TIMES

Por Combate.com — Charlotte, EUA


Ronaldo Jacare aplica chute que leva Derek Brunson à lona no UFC Charlotte — Foto: Getty Images

Se demorou dez lutas para que o Brasil pudesse ter a primeira vitória de 2018, ela ao menos veio em grande estilo. Neste sábado, na luta principal do UFC Charlotte, Ronaldo Jacaré voltou a nocautear Derek Brunson - já tinha feito em 2012, pelo Strikeforce -, desta vez com um chute alto que levou o rival à lona em combate que durou 3m50. Após o nocaute técnico, Jacaré se sentou no cage e chorou. Visivelmente emocionado, na cabeça possivelmente passou as imagens do período que passou se recuperando das cirurgias no ano passado, no peito e de apêndice.

- Me sinto ótimo. Passei por duas cirurgias, oito meses atrás estava no hospital, minha esposa ia ao hospital todo dia me dar banho. Hoje é meu aniversário de casamento, Larissa, eu te amo! Treinei com caras muito bons na nova academia, somos uma família agora - disse Jacaré, citando as cirurgias e agradecendo aos novos treinadores depois de trocar a X-Gym no Rio de Janeiro pela Flórida, nos Estados Unidos.

Número 3 do ranking peso-médio (até 84kg), Ronaldo Jacaré vinha de derrota para o hoje campeão linear Robert Whittaker. A divisão terá no dia 10 de fevereiro um campeão interino, na luta entre Yoel Romero e Luke Rockhold em Perth, na Austrália. Agora, o brasileiro sonha estar perto da luta pelo cinturão, oportunidade que ainda não teve na organização. O cartel de Ronaldo Jacaré tem agora 25 vitórias e cinco derrotas.

A luta

Ronaldo Jacaré se emociona com vitória após cirurgias no peito — Foto: Getty Images

No início do combate, Derek Brunson tentou atacar Jacaré com sequência de jab e direto, mas o brasileiro se defendeu bem e chamou o americano para a luta. Jacaré permaneceu de início trabalhando os chutes, mantendo a distância do adversário.

A luta, que se mostrava tensa, quase foi para o chão num ataque de double leg de Jacaré, que o americano se defendeu. Na sequência, ele tropeçou, mas evitou a queda. Jacaré, então, disparou o golpe fatal. Um chutaço de direita na cabeça derrubou Brunson, e Jacaré caminhou tranquilo para soltar os golpes na cabeça do americano até Dan Miragliotta encerrar o combate. Enfim, o Brasil saía do zero em 2018.

Andre Fili bate Bermudez e encerra gangorra no UFC

Andre Fili venceu Dennis Bermudez em decisão devidida dos juízes no UFC Charlotte — Foto: Getty Images

Acabou a montanha russa na jornada de Andre Fili no Ultimate. Desde que entrou na organização em 2013, o americano nunca tinha conseguido vencer duas vezes seguidas, sempre alternando vitórias e derrotas. Até este sábado. No UFC Charlotte, o peso-pena (até 65kg) Fili venceu Dennis Bermudez na decisão dividida (29-28, 27-30, 29-28) e emendou a segunda vitória seguida, depois de bater Artem Lobov anteriormente.

A trocação entre Fili e Bermudez já foi intensa desde o início da luta, e Bermudez tentou uma queda frustrada pelo rival. Fili conseguiu conectar bons jabs e derrubou o adversário, que bateu no solo e levantou. No fim, mais uma queda para Fili. Nos cinco minutos seguintes, Bermudez joga duros cruzados, e Fili consegue nova queda. Já de pé, Bermudez conseguiu boas joelhadas no clinche e terminou o round com um cruzado de direta. No round final, Bermudez perseguiu Fili no octógono, mas por pouco não acabou nocauteado por uma canelada alta do rival.

Gregor Gillespie "dá aula" e mantém invencibilidade

Gregor Gillespie castigou Jordan Rinaldi na montada ainda no primeiro round — Foto: Getty Images

Com um wrestling do mais alto nível, Gregor Gillespie promoveu um verdadeiro passeio diante de Jordan Rinaldi na noite deste sábado no UFC Charlotte, no peso-leve (até 70kg). A vitória veio por nocaute técnico aos 4m46 do primeiro round, o que deixou o americano com um cartel invicto com 11 vitórias, a quarta na organização.

A luta começou em ritmo alucinante dos dois lados, mas com Gillespie andando para frente desde o início. Com um uppercut, pressionou o adversário contra a grade. Rinaldi tentou uma joelhada, mas viu o rival agarrar a perna e derrubá-lo. Gillespie ficou por cima na meia-guarda e passou à posição de 100kg. Pressionando, logo passou à montada e estabilizou a posição. Rinaldi tentou girar e cedeu as costas, e acabou espalhado no chão e de costas recebendo ganchos curtos até o árbitro interromper o duelo.

Em luta intensa, Drew Dober vence Frank Camacho

Drew Dober venceu a seguinte seguida ao bater Frankie Camacho no UFC Charlotte — Foto: Getty Images

A luta que abriu o card principal do UFC Charlotte foi digna de estar entre as principais da noite deste sábado. Num duelo com trocação do início ao fim no peso-meio-médio (até 77kg), Drew Dober levou a melhor diante de Frankie Camacho na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27). Dober tem quatro vitórias nas últimas cinco lutas e agora é dono de um cartel com 19 vitórias e oito derrotas.

No primeiro round, Camacho era mais efetivo nos golpes, enquanto conseguiu duas quedas e um direto de direita no último segundo que balançou Dober. Nos cinco minutos seguintes, Camacho cansou e deu espaço para Dober distribuir uma saraivada de golpes que o atingiam, mas mostrando que tem o queixo duro. No terceiro round, já com mais fôlego, Camacho voltou a fazer trocação intensa com Dober até o último segundo.

Confira os resultados do UFC Charlotte:

Assine o Combate e assista ao vivo e com exclusividade a todos os eventos do UFC — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria