O peso-galo pernambucano Raphael Assunção mostrou mais uma vez neste sábado, no card preliminar do UFC 226, em Las Vegas, porque é um dos lutadores mais temidos de sua divisão. O atleta da radicado em Atlanta, Georgia (EUA) dominou completamente o americano Rob Font, 11º colocado do ranking, e foi apontado vencedor por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27), sua quarta vitória consecutiva e 11ª em 12 lutas como peso-galo. Após o "baile" num dos lutadores mais perigosos da categoria, o brasileiro suplicou a Dana White por uma oportunidade de disputar o cinturão.
- Eu sinto que sou o cara mais consistente na divisão, um dos mais consistentes no mundo e no UFC. Tenho sido quieto, mas chefe, o que mais eu tenho que fazer pelo meu title shot? Tem esses caras xingando, falando besteira, eu não sei se choro ou grito. Não quero parecer estúpido. Não estou nocauteando todo mundo, nem finalizando, mas venço muitas lutas. É muita dedicação e trabalho duro. Que mais tenho que fazer? Já enfrentei todo mundo - disse Raphael Assunção no octógono.
A luta
Assunção tomou o centro do cage no início da luta. O pernambucano teve a iniciativa do combate, alternando chutes baixos por dentro e por fora da perna da frente do adversário. Font respondia com jabs e arriscou alguns chutes altos, bloqueados pelo brasileiro. O round estava equilibrado até Assunção fazer o adversário dobrar os joelhos com um direto de direito certeiro. Font se recuperou rapidamente e passou perto com uma joelhada voadora, mas não chegou a ameaçar o pernambucano.
Assunção mudou a estratégia no início do segundo round e surpreendeu o americano, ao ir direto nas pernas para emplacar uma queda. O brasileiro rapidamente passou a guarda e acertou duros golpes no ground and pound. Font esperneou e tentou girar para repor a guarda, mas Assunção mostrou ótimo controle posicional e manteve o adversário por baixo por metade do round. Font enfim consegiu se levantar com 2m30s restando, e, em desvantagem, tomou a postura de agressor. O americano investiu em jabs e diretos e tentou encurralar o brasileiro contra a grade, todavia Assunção cortou bem os espaços, mostrou boa esquiva e contragolpeou com eficiência.
Font voltou a tomar a postura de agressor no terceiro e último round. Em vantagem na pontuação, Assunção administrava a distância e apostava nos contragolpes com a mão direita. O pernambucano desequilibrou o adversário com um chute baixo, conectou um chute rodado na cabeça e voltou a minar a base com outro chute baixo. Na metade do assalto, Assunção aproveitou a aproximação de Font, mudou de nível e foi nas pernas para impor nova queda. O brasileiro dominou o adversário por cima pelo restante do caminho.
Drakkar Klose vence Lando Vannata em luta de alta voltagem
Drakkar Klose solta a cotovelada contra Lando Vannata na luta junto à grade — Foto: Josh Hedges/Getty Images
Os pesos-leves deram um show no card preliminar do UFC 226 com um combate de alta intensidade e criatividade. Ao final, o americano Drakkar Klose saiu vencedor contra o compatriota Lando Vannata por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). Klose foi para cima desde o início, acertou um cruzado e pressionou o oponente contra a grade. Vannata o surpreedeu e o derrubou, ameaçando pegar suas costas. O resto do round foi de trocação intensa. Vannata apostava em um repertório de chutes e socos rodados, mas Klose mostrou bom timing nos contragolpes e marcou a perna direita do adversário com seus chutes baixos.
Vannata voltou ao segundo round buscando retomar o controle da luta e já ameaçou no início com um chute rodado alto. O ritmo não foi o mesmo do período inicial, mas continuou intenso. Klose se ajustou ao estilo de Vannata no meio do assalto, acertou bons contragolpes ao antecipar seus socos rodados e voltou a desequilibrá-lo com chutes baixos. Com a perna direita marcada pelos chutes do adversário, Vannata trocou de base no terceiro round e foi mais facilmente pressionado contra a grade. Klose, no entanto, não foi muito efetivo na luta agarrada, os dois foram separados pelo árbitro Mark Smith, e Vannata tentou uma última cartada com uma queda. Ele saltou nas costas do oponente, mas não conseguiu dominá-lo e encaixar uma finalização. Melhor para Klose.
Curtis Millender dá show de trocação e vence Max Griffin
Curtis Millender ataca Max Griffin com combinação de golpes de boxe — Foto: Josh Hedges/ Getty Images
O peso-meio-médio americano Curtis Millender obteve sua segunda vitória no UFC e a oitava consecutiva na carreira ao superar o compatriota Max Griffin por decisão unânime (triplo 29-28). Millender já mostrou sua criatividade desde cedo, tentando uma joelhada dupla voadora logo no primeiro minuto. Griffin logo reparou que era mais jogo levar a luta para o solo, e derrubou o adversário na metade do primeiro round. Ele dominou o confronto pelo restante do período com seu ground and pound.
Millender voltou a impor sua trocação no segundo assalto, com bons chutes e cruzados. Desta vez, Griffin teve dificuldades para abafar seu ataque e derrubá-lo, e passou a apostar em golpes na linha de cintura para minar seu gás e em fintas de queda para abrir espaço para os cruzados na cabeça. Millender machucou o adversário nos segundos finais com uma joelhada e o derrubou com um double leg, mas não chegou ao nocaute antes da buzina final. Griffin voltou para o último round ditando o ritmo na trocação. A "blitz" não durou muito tempo, e Millender logo estava comandando as ações com seus chutes e jabs. Griffin, então, voltou a tentar uma queda, mas Millender foi eficiente em defender a entrada do adversário. O último minuto e meio de luta foi de trocação. Millender atordoou Griffin com um cruzado de direita, acertou duros chutes e joelhadas, mas não foi o bastante para nocautear. Foi o suficiente para garantir a vitória.
Confira os resultados completos do evento:
UFC 226
7 de julho de 2018, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Daniel Cormier venceu Stipe Miocic por nocaute aos 4min33s do R1
Derrick Lewis venceu Francis Ngannou na decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
Mike Perry venceu Paul Felder na decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Anthony Pettis venceu Michael Chiesa por finalização aos 52s do R2
Khalil Rountree venceu Gokhan Saki por nocaute a 1m36s do R1
CARD PRELIMINAR
Paulo Borrachinha venceu Uriah Hall por nocaute técnico aos 2m38s do R2
Raphael Assunção venceu Rob Font na decisão unânime (triplo 30-27)
Drakkar Klose vence Lando Vannata na decisão unânime (triplo 30-27)
Curtis Millender venceu Max Griffin na decisão unânime (triplo 29-28)
Dan Hooker venceu Gilbert Durinho por nocaute aos 2m28s do R1
Emily Whitmire venceu Jamie Moyle na decisão unânime (triplo 29-28)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate