Treze homens haviam tentado resolver o "enigma" Alberto Miná sem sucesso, até que o russo Ramazan Emeev o fez neste sábado, na Jeunesse Arena do Rio de Janeiro. Emeev dominou o peso-meio-médio paraibano na segunda luta do UFC Rio 9 (UFC 224), e o venceu por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27), encerrando assim sua invencibilidade no MMA. Foi a primeira vitória dos estrangeiros no evento deste sábado, logo na segunda luta.
Emeev não se intimidou de lutar na casa do adversário e tomou a iniciativa do combate. Ele atingiu o brasileiro com um bom cruzado de direita logo no primeiro minuto. O golpe deu uma acordada em Miná, que passou a buscar mais o combate e tentar a queda. Contudo, o russo continuava mostrando melhor timing no boxe e encaixou bons jabs e diretos. Emeev ainda emplacou duas quedas para abrir boa vantagem no primeiro round. Miná, porém, surpreendeu no final do período, com um bom chute baixo e um ataque na perna do russo. Ele ameaçou encaixar uma chave de calcanhar, mas Emeev defendeu por pouco.
Alberto Miná buscou surpreender com as chaves de perna, mas Emeev defendeu bem a posição — Foto: André Durão
Miná iniciou o segundo período alternando chutes baixos e altos. Os golpes, porém, vinham lentos, e Emeev conseguiu encurtar a distância e passar às costas do brasileiro. Miná defendeu a queda, estourou a pegada e tentou joelhadas na cabeça, sem sucesso. Logo eles estavam de volta à trocação à distância. Miná catou a perna esquerda de Emeev, que saltitou para não cair. O brasileiro tentou surpreender com uma cotovelada rodada, mas o russo antecipou o movimento, agarrou o adversário e o levou ao solo. Miná insistia em buscar uma chave de perna, no entanto Emeev defendia bem suas entradas e não cedia a vantagem por cima, sempre golpeando a cabeça.
Com o olho direito praticamente fechado, Miná resistia bravamente, e começou o último round andando para a frente. Emeev seguia confortável na luta em pé, mais rápido que o adversário na trocação e com uma vantagem clara na pontuação. O russo acertou um soco rodado sem muita pressão em seu melhor momento na luta. Miná respondeu com um bom chute baixo, e a torcida na arena tentou apoiá-lo para buscar a virada. O paraibano arriscou joelhadas voadoras e até um golpe de capoeira para surpreender, mas não conseguiu encaixar uma pancada decisiva.
Ramazan Emeev foi certeiro com seus jabs e cruzados contra Miná, que ficou com o olho direito fechado — Foto: André Durão
Confira todos os resultados do UFC Rio 9:
CARD PRINCIPAL
Amanda Nunes venceu Raquel Pennington por nocaute técnico aos 2m36 do R5
Kelvin Gastelum venceu Ronaldo Jacaré por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Mackenzie Dern venceu Amanda Cooper por finalização aos 2m27 do R1
John Lineker venceu Brian Kelleher por nocaute aos 3m43 do R3
Lyoto Machida venceu Vitor Belfort por nocaute a 1m00 do R2
CARD PRELIMINAR
Cézar Mutante venceu Karl Roberson por finalização aos 4m45 do R1
Alexey Oleynik venceu Júnior Albini por finalização a 1m45 do R1
Davi Ramos venceu Nick Hein por finalização aos 4m15 do R1
Elizeu Capoeira venceu Sean Strickland por nocaute técnico aos 3m12 do R1
Warlley Alves venceu Sultan Aliev por nocaute técnico aos 5m do R2
Jack Hermansson venceu Thales Leites por nocaute técnico aos 2m10 do R3
Ramazan Emeev venceu Alberto Miná por decisão unânime (triplo 30-27)
Markus Maluko venceu James Bochnovic por finalização aos 4m28 do R1
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar! — Foto: Combate