TIMES

Por Combate.com — Atlanta, EUA

Getty Images

Após sofrer com os cortes de peso no peso-palha, a mineira Poliana Botelho decidiu subir para o peso-mosca, e fez sua estreia neste sábado na nova categoria contra a americana Lauren Mueller. Com uma atuação dominante nos dois primeiros rounds, a a brasileira não teve dificuldades para vencer a luta por decisão unânime dos juízes (triplo 29-28). O resultado marcou a oitava vitória de Poliana em dez lutas na carreira.

A brasileira começou a luta tomando a iniciativa do combate, enquanto a americana jogava no contra-ataque. Após uma rápida troca de golpes, Poliana Botelho aparentou que aplicaria uma cotovelada de baixo para cima, mas acertou um chute na linha de cintura de Lauren Mueller, que sentiu imediatamente. Botelho aproveitou-se para aplicar mais alguns golpes e levou a luta para o chão, caindo por cima. A americana resistiu às cotoveladas da brasileira e conseguiu levantar-se, mas a brasileira manteve o domínio do combate na grade, golpeando com joelhadas nas pernas e pisões nos pés até o intervalo.

Poliana Botelho acerta um chute na linha de cintura de Lauren Mueller no UFC 236 — Foto: Getty Images

Poliana Botelho voltou para o segundo round novamente buscando os chutes na linha de cintura, mas Lauren Mueller contra-atacou com cruzados junto à grade. A brasileira mais uma vez colocou a americana com as costas na grade e, após as duas trocarem cotoveladas duras, Botelho derrubou a rival, ficando por cima, na guarda da americana. Mueller levantou-se, e as duas se revezaram com as costas na grade até serem separadas pelo árbitro, e trocaram golpes até o intervalo.

Lauren Mueller e Poliana Botelho fizeram uma luta equilibrada no UFC 236 — Foto: Getty Images

No terceiro e último round, Poliana Botelho começou acertando chutes baixos em Lauren Mueller, e levou a luta novamente para a grade. As duas revezavam as costas na grade com a luta travada, com joelhadas sendo desferidas de parte a parte. Após serem separadas pelo árbitro, a brasileira acertou dois bons golpes, mas a americana revidou e conseguiu conectar também dois bons cruzados. Cansada, Botelho perdeu o equilíbrio após receber um chute na perna, e Mueller aproveitou para ficar por cima no chão, golpeando até o fim da luta, mas sem contundência.

Belal Muhammad vence Curtis Millender com autoridade

Apesar do menor porte físico, o peso-meio-médio palestino Belal Muhammad conseguiu uma boa vitória sobre o americano Curtis Millender por decisão unânime dos juízes (29-27, 29-27 e 30-26), igualando o rival na trocação e sendo muito superior na luta de chão.

Belal Muhammad (esq.) venceu Curtis Millender por unanimidade no UFC 236 — Foto: Getty Images

Curtis Millender começou a luta em um ritmo mais acelerado que Belal Muhammad, que cadenciava a disputa, acertando bons jabs no rival. O americano, por sua vez, tentava golpes de efeito sem muito sucesso. Mais técnico na luta agarrada, o palestino controlava a luta na grade e aplicava golpes sem contundência, mas que o ajudavam a pontuar. Na segundo round, utilizando sua maior envergadura, Millender passou a conectar mais golpes em Muhammad, que tinha dificuldade para chegar ao raio de ação do americano na trocação, e buscou a derrubada na metade do round, levando o rival para o chão e se mantendo por cima até o intervalo. O palestino começou muito bem o terceiro round, castigando Millender na trocação no começo e levando a luta para o chão logo em seguida. Mostrando mais categoria na luta agarrada, Muhammad não dava chances de recuperação ao americano, mantendo-o sob controle no solo até o fim.

Montel Jackson vence Andre Soukhamthath por unanimidade

Maior favorito nas casas de apostas no UFC 236, o peso-galo Montel Jackson, se não correspondeu às expectativas de uma vitória impactante, não teve problemas para dominar Andre Soukhamthath durante os três rounds, vencendo a luta por decisão unânime dos juízes (30-26, 30-27 e 29-27).

Montel Jackson golpeia Andre Soukhamthath na vitória tranquila no UFC 236 — Foto: Getty Images

A luta teve um começo morno, com os dois lutadores trocando chutes baixos até a marca de 3m30s de disputa, quando Soukhamthath tomou a iniciativa de ataque com um direto de direita na cabeça de Jackson, que revidou imediatamente com um direto e uma joelhada, seguindo de duas derrubadas, garantindo a superioridade no primeiro round. O segundo round foi novamente dominado por Jackson, que manteve o controle sobre Soukhamthath tanto na trocação quanto no chão. No terceiro round, após uma paralisação da luta por chute na região genital de Jackson em Soukhamthath, a luta voltou com Soukhamthath derrubando o rival, mas sofrendo a raspada imediatamente. Por cima no chão, na montada, Jackson castigou Soukhamthath por cerca de três minutos, mas não conseguiu finalizar a luta.

Brandon Davis finaliza Randy Costa em luta quente

Na luta que que abriu o evento, o peso-galo Brandon Davis teve problemas no primeiro round, mas recuperou-se e finalizou o estreante Randy Costa com um mata-leão a 1m12s do segundo round, recuperando-se das duas derrotas seguidas que havia sofrido para Enrique Barzola e Zabit Magomedsharipov, ambas no peso-pena.

Brandon Davis finalizou Randy Costa no segundo round no UFC 236 — Foto: Getty Images

Lutando em casa, Randy Costa começou com tudo, pressionando Brandon Davis com golpes duros já no início do primeiro round. Davis equilibrou a luta na metade do round, mas Costa não se intimidou, e manteve o ritmo de ataque, mostrando muita precisão nos golpes. Na volta para o segundo round, Costa mais uma vez foi para a luta com muita pressão, acertando bons golpes e balançando Davis, que, mais experiente, resistiu à tentativa de derrubada e, na primeira chance que teve, encaixou um mata-leão e finalizou a luta.

Confira todas as lutas do evento:

Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar — Foto: Combate

Mais do Sportv

Campeão meio-pesado do UFC aproveita feriado para praticar jiu-jitsu em família

Alex Poatan faz treino com os filhos na véspera de Natal

Ex-campeão do UFC participa da próxima luta em abril e minimiza chances de parar: "Quem disse que eu estava aposentado? Abril, estou de volta"

Fabricio Werdum anuncia retorno às competições em 2025

Lutador usa as redes sociais para reclamar de tratamento na organização, que no ano passado comprou o Bellator: "Mais de um ano da minha vida e carreira que nunca mais terei de volta"

Patricio Pitbull reclama que PFL não o libera e quer que lute em abril: "Refém"

Temporada regular da companhia foi marcada por domínio russo, ao tempo que o Brasil teve seu primeiro ano sem cinturões. Primeiro ano após compra do Bellator também foi com polêmicas

Retorno de Ngannou, falta de lutas no Bellator e Cris Cyborg histórica fazem a PFL em 2024 - Programa: Combate

Organização faz lista com dois duelos nacionais, um vencido por Cris Cyborg e outro por Bruno Robusto. Confira a lista que ainda tem vitórias de Impa Kasanganay, Paul Hughes e Lewis McGrillen

PFL elege top 5 de melhores lutas de 2024 e conta com quatro brasileiros - Programa: Combate no GE

Mateus Mendonça ficará afastado das competições por dois meses e promove rifa para custear aluguel

Brasileiro ex-UFC sofre lesão no pênis em treino e faz cirurgia de emergência

Em episódio que debate a relação da cozinha com o jiu-jítsu, chef fala sobre dieta, pressão e revela que a organização é o segredo do sucesso

Papo Cruzado: Thiago Castanho fala da dificuldade com restrições alimentares de Charles do Bronx   - Programa: Cortes podcasts ge

Líder da equipe paulista é o convidado da edição de Natal do podcast Mundo da Luta, e relembra quando Elon Musk usou óculos que são marca do time: "Que loucura, cara!"

Pablo Sucupira revela objetivo da Fighting Nerds em 2025: "Vamos atrás dos cinturões"

Britânico condena uso da inteligência artificial para pontuar sua luta com Oleksandr Usyk. Placar dos juízes laterais foi 116 a 112, enquanto IA pontou 118h a 112 para o ucraniano em resultado experimental

Tyson Fury sobe experiência com IA em luta de boxe: "F***-se todos os computadores"

Ian Heinisch, que não luta desde julho de 2021, relembra episódio em que esqueceu onde estava enquanto dirigia: "Minha única prioridade agora é me sentir normal novamente"

Ex-lutador do UFC detalha como lesões cerebrais forçaram aposentadoria