TIMES

Por Adriano Albuquerque, Ana Hissa e Evelyn Rodrigues — Direto de Los Angeles, EUA

Getty Images

A lenda B.J. Penn fez seu retorno ao octógono após um ano e meio afastado. Apesar de mostrar mais ânimo e agressividade que em suas últimas lutas, o havaiano ex-campeão em duas categorias de peso foi surpreendido pelo agressivo jogo de chão do americano Ryan Hall. O vencedor do TUF 22 finalizou o "Prodígio" com uma chave de calcanhar aos 2m46s do primeiro round, no card preliminar do UFC 232, neste sábado em Los Angeles. Esta foi a primeira vez que o havaiano foi finalizado em toda a sua carreira.

Ryan Hall aplica a chave de tornozelo que finalizou B.J. Penn no UFC 232 — Foto: Getty Images

B.J. Penn, de 40 de idade, foi muito celebrado pelos torcedores presentes ao entrar na arena, acompanhado de Dedé Pederneiras, Leonardo Santos e Johnny Eduardo, da equipe Nova União, onde fez seu camp para a luta. A lenda havaiana começou a luta como nos velhos tempos: tomando o controle do cage imediatamente, pressionando o adversário na parte mais externa do octógono e soltando cruzados altos. Hall, 33, tentou escapar e arriscou alguns chutes altos. Num desses, escorregou e caiu, mas já começou a mostrar o perigo que esperava B.J. no solo, com uma guarda agressiva. O árbitro mandou ele se levantar por falta de atividade, e, após alguns chutes trocados, o ex-TUF deu uma cambalhota para entrar entre as pernas de B.J. Ele rapidamente encaixou a chave de calcanhar, que forçou o joelho do adversário. Penn foi forçado a bater em desistência rapidamente.

- Foi uma grande experiência, ele é um dos meus heróis. Eu tenho trabalhado um bom tempo nessa posição com meus técnicos e com o Kenny Florian. Estou feliz que isso funcionou, pq B.J. chutou minhas pernas com força muitas vezes (risos). Ninguém é Superman, mas qqr um pode ser pego. Foi uma honra competir contra ele, e seria uma honra ter a oportunidade de treinar com ele, pois ele me ensinou tudo que eu sei via vídeo - disse Ryan Hall após a luta.

Ex-campeão do peso-leve e do peso-meio-médio, B.J. Penn vive uma fase terrível na carreira. Sem vencer desde novembro de 2010, o havaiano sofreu sua sexta derrota consecutiva. Ele deixou o cage sem dar entrevista e não revelou se continuará em ação após esta luta ou se vai se aposentar. Já Ryan Hall fez seu retorno após dois anos sem lutar e conquistou sua terceira vitória no UFC, a sétima na carreira.

Walt Harris vence luta morna contra Andrei Arlovski

Em um combate morno e sem emoção, o peso-pesado americano Walt Harris venceu o bielorusso Andre Arlovski por decisão dividida dos juízes (27-30, 29-28 e 29-28). Esta foi a terceira derrota seguida de Arlovski, e a segunda seguida de Harris.

Walt Harris golpeia Andrei Arlovski em sua vitória no UFC 232 — Foto: Getty Images

Os dois lutadores começaram a luta cautelosos, evitando se expor e se defendendo muito. Harris buscava os chutes altos, enquanto Arlovski usava bem a distância para evitar os golpes do americano. Na parte final do round, Harris conectou bons golpes, mas Arlovski absorveu bem e se manteve no combate até o intervalo.

No segundo round, após os dois lutadores começarem já mostrando algum desgaste, Harris derrubou Arlovski, que se levantou rapidamente. Os fãs vaiavam a luta, que era muito pouco movimentada. O terceiro round manteve o ritmo do round anterior, com os dois atletas se poupando e evitando partir para a luta franca. Harris ainda conseguiu acertar um bom golpe de esquerda, mas sem contundência. No fim da luta, mais vaias do público, que não aprovou a atuação dos dois lutadores.

Golpe inusitado dá vitória na Megan Anderson sobre Cat Zingano

Em sua segunda luta pelo UFC, a peso-pena australiana Megan Anderson teve a ajuda de um golpe inusitado para conquistar a sua primeira vitória na organização. Após aplicar um chute alto na americana Cat Zingano, Anderson viu o dedo do seu pé cortar a pálpebra da rival, que não conseguiu continuar no combate. Como o golpe não foi ilegal, Anderson foi declarada vencedora por nocaute técnico a 1m01s de luta.

Megan Anderson é declarada vencedora contra Cat Zingano no UFC 232 — Foto: Getty Images

A luta começou com Zingano circulando e aplicando chutes nas pernas de Anderson. A australiana circulava buscando encurralar a americana. Ainda no primeiro minuto de luta, Megan Anderson aplicou um chute alto e Zingano sentiu o olho. A americana recuou e deu as costas para o octógono, forçando o árbitro Marc Goddard a decretar o fim do combate.

Cat Zingano sente o olho e desiste da luta contra Megan Anderson no UFC 232 — Foto: Getty Images

Petr Yan vence Douglas D'Silva por desistência

Único brasileiro no card preliminar do UFC 232, o peso-galo Douglas D'Silva foi derrotado pelo russo Petr Yan após desistir do combate no intervalo do segundo para o terceiro round. Yan foi dominante durante todo o combate, castigando muito o brasileiro, que não teve condições de retornar para o terceiro round. Esta foi apenas a terceira derrota de Douglas D'Silva em 29 lutas na carreira. Já Yan venceu a 11ª luta em 12 disputadas, e chegou à marca de seis triunfos consecutivos.

Petr Yan castigou muito o brasileiro Douglas D'Silva no UFC 232 — Foto: Getty Images

A luta começou com D'Silva buscando os chutes baixos, e Yan respondeu com chutes na linha de cintura e uma tentativa de soco rodado que parou nas luvas do brasileiro. O russo tentou levar a luta para o chão, mas o brasileiro levantou-se rapidamente. Yan mostrava um arsenal maior de golpes, mas D'Silva respondia aos ataques do russo com agressividade, mas sem muita precisão.

No segundo round, enquanto Yan seguia acertando chutes nas pernas de D'Silva, o brasileiro tentava sem sucesso conectar seus golpes. Já desgastado fisicamente, D'Silva aceitou o jogo de grade do russo, que o derrubou e ficou por cima no chão. Yan dominava o combate com tranquilidade, não sendo ameaçado pelo brasileiro. No fim do round, já com um corte aberto no supercílio, o brasileiro apenas se defendia, mantendo-se vivo até o intervalo. Já no córner, a equipe do brasileiro informou ao árbitro que ele não voltaria para o terceiro round.

Nathaniel Wood finaliza Andre Ewell com atuação dominante

Com uma atuação segura e sem dar chances, o peso-galo inglês Nathaniel Wood venceu o americano Andre Ewell por finalização, aplicando um mata-leão aos 4m12s do terceiro round. Esta foi a sétima vitória seguida de Wood, e a segunda em duas lutas no UFC. Já Ewell teve uma sequência de cinco vitórias interrompida, e sofreu a quinta derrota em 19 lutas como profissional.

Nathaniel Wood finalizou Andre Ewell no terceiro round do UFC 232 — Foto: Getty Images

A luta começou muito movimentada, com os dois lutadores buscando espaços para golpear. Wood conseguiu um knockdown com menos de dois minutos de luta acertando dois golpes seguidos em Ewell. O americano levantou-se e tentou atacar, mas o inglês resistiu e voltou a pressioná-lo, usando os golpes em velocidade para terminar o round em vantagem.

Os atletas voltaram para o segundo round atacando em velocidade, e Wood conseguiu levar Ewell para o chão, mantendo-o sob seu domínio por baixo, controlando-o mesmo estando na guarda. O americano tentava se livrar e voltar a lutar de pé, mas o inglês desferia golpes nas costelas e, ao mesmo tempo, mantinha uma base sólida que não dava espaço para Ewell se erguer.

Desgastado pela desvantagem nos dois primeiros rounds, Andre Ewell voltou para o terceiro e último round menos agressivo, o que facilitou o trabalho de Nathaniel Wood de encurralá-lo na grade e levá-lo para o chão, ficando na mesma posição em que estava no round anterior. O inglês dominava completamente a luta e golpeava o americano, que apenas se defendia. A um minuto para o fim, Wood dominou as costas de Ewell e encaixou um mata-leão que forçou o rival a desistir do combate.

Uriah Hall vira luta e nocauteia Bevon Lewis no terceiro round

O "Homem-Ambulância" está de volta. Após ter sido derrotado em quatro de suas cinco lutas, o peso-médio jamaicano Uriah Hall conseguiu uma bela vitória por nocaute diante do estreante americano Bevon Lewis a 1m32s do terceiro round, encerrando a sua invencibilidade de seis lutas na carreira.

Uriah Hall acerta o golpe que nocauteou Bevon Lewis no UFC 232 — Foto: Getty Images

A luta começou com Bevon Lewis disparando pisões frontais nas pernas e até uma ponteira no queixo de Uriah Hall, que se defendia e tentava atacar, mas era surpreendido com a agressividade do rival. Após a tempestade inicial de golpes, Lewis diminuiu o ritmo, mas Hall não conseguia se impor no round.

O segundo round foi muito menos movimentado. Os dois lutadores trocavam golpes duros, mas Bevon Lewis se mostrava muito mais cauteloso, e também mais desgastado fisicamente. Uriah Hall aproveitou-se para crescer na luta, e conseguiu conectar mais golpes, fazendo o rival andar para trás. Os chutes rodados do jamaicano passaram a fazer mais efeito, acuando o americano.

No terceiro round, aproveitando a queda física de Bevom Lewis, Uriah Hall aproveitou para se impôr no combate. Após Lewis avançar e tentar conectar um direto de direita, Hall esquivou-se e aplicou um contragolpe também de direita que acertou precisamente o queixo do rival, que já caiu inconsciente, nocauteado.

Curtis Millender domina Siyar Bahadurzada e vence por unanimidade

O peso-meio-médio americano Curtis Millender impôs ao afegão Siyar Bahadurzada a sua primeira derrota em cinco anos ao vencê-lo por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 30-27), interrompendo uma sequência de três vitórias seguidas do rival e chegando à oitava vitória seguida, a terceira em três lutas no UFC.

Curtis Millender (esq.) dominou Siyar Bahadurzada e venceu por unanimidade no UFC 232 — Foto: Getty Images

Os dois lutadores começaram a luta trocando chutes baixos no centro do octógono. Bahadurzada era mantido à distância pela grande envergadura de Millender, e recebeu dois chutes altos, que pegaram parcialmente em sua luva, evitando que ele sentisse totalmente os golpes. Os chutes do americano incomodavam o afegão, que tentava atacar com overhands e com sequência de socos caminhando para a frente. Com uma envergadura muito maior, Millender utilizava os jabs para pontuar.

O segundo round começou com o mesmo ritmo do primeiro, mas aos poucos Millender começou a minar a resistência de Bahadurzada, que já apresentava um ferimento no nariz. O americano castigou o afegão com golpes rápidos, mas Bahadurzada conseguiu a derrubada no fim e terminou o round por cima no chão, mas sem ser contundente.

O terceiro round começou com os dois lutadores sendo mais agressivos na trocação. Millender acertou dois bons golpes que abalaram Bahadurzada. O afegão resistia e negava que estivesse sentindo os golpes. O americano batia seguidamente mas, mesmo apanhando bastante, Bahadurzada comnseguiu derrubar Millender. O americano se levantou apenas para ser derrubado novamente. O afegão mostrava desgaste, mas mantinha o americano sob pressão na grade. Millender afastou-se e voltou a ficar na média distância, e conseguiu uma raspada após ser derrubado mais uma vez. O americano se manteve em posição de vantagem até o fim da luta.

Montel Jackson finaliza Brian Kelleher no primeiro round

Na primeira luta da noite, o peso-galo americano Montel Jackson não teve dificuldades para finalizar com um triângulo de mão o compatriota Brian Kelleher em apenas 1m40s no primeiro round. Esta foi a primeira vitória de Jackson no UFC, e a sétima em oito lutas como profissional. Já Kelleher sofreu a décima derrota em 29 lutas na carreira, e a segunda seguida na organização.

Montel Jackson finaliza Brian Kelleher no primeiro round no UFC 232 — Foto: Getty Images

A luta começou com os dois lutadores se estudando no centro do octógono, mas assim que os dois se encaminharam para a grade, Jackson acertou uma cotovelada de direita na cabeça de Kelleher, que sentiu e caiu. Jackson desferiu uma série de golpes com o rival apenas se defendendo, e depois viu espaço para encaixar um triângulo de mão que forçou Kelleher a desistir do combate.

Confira as outras lutas do evento:

CARD PRINCIPAL
Jon Jones venceu Alexander Gustafsson por nocaute técnico aos 2m02s do R3
Amanda Nunes venceu Cris Cyborg por nocaute aos 51s do R1
Michael Chiesa venceu Carlos Condit por finalização aos 56s do R2
Corey Anderson venceu Ilir Latifi por decisão unânime (triplo 29-28)
Alex Volkanovski venceu Chad Mendes por nocaute técnico aos 4m14s do R2
CARD PRELIMINAR
Walt Harris venceu Andrei Arlovski por decisão dividida (27-30, 29-28 e 29-28)
Megan Anderson venceu Cat Zingano por nocaute técnico a 1m01s do R1
Petr Yan venceu Douglas D'Silva por nocaute técnico aos 5m do R2 (desistência)
Ryan Hall venceu B.J. Penn por finalização a 2m46s do R1
Nathaniel Wood venceu Andre Ewell por finalização aos 4m12s do R3
Uriah Hall venceu Bevon Lewis por nocaute a 1m32s do R3
Curtis Millender venceu Siyar Bahadurzada por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
Montel Jackson venceu Brian Kelleher por finalização a 1m40s do R1

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Britânico de 36 anos usa suas redes sociais para fazer anúncio em vídeo breve. Fury já chegou a anunciar a aposentadoria em 2022, mas voltou a lutar quatro meses depois

Tyson Fury anuncia aposentadoria do boxe: "Adorei cada minuto"

Em papo com Marcos Mion, convidado do programa, lutador lembra de golpe sofrido no UFC que deixou cicatriz física e atrasou sua carreira

Papo Cruzado: Werdum revela o soco mais duro que já recebeu

Ex-campeão do UFC foi escoltado para fora de um voo neste sábado. Nas redes sociais, Khabib lamentou o incidente

Khabib Nurmagomedov é retirado de voo nos EUA; veja o vídeo

Brasileiros venceram seus duelos no UFC deste sábado e levaram prêmios de “Performance da Noite”

UFC: Mackenzie Dern e Cesar Almeida recebem bônus de R$300 mil

Lutador de MMA posta vídeos de partida com amigos em Dublin e mostra "excesso de vontade" no gramado

Conor McGregor bate muito e quase faz gol em "pelada" de futebol

Brasileiras reeditaram duelo de 2019, mas resultado desta vez foi diferente. Cesar Almeida aplica nocaute brutal

UFC: Mackenzie Dern finaliza Amanda Ribas em revanche

Brasileiro aplicou knockdown no primeiro round, mas foi derrotado nos critérios de desempate, em evento realizado nesta sexta-feira

ONE: John Lineker perde em decisão apertada no muay thai

Disputa do cinturão peso-mosca será atração principal da noite do evento no próximo dia 18 em Brasília

Jungle Fight: Evento terá desafio Brasil x Argentina; ingressos grátis são distribuídos

Proprietário do Facebook, Instagram e WhatsApp surpreendeu até o adversário ao fazer combate de luta agarrada há alguns anos

Mark Zuckerberg revela como tentou esconder identidade em torneio de jiu-jítsu

Ex-campeã do UFC deu à luz em Los Angeles, cidade atingida por incêndios florestais: "nossa garotinha chegou ao mundo durante uma tempestade; em meio a uma cidade pegando fogo"

Ronda Rousey anuncia nascimento de segunda filha: "Grata por ela estar sã e salva"