegou à montada, de onde atacou a chave de braço. Com pouco tempo restando, porém, não conseguiu encaixar a finalização.

O segundo assalto não foi muito diferente: desta vez, Saunders começou no centro do cage, mas foi derrubado assim que tentou um chute na linha de cintura, catado por Serginho. O brasileiro passou à posição de 100kg e, daí, foi para a montada com metade do período ainda por correr. A partir daí, encaixou um katagatame, e Saunders não teve escolha senão bater em desistência.

Mayra Sheetara finaliza Gillian Robertson mesmo lesionada

Após se destacar no Contender Brasil, a peso-mosca Mayra Sheetara Bueno estreou no UFC finalizando a americana Gillian Robertson com uma chave de braço aos 4m55s do primeiro round. A brasileira sofreu uma lesão no joelho e, provavelmente, não conseguiria voltar para o segundo round.

Mayra Sheetara finaliza Gillian Robertson no UFC São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

- Eu tenho o melhor time do mundo. esses caras me deixam pronta para qualquer cisa. As meninas fogem da minha trocação porque acham que eu tenho um jiu-jítsu ruim, mas eu treino muito. Dedico essa vitória a minha mãe, que faz aniversário hoje - disse Sheetara, apoiada nos ombros pelo técnico Diego Lima, e sendo retirada da área de lutas em cadeira de rodas.

Mayra Sheetara deixa o octógono do UFC São Paulo em cadeira de rodas — Foto: Marcos Ribolli

A luta começou com Sheetara agredindo Robertson desde o começo, acertando golpes duros na americana e forçando-a a buscar a luta agarrada. Após o duelo ir para o chão e voltar a ser disputado em pé, a brasileira conectou bons golpes, abalando Robertson, que recuou até a grade. Após mais alguns golpes, a americana usou a tática de sacrifício, puxando Sheetara para o chão, e acabando por baixo, encaixando uma chave de joelho. A brasileira absorveu a pressão de Robertson, e buscou a melhor oportunidade para encaixar uma chave de braço, forçando a rival a desistir do combate.

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria